comida de cachorro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloPaiva
Registado: domingo dez 09, 2007 12:34 pm

domingo dez 09, 2007 12:49 pm

Bom dia

Antes de mais, e visto ser um utilizador recente do fórum, penso que criei o tópico no fórum correcto. Se não, agradecia que me avisassem ( digo isto porque já não é a primeira vez que vejo no site eternas discussões sobre onde postar, ou mesmo até se devia postar. Penso que isso não acrescenta nada ao propósito de um fórum. )

Posto esta pequena adenda (hehe), um passarinho do mundo editorial (vulgo veterinário) disse-me que aconselhava que nos primeiros 6 meses do cachorro a alimentação fosse mista. Segundo ele, metade do estipulado como ração diária seca e a outra metade com arroz, ou massa, vegetais e mesmo carne cozida, daria melhores resultados no crescimento do animal.

Já tive vários cães, raças de porte grande e pequeno, e neste momento inclino-me para a compra de um boxer. Nunca experimentei este tipo de dieta precoce e gostariam de saber o que pensam os outros utilizadores. Donos de cães, ou não :)

Cumprimentos a todos e saudações natalícias!
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

domingo dez 09, 2007 1:35 pm

Aí está uma situação que não é carne nem peixe. Gostava de saber como se pode afiançar que essa alimentação é equilibrada. Ou uma coisa ou outra. Não percebo como é que um médico-veterinário tem teorias dessas sem nada de cientifico.
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

domingo dez 09, 2007 2:20 pm

Confesso que também fiquei um pouco surpresa com os "ensinamentos" do veterinário, uma vez que estes são os primeiros a indicar a ração seca como a mais aconselhada e apropriada para a alimentação de um animal, visto se pensada exactamente para as suas necessidades e crescimento saudável...

Não posso nem vou opinar sobre a opinião de quem é entendido na matéria, mas estranhei esta forma de alimentação... :o
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

domingo dez 09, 2007 7:09 pm

Boas e bemvindo,

Eu como estou para me iniciar em rawfeeding para mim nem uma coisa nem outra.

Mas colocando isso de parte, também eu penso qua a ideia do teu veterinário não está muito bem pensada!! Nunca ouvi falar em tal coisa!

Julgo que deverias pedir uma " 2ª opinião"!!!

Se quiseres saber mais alguma coisa sobre raw feeding, vai ao fórum dos dobermann!!
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
PauloPaiva

terça dez 11, 2007 11:55 am

Penso que a justificação se prende em variar as fontes de proteína. Por exemplo, se tenho uma ração cuja proteína se retira maioritariamente do frango, ao juntar outro tipo de carne estou a variar esta mesma, bem como se juntar uma sopa que tenha bastante hortaliça, a proteína seria vegetal. No caso do arroz e da massa, seria claramente uma fonte adicional de hidratos de carbono. Os hidratos de carbono a título pessoal, penso que fariam sentido mas numa raça com uma forte actividade física, como o boxer ou mesmo no dobermann. Cumprimentos.
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

quarta dez 12, 2007 1:57 am

Ora bem, não queria opiniões queria colocar a pergunta e depois o que considera ser a resposta.
Nsse casos...esteja à vontade que quando um burro fala o outro baixa as orelhas, fale á vontade que eu baixo as minhas. 8)
PauloPaiva

quarta dez 12, 2007 10:54 am

Lá estão vocês... São users como este que fazem com que as pessoas participem menos. Chama-se lei da compensação... O que me falta num lado, venho para a internet alvitrar. lolol Casadnaval ou lá como é o seu nome, de futuro crie o seu próprio fórum de Equus asinus e faça um favor a esta comunidade, fique por lá.

Quanto ao resto dos users que querem aprender tanto como eu e que lêem bem as coisas, a parte dos hidratos de carbono tendo a concordar. Raças dotadas de uma grande componente física, tendem a gastar energia (logo a necessitar também) de uma maneira diferente. Isto é a minha opinião. Quanto à dieta mista em cachorro que se discutia acima, já é algo que desconheço na prática e gostaria de ouvir várias opiniões. Cumprimentos
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta dez 12, 2007 11:09 am

E quem é que lhe disse que a melhor fonte de energia para um cão são os hidratos de carbono?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta dez 12, 2007 11:56 am

PauloPaiva Escreveu:um passarinho do mundo editorial (vulgo veterinário)
:?: :?: :?:
PauloPaiva Escreveu:No caso do arroz e da massa, seria claramente uma fonte adicional de hidratos de carbono. Os hidratos de carbono a título pessoal, penso que fariam sentido mas numa raça com uma forte actividade física, como o boxer ou mesmo no dobermann
SeaLords Escreveu:E quem é que lhe disse que a melhor fonte de energia para um cão são os hidratos de carbono?
Deve ter sido a revista do ginásio! Só pode! 8)

(será da minha vista, ou isto é mais uma tanga?)
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta dez 12, 2007 12:16 pm

Um veterinário, bom/mau/assim/assim, deu esta opinião!
O PauloPaiva, não muito convencido com a opinião dele, pediu as vossas opiniões aqui no fórum...
A opinião deste veterinário, mesmo que não concordemos com ela, é a opinião de um veterinário, que queimou as pestanas a tirar a sua Licenciatura e portanto merece algum crédito.
Daí, por vir de um veterinário, o PauloPaiva, céptico, perguntou a nossa opinião, para depois fazer a sua oção.
Acho que isto é bastante simples...

