Tiliqua scincoides

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Sadyk
Membro Veterano
Mensagens: 433
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

segunda jan 21, 2008 12:28 am

Nome ciêntifico Tiliqua scincoides conhecimentos por o seu nome comun Eastern Blue tongued Skink, lagarto de lingua azul, decidi criar este post informativo devido ao meu recente interesse por estes animais, embora não esteja a penssar em arranjar nenhum.

Imagem

Animais bastante doceis, até no seu habitat natural, são lagartos deserticos, bastante curiosos, diurnos e "faceis" de manter.


Primeiro passo - Terrario

Embora este lagarto não pareca muito grande pode atingir os seus 60 cm, logo tem que ter um terrario por volta dos 100*60*50 (Comp*prof*alt), se possivel maior, claro.

Substrato - Enquanto pequeno, papel de jornal / cozinha, em adulto, forest bark ( por exemplo ), mas não se perde nada em continuar com o papel de cozinha, apenas estética, mas há coisas mais importantes.


Segundo passo - Iluminação / Aquecimento

O lagarto de lingua azul é diurno logo percisa de uma luz UVB ligada 12h por dia, essa luz, tem como função simular a radiação solar.

O aquecimento tambem deve ser feito por lampada, visto que estes animais percisam de um basking spot, para lampada de aquecimento sugiro uma lampada de ceramica, pois apenas emite calor, ao contrario das luzes de IV (Infra vermelhos), que imetem uma luz vermelha que por o menos, na minha opiniao stressa os animais, ha quem diga que eles não destinguem a cor da lampada, mas apenas por uns euros máis vale investir na lampada de ceramica, até porque esta não se funde com a facelidade que se funde uma IV.
A lampada deve estar 24h por dia ligada a um termostato. As temperaturas no basking spot devem ser entre 30º a 35º (máximo 40º), durante a noite não devem descer até menos de 23º.


Terceiro passo - Dieta


Os lagartos de lingua azul são omnívoros, alimentando-se principalmente de vegetais e insectos, normalmente a dieta consiste em 60% vegetal e 40% animal. Varios vegetais congelados, muitos verdes, pequenas quantidades de comida de cão de alta qualidade, grilos, tenébrios e até mesmo pinkies. Agua fresca deve ser posta no terrario todos os dias.



Quarto passo - Manuseamento


Os lagartos de lingua azul sao muito doceis e curiosos. Eles podem ser amansados facilmente e manuseados por crianças pequenas. Eles tem garras, não vao propriamente arranhar, mas pode assustar ou meter impressão a alguem que nunca tenha pegado em um, por isso convem estares sempre a vigiar de perto quando alguem pegar no teu lagarto de lingua azul por a primeira vez. Como muitos lagartos omnívoros e carnívoros, os lagartos de lingua azul podem achar que os dedos humanos sejam alimento e pode tentar comelos caso esteja zangado. Como todos os outros repteis, é sempre melhor lavar as maos antes e depois de os manusear, se estiveres a agarrar mais alguma coisa, eles geralmente a mordem.


Quinto passo: Incubação

O lagarto de lingua azul atinge a maturidade sexual entre os 18 aos 24 meses, a femea é ovovivipara, ao fim de 100 dias, depois dos ovos ecludirem no interior da femea ela da á luz a cria.




Factos rapidos:

Tamanho: Cerca de 60 cm.
Peso: 283-510 g.
Tempo de vida: Pode chegar a 20 anos.
Origem: Original da Australia e da Nova Guiné.


Fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Fotos de crias:

Imagem

Imagem

Imagem



Sadyk
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

segunda jan 21, 2008 1:03 am

sem dúvida que são a minha segunda eleição de gosto, a nível dos sauros. :) são animais excelentes, pois são mansos e a sua curiosidade natural dá-lhes a sua piada.

excelente care-sheet.. obrigado ;)

uma questão: e começar-se a colocar isto tanto aqui, como na lista de espécies?!
eltags
Membro Veterano
Mensagens: 627
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm
Localização: Répteis

segunda jan 21, 2008 1:10 am

Boas

Sem duvida 11 topico muittoo bomm....
E como disse no outro topico,a arca agora esta com 1 bom nivel....
E quanto ao animal e como o korbe disse,têm a sua piada.


Cumps,
:wink:
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
johnnyodc
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

segunda jan 21, 2008 6:31 am

boas

um topico muito fixe,porque nao o poes na listade animais?

cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
pacifco
Membro Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

segunda jan 21, 2008 10:52 am

Desde já muitos parabéns pelo post, agora o fórum começa a mostrar grande nível o que é bom sinal. Muitos parabens
Phuzer
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm
Localização: Geckos Herpetoculture

segunda jan 21, 2008 11:58 am

Muito fixe, apesar de nao ser um dos lagartos que gostasse de ter, deixa-me dizer-te que quase mudei de ideias :wink: Quase... :P


Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”