Vale a pena castrar um gato adulto?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda mar 24, 2003 2:32 pm

Olá,

Vale a pena castrar um gato adulto?

Tenho um gato adulto (deve ter cerca de 4 anos) e que tem grandes "apetites" sexuais. Costuma agarrar nos meus bonecos de pelucia, agarra-os com a boca e está ali mais de meia hora. Quando lhe tiro o boneco atira-se a mim. Já me disseram que devo castrar o gato porque isto deve-se às hormonas do bicho.

O meu medo é que após ser castrado não altere o comportamento e continue assim, o que não é muito bom. Até agora não me magou-o com os ataques mas um dia pode arranhar a sério e já temos medo.

Tenho um gato que foi castrado em adulto e continua a comportar-se como se não o fosse. Quando a gata tinha o cio atirava-se a ela como um gato inteiro e continua a urinar para marcar o território.

Miau
everblue
Membro Veterano
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

segunda mar 24, 2003 10:28 pm

É uma óptima pergunta, sim senhor... castrei os meus gatos já adultos, um com 1 ano e outro com 4... o de 1 ano tem agora 2 e é uma melga caseira, nunca mais ligou a gatas, nem a territórios... já o outro comporta-se como se nada tivesse acontecido e anda na galderice na mesma... resta-me o consolo de que pelo menos não anda a contribuir para fazer nascer ninhadas de gatinhos de rua, só por isso vale a pena... pelo que ouvi dizer, cada gato é um gato, poderá até acontecer que o seu perca os "instintos", embora demore um pouco até as hormonas desaparecerem do sistema...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça mar 25, 2003 10:33 am

Neste caso estou com um grave problema... É QUE TENHO DOIS GATOS que estão na casa da minha mãe porque este gato nao os aceitou e sempre pensei, pelo menos tinha esperança, que depois de castrado fosse diferente... Acho que estou a ficar desesperada porque estou a morrer de saudades dos meus gatos e o meu Tico está a emagrecer muito... :cry:

Miau
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

terça mar 25, 2003 10:51 pm

Oi,
Tenho 3 gatos dois dos quais machos, que foram castrados já adultos e acho que no caso deles foi o melhor que podia ter feito (embora eu não quisesse), porque antes de os castrar tentaram marcar o território e entraram em conflito. Já nem se podiam ver um ao outro, cheguei ao ponto de ter que os fechar em divisões da casa diferentes para não se verem. Depois de castrados, ainda não estavam bem acordados da anestesia e já andavam preocupados um com o outro. Nunca mais tentaram marcar o território e já brincam normalmente um com o outro.
Mas agora ando um pouco preocupada, porque há coisa de 15 dias trouxe para casa uma gatinha e estou com receio que voltem a zangar-se um com o outro, mesmo despois de castrados, por causa dela.
Sabem de algum caso em que tenha acontecido?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça mar 25, 2003 11:13 pm

Depende da idade. Se a castração for feito depois do ano e meio corre o risco de caso eles já tenham o comportamento de marcação, de o manter.
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta mar 26, 2003 8:45 am

No entanto evita-se a procriação indesejada!

Embora já sejam adultos pode ser a melhor solução.... :?

Já se aconselhou com o seu vet?
O que é que ele lhe disse? :lol:
Miau
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 11:08 am

anabapt Escreveu: Oi,
Tenho 3 gatos dois dos quais machos, que foram castrados já adultos e acho que no caso deles foi o melhor que podia ter feito (embora eu não quisesse), porque antes de os castrar tentaram marcar o território e entraram em conflito. Já nem se podiam ver um ao outro, cheguei ao ponto de ter que os fechar em divisões da casa diferentes para não se verem. Depois de castrados, ainda não estavam bem acordados da anestesia e já andavam preocupados um com o outro. Nunca mais tentaram marcar o território e já brincam normalmente um com o outro.
Mas agora ando um pouco preocupada, porque há coisa de 15 dias trouxe para casa uma gatinha e estou com receio que voltem a zangar-se um com o outro, mesmo despois de castrados, por causa dela.
Sabem de algum caso em que tenha acontecido?
Olá,

Eu tenho 3 gatos castrados e levei uma gatinha (muito muito linda) e não houve conflito entre eles. Era-lhes completamente indiferente. Mas um deles foi castrado em adulto e quando a minha gata velha (que infelizmente já morreu) estava com o cio ele ia lá e "saltava-lhe" para cima! A unica briga que havia era entre essa gata que não o aceitava.

Penso em castrar o gato não é por causa da procriação, porque a gata já está esterilizada, mas sim porque ele não aceita os outros gatos, tenta saltar da varanda, quando vê a porta aberta foge logo e quando agarra os meus bonecos de pelucia não os larga durante meia hora. Selhos tiro, atira-se a mim.

Não consigo ter o gato assim em casa porque não posso mais deixar os outros gatos na casa da minha mãe. O meu grande medo é que após a castração ele continue assim :cry: :cry: :cry: . Não posso!!!!!!!

O veterinário aconselhou a castração, mas por experiencia própria sei que pode não mudar de temperamento... e depois O QUE É QUE FAÇO?????

Miau
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta mar 26, 2003 2:07 pm

Uma coisa de cada vez.... ;)
Se o vet lhe aconselhou a castração, há que seguir o conselho e esperar!
Se os problemas continuarem então pensa-se nisso!

Não é razão para desesperar antes de tentar! :lol:

Boa sorte!
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

quarta mar 26, 2003 10:23 pm

Estou de acordo com Terry, uma coisa de cada vez e cada caso é um caso. Desejo-lhe que tenha tanta sorte como eu tive com os meus até agora (para a frente logo se verá).

;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 27, 2003 2:00 am

eu castrei o joão com 8 anos e correu tudo bem. ainda durou quase outro tanto. claro, que mansarrão e pachola como aquele já não se faz :D :D :D mas de vez em quando também lhe dava a verdasca e toca de bater na joana ;) ;) ;) enfim, casais :evil: :evil: :evil:

bom, o joão antes de ser castrado, era um pedófilo :o :o :o investia sobre as gatinhas bebés. já depois de ser castrado, andou durante muito tempo atrás das gatas. mas se o serafim que já foi castrado quase há um ano, continua a engraçar com o pinóquio.... o que se há-de fazer? :oops: :oops: :oops:
Responder

Voltar para “Gatos”