Prep para a chegada de DB - Chegou!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
ruibd
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:36 pm

sábado jan 19, 2008 10:56 pm

Antes demais peço desculpa pois estou a fazer um repost, mas quero ter a certeza daquilo que necessito.

Estou a preparar a chegada de um Dragão Barbudo, já arranjei quem me construisse o terrário, agora preciso de comprar a iluminação/aquecimento. Fiz uma lista de compras, agradecia que me dissessem se está bem ou mal
:D

1- Higrómetro

2-Termostato

3- Lampada de ceramica 100W - Para ligar a lâmpada necessito de comprar um casquilho especifico, ou pode ser um dos comuns?

4- Lampada UV Faço a mesma pergunta da lâmpada de aquecimento e qual a que devo comprar, UV-A ou UV-B?

5-Regulador de temperatura

Isto dá-me um total de €87.59(mais €130 do terrário, que perfaz um total de 217.59), o que acham? Será que consigo melhores preços? Falta alguma coisa?
O terrário irá ter 120cx50lx55a, irei comprar um DB jovem com possibilidades de mais tarde comprar mais um.

À moderação: Li o ponto 4 das regras e não considero este tópico publicidade ou com qualquer intuito comercial, se mo pedirem apago os links, apenas os pus porque poderá ajudar-me e quem me tentar ajudar.
Última edição por ruibd em segunda abr 07, 2008 8:09 pm, editado 4 vezes no total.
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

sábado jan 19, 2008 11:07 pm

o teu ponto dois é um termometro, não termostacto, a lampada de cerâmica precisa de um casquilho de cerâmica, a lampada de iluminação emite uva e uvb, para dragos barbudos aconselho uma 5.0 ou 10.0..

as respostas nãoi são as melhores, mas espera que alguem que tenha DB passe por aqui,,

abraço
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Phuzer
Membro Veterano
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm

sábado jan 19, 2008 11:09 pm

Boas.

Tens uma boa lista de compras sim, ja os preços nao digo o mesmo.
O terrario tenho acerteza que encontras mais barato é so procurares, pode nao parcer caro para as suas dimensoes, mas ha mais barato.
Quando a lampada de ceramica, percisas de comprar um casquilho de ceramica senao o calor desta fará derreter um normal que seja de plastico.
A lampada de UV deverá de de UVA/B e nao de uma coisa ou de outra.

Por fim, perguntas.te se faltava alguma coisa, a meu ver falta.te apenas um termómetro, as decoracoes do terrario e o alimento vivo/vegetais/frutas. Como alimento vivo poderás dar grilos, tenébrio, baratas, galleria, etc. Acerca dos vegetais/frutas, tenta variar assim como no alimento vivo, fazendo saladas do género: cenoura, couve-lombarda, feijao-verde, maçã, banana, etc.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Última edição por Phuzer em sábado jan 19, 2008 11:26 pm, editado 1 vez no total.
<p>David Campos</p>
Phuzer
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 11:14 pm

o teu ponto dois é um termometro, não termostacto, a lampada de cerâmica precisa de um casquilho de cerâmica, a lampada de iluminação emite uva e uvb, para dragos barbudos aconselho uma 5.0 ou 10.0..
Precisarás de um termómetro e de um termóstato.

Quanto a lampada de UVA/B, podes escolher entre tubular e compacta. As compactas sao colocadas em casquilhos normais, as tubulares em casquilhos proprios. A meu ver, será melhor uma tubular que abrange toda ou quase toda a área do terrario. Preferencialmente uma 10.0.

Para te ajudar na chegada do dragão barbudo, a quarentena e a perceber os seus comportamentos, alimentação, etc...dá uma vista de olhos pelo tópico da skhisma que esta excelente!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580

Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
ruibd
Membro

domingo jan 20, 2008 12:12 am

Tenho pesquisado bastante sobre os dragões barbudos, não encontro é certos detalhes que já perguntei e ainda irei perguntar à medida que me for lembrando...

