Nos diferentes foruns , apercebi-me de muitas associações , canis, grupos de pessoas que “ofereciam” animais para adopção. Apercebi-me tb de muita dedicação de alguns nicks e grupos e... tb que uns
1-fazem perguntas aos potenciais adoptantes
2- entregam os animais vacinados, esterilizados e desparasitados (com maiores ou menores custos)
3- .parecem ter instalações próprias e preocupações de “qualidade” mínima de cuidados
4- a maioria das vezes contam um pouco da história do animal, ou pelo menos do seu temperamento
enquanto outros , quando se telefona:
1-não fazem perguntas nenhumas
2-não se conhecem uns aos outros dentro da mesma “associação”
3- Quem coloca o anúncio é amigo da “amiga”, da “conhecida” , da pessoa que neste momento tem o cão...
4- Têm cerca de 70 (?) animais por pessoa (?) e vão esterilizando (pelo que dizem ) quando podem
5-Não sabem dizer nada sobre o temperamento do cão nem sobre o seu actual estado de saúde..
Erradamente ou não, isto sugeriu-me que devo ter tanto cuidado ao adoptar, como tive quando comprei o meu cachorrinho...ou arrisco-me a que me “atirem para os braços” , um cão doente , não vacinado, não desparasitado, não esterilizado e que ..pode ter sido abandonado precisamente pq os donos detectaram alguma doença e não quiseram arcar com a despesa...
Conclusão: que perguntas e questões devo colocar , quando quero adoptar (FAD) um cão? Principalmente quando tenho em casa um e quero evitar contágios?
1-Posso exigir vacinas?
2-Posso/devo pedir um atestado do veterinário em que o animal, no presente, não padece de doenças infecto contagiosas , etc, etc?
3-Posso pedir que guardem o animal até que (1) e (2) sejam feitos..ou vou ser catalogada de falta de humanidade, etc?
4-?
Tenho observado por aqui algumas pessoas que se oferecem para FAT e têm outros animais e crianças , em casa..eu própria ,num impulso , já o fiz...
5- Que deve exigir uma FAT, em termos de saúde do animal ou que condiçoes básicas deve ter..p ex. (possibilidade de isolar os animais uns dos outros?)
6- Devo querer ir ver donde vem o cão , ou aceito uma boleia de quem o vai trazer? Arrisco-me a que venha de uma daquelas “associações” , que mais parecem “depósitos de cães” e aceito assim mesmo?
Enfim, depois de muita coisa que li aqui e noutros foruns..e de todos os impulsos que já tive , concluo que se podem fazer muitos erros (mesmo por amor) e fazer perigar a vida dos animais que já temos em casa ..ou até entrar naquele circulo vicioso..”onde cabem 3 ou 4 cabe mais um.. mesmo que isso prejudique os cuidados básicos (vacinas, esterilizações) dos outros )...
Tópicos para quem compra cão existem...conselhos tb...será que alguém pode escrever um topico , para quem quer ADOPTAR um cão?
Esclarecimentos precisam-se

Obrigada