Clarificar dragão barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

LenaLeal
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

segunda nov 12, 2007 10:31 am

olá, tenho algumas duvidas que gostaria de clarificar com quem é mais entendido.
estou a preparar atempadamente o meu terrário para um dragão barbudo, mas quero ter todas as condições, por isso vim perguntar-vos. Necessito de:
1.º uma lampada uvb, pelo que me disseram com 8/10% de 20 W (o terrário tem 80 cm)
2.º uma lampada de aquecimento de quanto, ou será melhor um tapete?
3.º um tronco e substrato
Falta alguma coisa????

Mais duvidas:
1.º sei que o melhor substrato é o papel de cozinha, será que placas de cortiça é muito desaconselhado, é mais estético (apesar de não ser o mais importante) e o db não o vai ingerir
2.º a alimentação é à base de grilos, tendo em conta que tenho de ter grilos para algum tempo pois nesta zona não é mt facil arranjar, teria de alimentar tb os grilos? com k?
3.º qt tempo a luz de uvb deverá estar ligada?
4.º tenho uma pedra de aquecimento, poderei usá-la ou não é aconselhável?

Desculpem estar a perguntar isto, mas tenho procurado sesclarecer estas duvidas e nuns lados vejo uma coisa, depois numas lojas dizem outras e eu gostava de ter a certeza.

Obrigado desde já pela paciência
kirk
Membro
Registado: terça mar 13, 2007 1:10 am

segunda nov 12, 2007 12:14 pm

LenaLeal Escreveu: Mais duvidas:

2.º a alimentação é à base de grilos, tendo em conta que tenho de ter grilos para algum tempo pois nesta zona não é mt facil arranjar, teria de alimentar tb os grilos? com k?
3.º qt tempo a luz de uvb deverá estar ligada?
4.º tenho uma pedra de aquecimento, poderei usá-la ou não é aconselhável?

Desculpem estar a perguntar isto, mas tenho procurado sesclarecer estas duvidas e nuns lados vejo uma coisa, depois numas lojas dizem outras e eu gostava de ter a certeza.

Obrigado desde já pela paciência
Boas tardes!
Tal como falámos eu não sou nenhum expert, muito pelo contrário, mas a meu ver e pelo que tenho lido luz deve ser o ciclo natural de luz (algo como 10h de luz aproximadamente), a pedra penso que pode ser usada durante a noite visto simular de certa forma as pedras do habitat desse bichinho.

Alimentação grilos... eles podem comer muitas outras coisas pelo que sei são ominivoros, também há ração p/ eles entre muitas verduras que pode dar a el. :roll:

Cumprimentos

Boa sorte com a aquisição, um dia também terei um :wink:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda nov 12, 2007 12:32 pm

Cuidado com as pedras de aquecimento.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

segunda nov 12, 2007 1:38 pm

kitten Escreveu:Cuidado com as pedras de aquecimento.
Não é cuidado, é mesmo desnecessario...

1º Lampada UVB sem duvida uma 10.0 ou uma 8.0, recomendo sempre 10.0, quanto aos Watts é mt relativo, eu por exemplo uso lampadas compactas 10.0 no Spot.

2º O sensor dos DB's se está quente demais ou nao é no topo da cabeça logo... o aconselhável é lampada de aquecimento (75watts ou 100watts) dependendo do terrário se é de madeira ou vidro, o tapete é uma boa alternativa para o aquecimento nocturno ou entao usas uma lampada de ceramica que dá para os dois.

3º Tronco qq um que ele consiga subir e nao tomba, eu costumo usar como plataforma de spot pedra xisto, raramente uso troncos, quanto a substrato sem duvida... Papel de cozinha, até para adultos recomendo.

(Mais duvidas)

1º Cortiça apesar de ficar esteticamente mais bonito... para limpar é mt dificil, eu aconselho duas coisas, papel de cozinha, ou entao o chao coberto com pedras (por exemplo pedras xisto, onde facilmente fazes esconderijos, nao te esqueças que eles provêm de uma zona semi-desertica e onde há muita pedra.

2º A alimentaçao a base de grilos é a melhor sem duvida, mas podes variar com baratas, tenebrios e grilos, dando com suplmentos, a alimentaçao dos grilos é facil (o das baratas é igual), verduras, fruta (n dês alface), a agua usas algodao encharcado dentro de uma tampa de uma garrafa.

