sem cio!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MERCI
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 3:44 pm

terça fev 19, 2008 11:08 am

olá bom dia a todos! eu tenho uma gatinha de raça persa que faz agora 1 ano no dia 24 de fevereiro. que eu me tenha apercebido até agora ela nunca teve cio! isto cousa-me muita admiração pois com esta idade já passa a ser adulta, e porque a Mimi a minha outra gatinha (mãe da ª) teve o primeiro cio com 8 meses e bem sinalizado.
entretanto comentei com o veterinário que me disse que ela o poderia ter tido sem que me apercebesse. fiquei um pouco receosa....
não que eu pense que possa ser nada grave pois o vet examinou-a e diz que está tudo conforme.
gostaria de saber se alguém ja passou por algo semelhante e o que pensam acerca disto.
obrigado desde já
carla
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça fev 19, 2008 11:19 am

Cada gata vive o cio à sua maneira... tem muita sorte em nao conseguir notar quando a sua gatinha tem cio. :wink:

Eu nunca tive gatas, mas alimento tres vadias. Duas têm cios bastante evidentes que perturbam o sono de todos os vizinhos. Mas a terceira é muito caladinha,´só sabemos que esta com o cio porque de vez em quando se roça muito...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
MERCI
Membro

terça fev 19, 2008 11:35 am

o que não é o caso da minha menina! não teve nenhuma alteração de comportamento.
então acha que ela já teve o cio e eu não me apercebi?
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

terça fev 19, 2008 11:59 am

Diz-se que as gatas persas costumam ter cio mais tarde e cada animal é diferente. Mas se o vet lhe disse que não havia nada de errado com a sua gatinha, então acho que não se deve preocupar.
A minha gata é Europeu comum e diz-se que costumam ter cio por volta dos 5/6 meses, mas ela já vai com 7 e também ainda não notei qualquer alteração comportamental nela. Cada animal tem o seu ritmo.
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

terça fev 19, 2008 12:24 pm

Os gatos de pêlo comprido, Persas, para ser mais exacta têm o cio bem mais tardio que os gatos de pêlo curto (que costuma ser por volta dos 6 meses).

O cio costuma aparecer por volta dos 12 meses, podendo em muitos casos chegar até aos 24 meses, quando atingem a maturidade :wink:

Creio não ter motivo para preocupação, ainda para mais se já foi consultada pelo veterinário e ao que tudo indica a gatinha está bem de saúde :wink:

http://www.catish.com.pt/

:arrow: no lado esquerdo seleccionar o separador "Dossier Gato"
:arrow: no centro da página, seleccionar "Sexualidade" no tópico Reprodução e Crescimento

Aqui poderá comprovar o que lhe disse e esclarecer outras dúvidas :wink:

Boa sorte com a sua gatinha :D
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
MERCI
Membro

quarta fev 20, 2008 10:24 am

muito obrigado por todas as vossas respostas. muito obrigado á Kyara, foi muito esclarecedor o site que me indicou.
carla
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quarta fev 20, 2008 12:02 pm

MERCI Escreveu:muito obrigado por todas as vossas respostas. muito obrigado á Kyara, foi muito esclarecedor o site que me indicou.
carla
De nada MERCI, espero ter podido ajudar :wink:

Boa sorte com a gatinha :)
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quinta fev 21, 2008 1:09 pm

As minhas gatas são rafeirinhas e posso dizer-lhe que uma só teve o cio aos 2 anos talvez pela mudança de casa que a desorientou e outra só começou á pouco tempo ou seja já com quase 2 anos. A vet nunca viu nada de anormal.
Acho que depende de gato para gato.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
MERCI
Membro

sexta fev 22, 2008 10:23 am

muito obrigado peleve, já percebi que pode ser assim pelo que li no site aue a kyara me indicou. só fiquei um pouco apreensiva porque com a minha outra gatinha, o cio apareceu aos 8 meses e todos os comentários que ouvi na arca me falavam de cio aos 5/6 meses.
mas de qualquer forma ja estou mais descansada.
muito obrigado a todos!
Responder

Voltar para “Gatos”