Cão de Castro Laboreiro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mushroom
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2007 5:04 pm

quinta jan 17, 2008 8:47 pm

Cão de Castro Laboreiro

Cão de Castro Laboreiro é uma das lindas raças portuguesas, o seu nome é devido a uma aldeia chamada Castro Laboreiro como o nome da raça indica.
Leal, fiel, meigo, alegre e brincalhão com o dono e é um bom guardião ideal, um cão vantajoso também para proteger gado ovino (gado de ovelhas), um cão de bom carácter e um bom exemplo para a escolha de qualquer um que quer ser dono desta lindíssima raça...

Pode ser um cão de guarda, protecção de rebanhos e cão de vigilância.

Temperamento: Tudo depende do dono.

Neste momento Cão de Castro Laboreiro encontra-se em vias de extinção, como tal devemos preservar e valorizar este animal alegre e de boas brincadeiras.

O seu ladrar é característico a geralidade são em tons graves terminando com tons agudos de uivado, o barulho do seu ladrar é também barulhento,

O pêlo é um pêlo resistente, liso, aproximadamente 5 cm o comprimento do pêlo, na cabeça o pêlo é macio e mais curto
A cor geralmente é preta, tons castanhos, cor avermelhada e cor de pinhão (em alguns exemplares desta raça ficam por estas cores juntas)

O crânio é desenvolvido, a dentadura é completa, os maxilares musculados são poderosos (muito fortes)

A cauda é comprida e grossa, quando o animal está excitado a cauda inclina-se para cima e também um pouco para o lado, nunca para baixo.

Os pés são arredondados e também um pouco compridos. Dedos encurvados e grossos, bem unidos, a cor das unhas são do cizento escuro para o preto, também são unhas lisas e rijas. Têm movimentos de locomoção rítmicos

(As informações seguintes são uma média)

Peso: Machos: 30-40 kg
Fêmeas: 25-35 kg

Altura: Machos: 56-62 cm
Fêmeas: 53-55 cm

Comentários de bom grado? Agradecia. :wink:
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

quinta jan 17, 2008 9:43 pm

Eu tenho um vizinho meu que tem uma cadela ainda cachorra, mas é lindadíssima e muito querida.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 18, 2008 2:53 pm

Essas medidas estão um pouco desajustadas ;)
Mushroom
Membro Veterano

sexta jan 18, 2008 3:39 pm

LOL, então CindelP? :?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jan 18, 2008 7:37 pm

Bem, no estalão que vem no site do CPC (http://racas.cpc.pt/pt/old/castro.pdf),
não há qualquer referência a tamanho e peso.

O estalão na APCCL (http://www.apccl.net/) ainda não está disponível. No site do CCCl (http://cccl.no.sapo.pt/inicio.htm) vem a indicação de que em Ago de 93 o CPC aprovou uma revisão em que a altura será para os machos de 58-68 cm e para as fêmeas de 55-61 cm com tolerancia de 1 cm para os limites sup. e inf. em ambos os sexos.

Mas há criadores que referem que estas medidas já não se adequam ao CCL actual pois os exemplares são cada vez maiores, esperando uma nova revisão do CPC.

E, off topic, é como a CÔR no estalão do Cão da Serra da Estrela. O raiado não entra mas só se vêm raiados nos Serra da Estrela de pelo curto. Está-se também à espera de revisão?

Em breve terei que comprar um novo cachorro mas ainda estou muito indecisa entre o Serra de pêlo curto e o CL. Por um lado quero um cão independente mas estou tão habituada à rápida aprendisagem do PA...
Maria João
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jan 19, 2008 5:20 pm

mjoaomarques Escreveu: Mas há criadores que referem que estas medidas já não se adequam ao CCL actual pois os exemplares são cada vez maiores, esperando uma nova revisão do CPC.
Exacto. São medidas algo ridiculas para um cão de montanha, cuja função principal é de guarda contra predadores.
mjoaomarques Escreveu:E, off topic, é como a CÔR no estalão do Cão da Serra da Estrela. O raiado não entra mas só se vêm raiados nos Serra da Estrela de pelo curto. Está-se também à espera de revisão?
O raiado sempre fez parte da pelagem do CSE, embora menos comum na variedade de pelo comprido e muito comum em certas linhas de pelo curto.
Pessoalmente nao é uma cor que aprecie.

Serras de Pelo curto fulvos existem e muitos. E tudo uma questao de procurar. Se precisar ajuda, apite.

mjoaomarques Escreveu:Em breve terei que comprar um novo cachorro mas ainda estou muito indecisa entre o Serra de pêlo curto e o CL. Por um lado quero um cão independente mas estou tão habituada à rápida aprendisagem do PA...
Um bom Castro ;)
Mushroom
Membro Veterano

sábado jan 26, 2008 11:28 pm

Hoje fui ao veterinário com o Perri ( o meu cão ccl) por causa de um quisto na pata que não parava de sangrar, foi retirado sangue para ver as células e logo se verá os resultados, a médica veterinária recomendou para irmos sempre desinfectar a patinha com betadine e dar-lhe [Editado pela moderação (tlopes)]

Foi pesado e tinha 50 kg de peso (não mediram o Perri mas sei que é um grandalhão dum caraças !) Como á pouco tempo foi dia de aniversário dele (que me esqueci) dei-lhe um osso daqueles para lavar os dentes com cálcio e adorou. Também dei ao Levis, claro que o grandalhão não deixou o Levis comer e comeu os dois :o . Foi meiguinho com a médica-veterinária ( mas deu uma marrada a uma senhora que tava a fazê-lo festas quando o levei a passear depois do veterinário, fiquei todo nervoso porque a mulher ficou a sangrar do nariz por causa da marrada do Perri, mas lá ficou bem :D ) Agora está dormindo (é muito dorminhoco e sobretudo preguiçoso) teve a beber água antes de adormecer (por causa da grande passadela que fizemos :lol: )

Continua lindo, sempre lindo :) !
Responder

Voltar para “Cães”