3º Na altura do inverno reduz para 10h de luz diária, quando começa a primavera começa a alterar para 12h.

4º Pedra de aquecimento já respondi acima, a lagartos nao recomendo de todo qualquer aquecimento vindo debaixo.
Última edição por TMSurfer em segunda nov 12, 2007 1:43 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

segunda nov 12, 2007 1:40 pm

Que dimensoes vai ter o terrário? o DB que vais ter e jovem?

Quanto a lampada uvb, a 8.0 ou 10.0 sao as que deves usar, de preferencia a 10.0! Se assim for terá de ser uma compacta! A lampada de aquecimento eu aconselho uma de cerâmica de 100watts deve chegar! Esquece a pedra de aquecimento, pode provocar serias qeimaduras no animal!

Quanto ao substracto, placas de cortiça esdtá perfeito;)

O que dou aos grilos para comer, são verduras (menos alface), cenoura e comida de peixe!
A luz uvb deverá ficar ligada 12h!

Dsc a resposta assim meia a pressa mas acho que respondi a tudo!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
LenaLeal
Membro
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

segunda nov 12, 2007 2:09 pm

Muito muito obrigado a todos.

Ainda não sei a idade do dragão, pois ainda não o comprei, ando à procura, mas estou já a preparar o terrário, que como referi tem 80 com.

resumindo:
lampada compacta de 10.00 ligada 10/12 horas por dia
lampada de cerâmica 100 w
tapete de aquecimento
grilos para base de alimentação
parece estar tudo.

gosto de clarificar tudo porque comprei uma iguana à tempos e segundo o dono da loja deveria adquirir serpentina para a aquecer e tb uma pedra e a luz deveria ser só a propria do terrário, escusado será dizer que ela apesar de ter crescido, acabou por morrer e desde essa altura, pergunto a várias pessoas porque quando compro um animal é para lhe dar o melhor e não para gastar dinheiro e acabar por matá-lo.

já agora devo dar vitaminas? quais?
mais uma vez obrigado
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

segunda nov 12, 2007 2:25 pm

Penso q ainda não foi referido e, se calhar, está subentendido, mas nunca é demais relembrar que a fonte de aquecimento (seja ela qual for) tem que estar ligada a um termostato.

Por outro lado acho bom esclarecer bem essa parte do aquecimento, pq penso que para além do aquecimento base o DB's precisam de um bom basking spot (não tenho experiência com DB's mas penso que é assim)

Cumprimentos
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
LenaLeal
Membro

segunda nov 12, 2007 2:40 pm

desculpa a ignorância, mas o k é basking spot?
é uma lampada que faz propriamente o k?
ãssim serão necessárias 3 lampadas?
UVB, cerâmica e basking spot?
TMSurfer
Membro Veterano

segunda nov 12, 2007 5:05 pm

o Basking Spot é onde a lampada aponta, normalmente a lampada ed ceramica para onde esta virada é onde aquece mais, mas tb aquece o resto, e nao e algo necessario mesmo.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

segunda nov 12, 2007 6:43 pm

parece-me fontes de calor a mais para um terrario de 80cm:
tapete termico+lamp 100w+spot ?
se for de madeira o calor fica retido sem dificuldade durante a noite garantindo um minimo de 20º sendo uma lampada de ceramica de 60w(colocada numa das margens-zona quente) o suficiente para aquecer todo o terrario bem como fazer de spot .
é so a minha opiniao .
boa sorte com tudo
TMSurfer
Membro Veterano

segunda nov 12, 2007 8:24 pm

shanebeschen, 60watts duvido que aqueça o suficiente para o DB :p num terrario de 80, eu ja fiz essa experiencia e... na resultou :p so a partir dos 75watts :)
ozcZ
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2007 12:39 pm

segunda nov 12, 2007 10:09 pm

TAmbem acho TM. 75 watts chegam ;)
LenaLeal
Membro

terça nov 13, 2007 11:53 am

o terrário é de vidro e não de madeira
LenaLeal
Membro

terça nov 13, 2007 11:56 am

assim acham que para aquecimento basta uma lampada de 75 w chega, não è necessário o tapete???
TMSurfer
Membro Veterano

terça nov 13, 2007 12:12 pm

Se é de vidro recomendo entao uma lampada de 100watts, e sim nao é preciso de tapete a nao ser que usasses uma lampada que emitisse luz, ai terias de a desligar de noite e ligar o tapete para manter temperaturas nocturnas.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”