Gato Obeso Sem Remédio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pandoramayor
Registado: sábado mar 08, 2003 11:05 pm

domingo mar 09, 2003 12:02 am

Gostaria de saber como emagreçer o meu gato com 12kg,pois após algumas consultas veterinárias e 2 anos de ração de dieta ele continua a pesar o mesmo.Isto com a idade está a causar-lhe problemas respiratórios.Se alguém souber dar-me uma sugestão,agradeço.

Pandora
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 09, 2003 12:21 am

Olá

Isso só é possivel se ele não segue a dieta e aí a responsabilidade é do dono. ;)

Tem a certeza que segue bem a dieta acordada com o veterinários? se sim, mude de vet, se não...siga a dieta...
pandoramayor

domingo mar 09, 2003 9:52 am

VascoV Escreveu: Olá

Isso só é possivel se ele não segue a dieta e aí a responsabilidade é do dono. ;)

Tem a certeza que segue bem a dieta acordada com o veterinários? se sim, mude de vet, se não...siga a dieta...
Obrigada pela resposta.

O gato segue uma dieta rigorosa e já foi visto por mais que um veterinario.

Pandora
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo mar 09, 2003 12:35 pm

Olá,

A redução de peso envolve 2 elementos chave:
:arrow: Reduzir o montante de calorias dado
:arrow: Queimar mais calorias do que aquelas que se recebem

Parece fácil, mas desde logo, ao se deixar a comida à descrição para o gato, acaba sem se ter a ideia exacta de quanto um gato come por dia.
Em casos de obesidade é especialmente aconselhável alimentá-lo 2 a 3 vezes por dia em refeições bem medidas. Convém também considerar como regra familiar, não dar nunca guloseimas de gatos, ou pedaços de comida da mesa humana (uma só pessoa pode ir estragando os resultados...) Adicionalmente há a considerar que se um gato tiver acesso ao exterior, poderá estar a ser alimentado por mais alguém na vizinhança.

Relativamente ao exercício a situação pode-se tornar mais difícil, ainda assim bem possível.
De facto, de acordo com um estudo efectuado nos EUA com 2000 gatos obesos num período de 10 meses, uma das conclusões a que se chegou foi que, desde logo os seus donos já consideravam os seus gatos como inactivos.
Os donos têm de ser criativos nas tentativas de motivação ao exercício por parte dos seus gatos obesos.
Normalmente brinquedos interactivos resultam melhor. Terá de começar devagar nos exercícios indo gradualmente até vários minutos de trabalho aeróbico em cada dia.
Exemplos serão atar um ratinho de pelo (ou luz de lanterna) ao extremos de um fio fazendo-o balançar rápidamente (mais na horizontal que na vertical), mais tarde faça esse ratinho subir e descer escadas/cadeiras (convém esconder esse ratinho numa gaveta a seguir aos exercícios!).
Considere o investimento num poste arranhador de patamares para onde poderá lançar bolas de alumínio, papelinhos, ratos de pelo, dado que o seu gato pulará para os vários níveis do poste durante a brincadeira melhorando o seu equilibrio e coordenação. Se fizer movimentar brinquedos em redor do poste, encorajará o seu gato a arranhar o poste, o que lhe proporciona grandes alongamentos, ajudando-o a tonificar os músculos dos ombros e costas.
Pode também usar um brinquedo com penas movimentando como uma ave, estimulando o seu gato a pular e a esticar-se.
Há ainda caricas de plástico, e rolhas de cortiça que poderá atirar para um chão de mosaicos, que trabalharão a sua velocidade e coordenação. Não se esqueça de rir, pois isso motivará o seu gato que captará a sua boa disposição e tudo se tornará mais fácil!
Outra opção bastante interessante é arranjar outro gato para fazer companhia ao seu! As brincadeiras e provocações entre eles farão com que ele se movimente muito mais em casa; nem que seja para ir dar umas patadas no outro, ou em correrias pela casa :lol:
Li que os esforços de redução de peso podem chegar a demorar um ano antes de se verificarem resultados. Por isso, os donos de gatos obesos terão de se manter firmes e pacientes mas os resultados serão compensadores.
Boa sorte!

