Gato que nao faz as necessidades na caixa!AJUDEM

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
paluxa
Registado: segunda dez 31, 2007 2:43 pm

segunda dez 31, 2007 2:50 pm

Olá. Tenho um gatinho que tem um ano. :) Desde pequenino que sempre foi habituado a fazer as necessidades na caixa mas desde ha quatro meses pra cá so urina lá dentro. o resto faz no chao... :? ou ao lado da caixa ou em alguns cantos da casa. ja mudei de caixa, ja mudei de areia mas ele continua na mesma e por mais que limpe o chao onde ele faz ele volta a la fazer outra vez! :? ja n sei o que fazer!!!! :cry: ja fui ao veterinario e ele diz que ele pode estar deprimido e para chamar a atenção faz isso...se alguem me puder ajudar agradeço!!!
snasc
Membro Júnior
Registado: quinta out 28, 2004 2:03 pm

quarta jan 02, 2008 3:02 pm

Cada caso é um caso e nunca passei por isso, mas o meu gato adora areia perfumada (Minipreço) e quando lha ponho cheira, cheira e até dorme em cima dela.
Vai urinando durante o dia mas só faz o resto quando estamos em casa, uma vez de manhã antes de saírmos e outra à noite, porque sabe que retiramos logo as fezes por causa do cheiro (ele também detesta).
Só faz em areia limpa e só lá volta depois do mau cheiro ter passado.
Não sei se consegue retirar daqui alguma ajuda... se sim, óptimo!
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta jan 02, 2008 4:22 pm

Boa tarde

Quando um gato deixa de defecar na caixa, pode ser por doença (por ex, diarreia ou obstipação) ou pode ter dor ou desconforto em encontrar uma posição confortável dentro da caixa

Como parece não ser o caso, dado que já o levou ao vet, esta alteração de comportamento pode também ser causada por aversão à própria caixa, ao tipo de areia ou à sua localização.
- O gato foi importunado ou assustado quando estava a usar o litter?
- Usa pedra que faça muito pó e/ou com perfume?
- Mudou a localização da caixa?
- Passou de caixa aberta a fechada ou vice-versa?
- A caixa está numa zona de passagem, logo sem "privacidade" ou muito perto da comida/água?
- Mudou de produto com que lava a caixa?

Veja também se mudou recentemente alguma coisa na sua casa - falta ou chegada de outros animais, mudança de rotina, mudança de casa, mais gente a frequentar a casa ou vinda de um bébé - que lhe possam ter causado carência de afecto ou falta de atenção.

Dentro do possível, reponha a situação o mais parecido com o que estava antes de ele começar a portar-se "mal".
- Aumente a atenção que tem com ele, mime-o, brinque com ele.
- Limpe o litter diariamente, volte a usar a pedra/a caixa antiga, se for o caso.
- Substitua o produto de limpeza, se não for o mesmo.
- Coloque a caixa noutro local mais sossegado, mesmo que não a tenha mudado de sítio.
- Limpe bem as zonas onde ele passou a defecar (mas não use amónia, isso atrai-o) e esfregue com limão ou coloque cascas de limão/laranja (os gatos detestam) nos sítios.

Em liberdade, um gato nunca usa exactamente o mesmo local para as suas necessidades. Nas nossas casas, eles são obrigados a usar uma caixa que rapidamente fica saturada de cheiros. Alguns gatos, mais esquisitos, recusam-se a urinar e defecar no mesmo sítio. Se for esse o caso, a solução passa por ter dois litters.

Se o seu gatinho não está castrado, também pode estar simplesmente a começar a marcar o território, limitando-se, por enquanto, a fazê-lo com as fezes. Se for esse o caso, depressa comecerá a marcar também com a urina. Esterilize-o rapidamente.

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jan 02, 2008 4:43 pm

Às vezes problemas urinários, como cristais na urina, levam a esse tipo de comportamento.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta jan 02, 2008 5:53 pm

Além do que já foi dito, a existência de parasitas também faz com que o gato não tape as fezes ou que vá defecar noutro local, para chamar a atenção. Verificou as fezes para vêr se elas saiem com bichinhos?
Barufas123
Membro
Registado: segunda dez 10, 2007 5:59 pm

quarta jan 02, 2008 6:12 pm

tenho uma gatinha com cerca de 4/5 meses que esta exactamente na mesma situacao..andamos sempre a mudar a areia da caixa para estar limpa....inclusive quando me apercebo que ela quer fazer meto a la dentro...ela sai e comeca a arranhar o chao mesmo ao lado da caixa e faz no chão..anda nisto ha uns dias ja...tembém ja nao sabemos o que fazer...
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta jan 02, 2008 6:35 pm

mce Escreveu:Boa tarde

Quando um gato deixa de defecar na caixa, pode ser por doença (por ex, diarreia ou obstipação) ou pode ter dor ou desconforto em encontrar uma posição confortável dentro da caixa

Como parece não ser o caso, dado que já o levou ao vet, esta alteração de comportamento pode também ser causada por aversão à própria caixa, ao tipo de areia ou à sua localização.
- O gato foi importunado ou assustado quando estava a usar o litter?
- Usa pedra que faça muito pó e/ou com perfume?
- Mudou a localização da caixa?
- Passou de caixa aberta a fechada ou vice-versa?
- A caixa está numa zona de passagem, logo sem "privacidade" ou muito perto da comida/água?
- Mudou de produto com que lava a caixa?