Os meus 2 cães só comem ração! e foi a conselho do veterinário.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta dez 12, 2007 12:54 pm

SiameseMaria Escreveu:A opinião deste veterinário, mesmo que não concordemos com ela, é a opinião de um veterinário, que queimou as pestanas a tirar a sua Licenciatura e portanto merece algum crédito.
SiameseMaria, desde quando um veterinário é um "passarinho do mundo editorial" ?? 8)

Lamento muito, mas não consigo levar este tópico a sério. :)
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quarta dez 12, 2007 1:02 pm

Muito se ouve e muito se lê sobre a alimentação canina. Acho pessoalmente que a ração seca foi "inventada" por um motivo de comodidade do dono, rações essas (umas mais outras menos) são estudadas a pensar nas necessidades nutritivas dos cães. Noto que os cães que comem ração tendem a ter menos tártaro que um cão que come arroz com frango, pode ser impressão minha, a alimentação canina não é o meu forte, admito.

Eu por vezes dou um mimo aos meus cães, porque estou com tempo e faço-lhes arroz ou massa com frango ou carne de vaca, misturo ou não alguns legumes e muitas vezes coloco um ovo (cozido) misturado na ração. Mas isto são mimos que lhes dou, mais nada, não é usual é o que faço qdo estou bem disposta e com tempo. Já falei sobre isso com a minha vet, no entanto ela riu-se e encolheu os ombros, ela é adepta da alimentação exclusiva de ração pelo que por ela os cães não necessitam de nada mais.

Já li que muita gente dá aos cães um ovo cru, oleo de salmão, oleo de milho, levedura de cerveja, etc, como complemento para n coisas.

Sei que os cães não digerem as coisas da mesma forma que nós, têm outras necessidades, que desconheço. Há quem dê carne crua (raw) e que diga ter excelentes resultados, etc

Acho que é uma boa discussão, podemos todos aprender.

O que o forista pretende é apenas discutir um ponto de vista baseado naquilo que o seu vet lhe disse.

Embora eu ache que uma boa ração, dependendo do nivel de vida que o cão vai ter, seria o ideal, pelo menos para mim que n percebo nada da horta...acho que se alguém está interessado, porque não? :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta dez 12, 2007 10:11 pm

A melhor comida para um cachorro é uma boa ração, possui todos os nutrientes necessarios ao seu desenvolvimento.

Esqueça o misturar com arroz ou massa, porque o cachorro a dada altura so come a ração se voce misturar comida.

Raçao apenas e exclusivamente.

E quanto a esse vet, deve perceber tanto de alimentação canina como eu de politica :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta dez 12, 2007 11:24 pm

Já que falam de alimentação à base de carne crua, sugiro este vídeo, onde DA's de linhagem americana comem frango cru. Pessoalmente acho muita piada a vários pormenores do vídeo, mas esse da alimentação é o que se prende com este tópico.

Video: http://br.youtube.com/watch?v=pphoNerNRU4

Os cães parecem saudáveis e cheios de força... a prová-lo estão aqueles saltos extraordinários! hehehe Qualquer dia também compro uma palete de frangos para a minha saltitona. :lol:

Se houver quem tenha opiniões sustentadas sobre as vantagens/desvantagens deste tipo de alimentação, força... partilhe connosco!
PauloPaiva

quinta dez 13, 2007 2:05 am

Apesar de estar registado há pouco tempo, folgo em saber que o número de pessoas que contribui para o fórum, é superior ao número daqueles que não têm nada para dizer.

Ao ler o que a "AcTiOnGiRl" disse, penso que tem razão. Já pensei que esta situação de alimentação mista até aos 6 meses ( concorde-se ou não ) é muito bonita se não pensarmos a longo prazo. Corre-se o sério risco de o animal se habituar a esta fórmula e depois ser uma carga dos trabalhos induzir o contrário. Até injusta, se nos pusermos na pele dele.

Quanto aos hidratos de carbono ninguém disse que eram a melhor fonte de energia (pf leiam antes do alvitranço). É uma fonte adicional de energia, na importância desta é que reside a dúvida, e daí o post.

Já pesquisei o que o "AmericaSever" e a "IsabelNobre_" indicaram sobre o sobre o raw feeding. Sinceramente não irei optar por essa via, mas a quem o fizer, agradeço uma partilha de conhecimento [i]a posteriori[/i].

Vou comprar um Pastor Alemão que fez mal o desmame. Tem 3 meses e já está melhor, apesar de ainda ter que tomar umas vitaminas para voltar ao peso normal. Ora aqui está um exemplo que coincidentemente tem haver com o post original. O meu criador só me entrega o PA em perfeitas condições e sendo assim terei que esperar mais duas semanas. Disse-me ele hoje, numa conversa telefónica, que está a misturar comida com a ração para o animal recuperar duma maneira mais rápida. Há coisas fantásticas não há? E não, não é a Netcabo.(Musky: pare de ler imediatamente! Disse uma piada, o post perdeu validade.)
Adicionei um tópico e pelos vistos, quando for buscar o cão, vou ter que seguir a alimentação mista durante uns tempos.
Cumprimentos.

SiameseMaria: Também eu penso que é bastante simples. Basta as pessoas quererem assimilar o conceito de fórum. Um fórum de discussão, é apenas mais uma forma de partilhar informação através da internet. Democrático e comunitário.
Responder

Voltar para “Cães”