@Phuzer tenho que ter o termómetro para ver a temperatura, e o termostato para a controlar, certo? O termostato é ligado onde? à lâmpada de cerâmica? A lâmpada de UVA/B tem que ser ligada a um botão para a poder desligar de noite, correcto? Esta lâmpada tem um casquilho igual às fluorescentes normais?
PS: tens uma PM...
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

domingo jan 20, 2008 12:21 am

boas

o termostato tem um cabo com um genero deuma cabeça,onde tu vais por na zona mais quente do terrario,acho que de nome "basking spot",depois o cabo do casqiho onde ligas a lampada e que ligas ao termostato...

cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Phuzer
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 12:39 am

Sim, tens que ter um termóstato para controlar a temperatura e um termómetro para a verificar. O termóstato tem um entrada femea de fixa normal onde ligas a lampada de ceramica. A lampada UVA/B pode conter um botao para desligares de noite ou entao arranjas um temporizador que te desliga a lampada automaticamente. Sim, existem lampadas UVA/B compactas que tem casquilho igual as flurescentes normais e existem tambem destas lampadas em formato tubular que sao aqueles dos candeeiros de cosinha.

PM respondida :wink:

Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

domingo jan 20, 2008 12:40 am

Boas.

Quanto à lista, mais que respondido, está completa é verdade.
Acho no então para dragões barbudos uma lâmpada de UV's 5.0 é pouco, no mínimo 8.0, mas preferencialmente 10.0, principalmente quando são jovens e estão em fase de grande crescimento.
No que toca a termostato, este funciona como um interruptor que desliga e liga automaticamente consoante a temperatura registada no interior do terrário. Como tal a lâmpada de cerâmica vai ser ligada ao termostato, que, por sua vez vai ser ligado à tomada, permitindo assim que este interrompa a alimentação da lâmpada sempre que necessário.
A lâmpada de UV's pode ser ligada a um timer para se desligar e ligar automaticamente todos os dias e sim, é ligada a um casquilho comum como as lâmpadas fluorescentes que temos em casa (não exige nenhum casquilho todo XPTO e próprio para o efeito). Aliás, a lâmpada de cerâmica só exige um casquilho de cerâmica porque o calor intenso irradiado pela mesma pode derreter casquilhos de plástico.
<p>
</p>
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

domingo jan 20, 2008 10:54 pm

Higrometro para quê?? ainda por cima analogico, isso para animais deserticos nao vale de nada, e esse termometro tb n vale nada, arranjas uns bons digitais com sonda quase pelo mm preço.
quanto ao terrario, sou adepto do home made, fazes tu um bom terrario e ainda poupas uma coroas hehe
<p> </p>
<p> </p>
ruibd
Membro

segunda jan 21, 2008 10:00 pm

Obrigado a todos pelas resposta!

@gezzmo, como vou saber se o terrário está com a humidade adequada?

Já agora, posso substituir a alimentação de grilos por gafanhotos? É que pelo que tenho lido é bastante difícil de manter os grilos, devido ao seu mau cheiro e ao imenso barulho que fazem...
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda jan 21, 2008 10:08 pm

nem precisas de controlar a humidade, se não borrifares, está ok a humidade ambiente pra eles...

Quanto aos gafanhotos, olha que pelo que sei também não é nada fácil manter e crair gafanhotos.. penso que as baratas devem ser o melhor se não queres tar a manter grilos em casa.. mas teta dar um pouco de tudo..
abrço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
ruibd
Membro

segunda jan 21, 2008 10:40 pm

E eles sobrevivem bem a comer principalmente baratas? Dar-lhe de vez em quando(tipo 1 vez por semana) grilos, e diariamente baratas, posso fazer isso?

A alimentação do DB é a única coisa que me anda a deixar dúvidas na compra de um...
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda jan 21, 2008 10:49 pm

Podes dar sempre baratas e ter apenas 1 dia por semana ou 2 em que dás grilos e uns tenebrios :wink:

(e podes aproveitar para também lhe dar uns vegetais, embora não seja fácil de eles lhes pegarem, pelo menos em crias/juvenis)
ruibd
Membro

segunda jan 21, 2008 10:55 pm

Sim eu sei dos vegetais, 80%-20% e em adultos 20%-80%. Vou então fazer uma pesquisa sobre a alimentação por baratas. :D
Skhisma
Membro
Registado: quarta out 03, 2007 11:35 am

segunda jan 21, 2008 11:23 pm

Pessoalmente, não tenho grandes problemas com os grilos... ao longo do tempo criei "manhas" para me darem menos trabalho, habituei-me a alimentá-los etc... Sinceramente, não me queixo muito; no entanto, quando começar com os grilos adultos o caso pode mudar de figura. Quanto às baratas, tirando um pequeno erro da parte do meu fornecedor de alimento vivo, não tenho experiência para falar.

(ps.: o pequeno erro acabou por se transformar no pequeno almoço de um dos meus dragões... ele não se queixou.)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”