Veja também se mudou recentemente alguma coisa na sua casa - falta ou chegada de outros animais, mudança de rotina, mudança de casa, mais gente a frequentar a casa ou vinda de um bébé - que lhe possam ter causado carência de afecto ou falta de atenção.

Dentro do possível, reponha a situação o mais parecido com o que estava antes de ele começar a portar-se "mal".
- Aumente a atenção que tem com ele, mime-o, brinque com ele.
- Limpe o litter diariamente, volte a usar a pedra/a caixa antiga, se for o caso.
- Substitua o produto de limpeza, se não for o mesmo.
- Coloque a caixa noutro local mais sossegado, mesmo que não a tenha mudado de sítio.
- Limpe bem as zonas onde ele passou a defecar (mas não use amónia, isso atrai-o) e esfregue com limão ou coloque cascas de limão/laranja (os gatos detestam) nos sítios.

Em liberdade, um gato nunca usa exactamente o mesmo local para as suas necessidades. Nas nossas casas, eles são obrigados a usar uma caixa que rapidamente fica saturada de cheiros. Alguns gatos, mais esquisitos, recusam-se a urinar e defecar no mesmo sítio. Se for esse o caso, a solução passa por ter dois litters.

Se o seu gatinho não está castrado, também pode estar simplesmente a começar a marcar o território, limitando-se, por enquanto, a fazê-lo com as fezes. Se for esse o caso, depressa comecerá a marcar também com a urina. Esterilize-o rapidamente.

Cristina
Barufas123,

Estes conselhos também se adaptam à situação de urinar fora da caixa.
Não se esqueça de limpar bem o sitio onde ela faz xixi, passe com sumo de limão ou vinagre de cidra, eles podem continuar a utilizar o mesmo sitio se o cheiro se mantiver lá.

Com essa idade a sua gatinha pode estar com o cio, pense em esterilizá-la, as gatas com o cio também tendem a urinar nos sitios menos adequados, como em cima de roupa, sapatos, tapetes etc.

Verificou também se a urina não tem sangue? Fazer fora do caixote pode ser uma chamada de atenção para algum problema de saúde.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 03, 2008 2:19 pm

Barufas123 Escreveu:tenho uma gatinha com cerca de 4/5 meses que esta exactamente na mesma situacao..andamos sempre a mudar a areia da caixa para estar limpa....inclusive quando me apercebo que ela quer fazer meto a la dentro...ela sai e comeca a arranhar o chao mesmo ao lado da caixa e faz no chão..anda nisto ha uns dias ja...tembém ja nao sabemos o que fazer...
Mude a caixa de local :wink: e no local onde ela raspava e fazia no chão, deixe uns grãos de ração. Ela não os vai comer, estou certa mas, não irá fazer do local um hábito...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

terça jan 22, 2008 2:33 pm

O meu romeo está numa situação semelhante... fez agora 6 mesinhos, tudo certinho até então.. desde há uns dias, talvez justificado por uma possivel entrada no cio começou a defecar fora da caixinha... tudo o resto faz lá dentro, menos defecar (e não é sempre). Para o mês que vem vou castra-lo.

No entanto as pedras são as mesmas desde bébé e sempre se deu bem com elas.. são daquelas transparentes sem cheiro e que têm a capacidade de aguentar 1 mês (subjectivo obviamente.. com o romeo duram cerca de 15 a 20 dias no máximo)... a caixa é a mesma..a zona a mesma.. o produto com que lavo a caixa é o mesmo.. nada na casa alterou.. carência de afecto ou atenção tb não, passo uma meia hora antes de me deitar na brincadeira com ele para compensar o stress de estar sozinho durante o dia..

Coloco as hipoteses do desconforto na caixa que realmente pode começar a ser pequena e pouco privativa para ele... é caixa aberta, vou comprar uma das fechadas e experimentar coloca-la num local mais sossegado (aconselham?).

Vou tambem limpar a zona (é sempre a mesma) com algo sem amoniacal e esfregar o sitio com limão.

A possibilidade de o Romeo ser esquisito é que me trama.. 2 litters para ele? Vou por exclusão de partes primeiro..

Confesso que esta resposta me ajudou bastante, vou começar a "despistagem" para ver porque o meu romeo anda a defecar fora da caixa..

Obrigado
VCRC
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jan 22, 2008 4:03 pm

Se comprar um WC fechado, nos 1ºs dias tire a porta ou prenda-a.
rarl
Membro Veterano
Registado: terça fev 27, 2007 7:40 pm

terça jan 22, 2008 4:42 pm

Aconselho a ter 2 caixas! Há gatos que de repente deixam de fazer as necessidades na mesma caixa.

E também conheço um caso que o gato não ia á caixa por não estar limpa..porque tinha um narizinho muito sensivel. A dona passou a lavar-lhe a caixa de 2 em 2 dias...e funcionou.

Quem é que ás vezes entende estes meninos :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”