(in Jornal de Notícias) 16/02/2008
Menina atacada no Algarve já respira sozinha
A menina de 20 meses que anteontem foi atacada por um rottweiler, em Loulé, está estável e a evoluir favoravelmente - embora o seu estado ainda seja considerado grave. Continua internada na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Faro. Ontem foi-lhe retirado o ventilador e já respirava sozinha.
Ao que o JN apurou, as dentadas do cão provocaram-lhe ferimentos no crânio e na face. Eva Fernandes perdeu parte considerável do couro cabeludo e foi suturada numa bochecha com 20 pontos, além dos múltiplos cortes sofridos na zona da sobrancelha. Fonte hospitalar considerou prematuro avançar se a criança vai ficar com sequelas permanentes. "É muito cedo para avaliar. A bebé é muito nova, mas está a evoluir melhor do que esperávamos". Anteontem, Eva foi sujeita a uma intervenção executada em simultâneo por uma equipa de neurocirurgia e outra de cirurgia plástica.
A menina foi atacada no jardim da casa onde mora com os pais, um tio e a avó, no sítio da Soalheira. Aguardava que a avó a colocasse na cadeirinha do carro que a iria levar ao infantário, quando um dos três cães rottweiler da família a atacou. O animal foi dominado por André Fernandes, tio da criança, que garante que o cão "é dócil", sem nunca ter manifestado sinais de agressividade.
O cão, chamado Apolo, permanece no canil municipal de Faro. Os donos querem que seja abatido, mas a lei obriga a uma quarentena de pelo menos 15 dias. As reacções do cão vão ser avaliadas, além do rastreio de doenças como a raiva, cabendo a decisão final à Direcção-Geral de Veterinária. Marisa Rodrigues
(in Jornal de Notícias)
Cães perigosos
Lei considera sete raças perigosas
As raças ou cruzamentos potencialmente perigosos definidos na nossa legislação são sete cão de fila brasileiro, dogue argentino, pitbull terrier, rottweiler, staffordshire terrier americano, tosa inu e staffordshire bull terrier.
Deveres dos donos
Os detentores destes animais são obrigados a possuir uma licença emitida pela junta de freguesia da área residencial, ser maiores de idade, ter registo criminal limpo e fazer seguro de responsabilidade civil, cuja cobertura mínima é de 50 mil euros.
Circulação em espaços públicos
Os animais potencialmente perigosos não podem circular sozinhos na via pública. Há regras para o fazerem ser conduzidos por detentor maior de 16 anos; levar açaimo que não permita comer nem morder; estar seguro com trela até 1 metro, devidamente aplicada a coleira ou a peitoral.
O que acontece ao cão depois de um ataque?
A lei determina que os animais que "causem ofensas graves à integridade física de uma pessoa" sejam obrigatoriamente abatidos. Os cães agressores, mas que não causem ofensas graves à integridade física, podem ser obrigados a fazer "prova de socialização" ou treino de obediência.
Todo o cuidado é pouco...
Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.
Moderador: mcerqueira
Responder
1 mensagem
• Página 1 de 1
Ir para
- Arca de Noé Vivapets
- ↳ Fórum para os novos membros
- ↳ Arca de Noé Vivapets.com
- ↳ Animais de Estimação
- Adopção
- ↳ Animais para Adopção
- ↳ Animais Adoptados
- ↳ Pedidos e outros tópicos
- Animais
- ↳ Cães
- ↳ Gatos
- ↳ Aves
- ↳ Peixes
- ↳ Répteis e Anfíbios
- ↳ Exóticos
- ↳ Cavalos
- ↳ Animais de Quinta
- Fóruns de Raças
- ↳ American Pit Bull Terrier
- ↳ Arara
- ↳ Barbado da Terceira
- ↳ Basset Hound
- ↳ Beagle
- ↳ Betta Combatente
- ↳ Bouledogue Francês
- ↳ Boxer
- ↳ Bull Terrier
- ↳ Bulldog Inglês
- ↳ Bullmastiff
- ↳ Canário
- ↳ Caniche
- ↳ Cão da Pradaria
- ↳ Cão Da Serra Da Estrela
- ↳ Cão da Serra de Aires
- ↳ Cão de Água
- ↳ Cão Rafeiro
- ↳ Chihuahua
- ↳ Chinchila
- ↳ Cobra do Milho
- ↳ Cocker Spaniel Inglês
- ↳ Coelho
- ↳ Diamante Gould
- ↳ Dobermann
- ↳ Dogue Alemão
- ↳ Escorpião Imperador
- ↳ Esquilo de Richardson
- ↳ Furão
- ↳ Gecko Leopardo
- ↳ Gerbo Da Mongólia
- ↳ Golden Retriever
- ↳ Guppy
- ↳ Hamster
- ↳ Husky Siberiano
- ↳ Iguana Verde
- ↳ Lhasa Apso
- ↳ Maine Coon
- ↳ Ouriço
- ↳ Pastor Alemão
- ↳ Pastor Australiano
- ↳ Pequinês
- ↳ Perdigueiro Português
- ↳ Periquito
- ↳ Persa
- ↳ Porquinho Da Índia
- ↳ Pug
- ↳ Ratazana
- ↳ Retriever do Labrador
- ↳ Rottweiler
- ↳ Rouxinol do Japão
- ↳ Samoiedo
- ↳ São Bernardo
- ↳ Springer Spaniel Inglês
- ↳ Tarântula
- ↳ Tartaruga De Faces Rosadas
- ↳ Tartaruga Leopardo Africana
- ↳ Tartaruga Russa
- ↳ Terra Nova
- ↳ Vizsla
- ↳ Weimaraner
- ↳ Yorkshire Terrier
- ↳ American Staffordshire Terrier
- ↳ Chow Chow
- ↳ Bengal
- ↳ Catarina
- ↳ Formiga
- Vários
- ↳ Outros Tópicos
- ↳ Encontros e Eventos
- ↳ Direitos dos Animais
- Tópicos em moderação
- ↳ Moved