se incomoda assim tanto o trepar pelas pernas acima, sim, deve-se castigar. mas não é necessário recorrer a algo tão drástico como a água! além disso, se mais tarde quisesse dar-lhes banho, talvez tivesse problemas sérios, por causa dessa técnica!
há tantas maneiras à escolha... pegar nele e colocá-lo no chão, com alguma brusquidão (sem magoar), sacudí-lo pelo cachaço, resmungar-lhe um "NÃO!" muito forte, fechá-lo numa divisão da casa, até mesmo dar-lhe uma sapatada - tipo estalada só com os dedos - rápida nas orelhas (não precisa de ser muito forte dado que as orelhas são muito sensíveis) até que desça... de preferência deve-se variar os castigos, para não criar habituação (alguns habituam-se à sapatada nas orelhas, outros não se chateiam com os gritos, por exemplo).
além disso, convém recompensar muito sempre que ele fizer algo correcto - sempre que saltar delicadamente para o colo, elogiar, se se limitar a roçar nas pernas, fazer uma festinha...
se mostrar a mínima intenção de fazer algo que não pode, castigar de imediato! se, por exemplo, começa a arranhar as calças ao preparar-se para trepar, dar uma sapatada na sorelhas de imediato, para que nem chegue a pensar fazer isso!
e dar-lhe muito tempo... tive um gato que até aos 6 meses adorava andar no ombro das pessoas, depois enjoou e nunca mais quis, nem que fosse obrigado!
boa sorte!