Caneco

P.S.: Alguns sites consultados para esta resposta: http://www.catfancy.com/catfancy/ http://www.bluecross.org.uk/content/ani ... eight.html http://pets.yahoo.com/pets/cats/care/he ... em_in_cats
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

domingo mar 09, 2003 2:52 pm

As ideias do Caneco s/ todas muito boas (ao resto não ligues).
O que eu faço muito é brincar com a minha gata, não só para ela fazer exercícios mas tb para ficar mais próxima dela e dar atenção.
Jogo com ela as apanhadas as escondidas, não sei se isso vai ser possível com o teu gato, a minha Nana sempre adorou brincar a isso. Depois saiu bastante com ela, vou acampar, vou ate a praia, por exemplo ela quando vai comigo ao campismo adora subir as arvores que é muito bom.
Depois qd esta bom tempo vou com ela ate ao jardim, escolho uma hora calma e um sitio calmo e que não esteja muita gente principalmente, porque muita gente acha piada de ela ser branca e lindaa (babada) e quer fazer uma festa...e os miúdos puxar o rabo :o :evil:, arranja uma bola e manda para o teu gatinho tentar apanhar.
Outra coisa que podes fazer se não tiveres muito $$$$$. Vais a uma loja e pedes caixas de papelão medias, depois fazes um buraco médio (de maneira que o teu gato passe) em todas as caixas e colocas pelo menos 3 em baixo e depois duas em cima, de maneira que o teu gato entre e vá saltando de caixa em caixa até chegar ao topo, depois em cada caixa deixa um boneco (a minha adora apanhar com a boca e levar para o sitio que gosta) e também podes por comida no topo (pouca ;) )
Espero que tenhas resultados, boa sorte
Beijinhos da Nana ao teu gatinho
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo mar 09, 2003 3:09 pm

A mensagem do Vasco a meu ver está correcta, pois dos casos que conheço em que é feita uma dieta à risca os gatos sempre reduzem o peso. Enfim, pode é não ter passado o tempo suficiente, ou a dieta não ser a adequada (daí ir a outro veterinário), ou o gato não ser suficientemente motivado para brincar.
Da minha parte acho que todas as contribuições de boa-fé são válidas.

Caneco
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mar 09, 2003 5:40 pm

será que o gato não terá nenhuma doença, nomeadamente da tiróide que nunca foi diagnosticada?
mafi_pt
Membro
Registado: sexta dez 20, 2002 11:17 am

quarta mar 19, 2003 7:12 pm

Eu acho que o caneco e a nana têm ambos razão. Eu não possuo muitos conhecimentos sobre gatos. Mas vamos sempre aprendendo. Mas acho que a resposta do caneca e da nana são as mais correctas!!!

Boa Sorte ;)
pandoramayor

sexta abr 11, 2003 11:04 am

Obrigado a todos.
Eu só agora é que pude responder porque o meu computador tem estado avariado apesar que tenho seguido o forum, do meu trabalho, só que não dá para esponder as respostas das pessoas.Peço muita desculpa.Agora estou a usar o computador da minha irmã, só para vos responder.

O meu gato não tem problemas de tiroide porque já fez os exames, mas já vi que ele está a ficar com menos peso.Parece que só agora é que a ração está a fazer o efeito.

Agora só uma coisinha - como já disse, tenho seguido o forum, mas como vejo algumas pessoas a responderem de uma forma arrogante e com críticas de nada construtivas, até já me abstenho de responder, precisamente por essas razões.
Tambem ja vi que são sempre as mesmas pessoas. Assim nem dá vontade de fazer trocas de ideias ou de conhecimentos.
O que mais espanta é saber que algumas dessas pessoas veem do forum dos cães a este forum para fazer críticas de gozo abusivo que em nada ajuda as pessoas que querem aprender com os que sabem mais ou que tenham mais experiencia de gatos.
Já vi tambem que essas pessoas ( sempre o mesmo grupo ) teem esse comportamento no forum dos cães.
Eu estou para mudar de casa e ter mais um cãozinho mas como pouco sei de cães, estava para perguntar nesse forum algumas duvidas que tenho, mas sendo que devo de ser uma candidata a críticas destrutivas e maliciosas, nem tenho vontade de lá ir fazer qualquer tipo de pergunta.
Limito-me a só ir lendo o forum.
desculpem-me mas sempre me regi pela franqueza e não podia deixar escapar que esta situação fosse notada.
Pelo menos por mim, foi.

Pandora
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo abr 20, 2003 11:22 am

Em verdade acredito que se um gato anda há DOIS ANOS a ração de dieta e não emagrece só se pode passar uma de duas coisas. O veterinário ter falhado e necessitar de uma segunda opinião, ou então acontecer algo comum e que não envergonha ninguém, que é o dono estar a dar as doses erradas por lhe ter sido mal explicado ou ter percebido mal.

Se alguém a ofendeu com alguma das mensagens acima, então passa-se ago estranho consigo pois que eu leia bem todas são de ajuda.

Devo dizer que é infeliz mencionar que vêm pessoas do fórum dos cães aqui de uma forma que dá a entender que só quem tem gatos aqui pode vir. Sabe, as pessoas do fórum dos gatos sempre foram bem vindas nos outros fóruns e não lhe cabe a si tomar medidas segregacionitas a menos que viva em Selma, no Alabama em 1960.
Responder

Voltar para “Gatos”