Aqui vai a história:
Por norma sou bastante cuidadoso com os objectos que deixo no chão ou à mão de semear, no entanto hoje, quando por acaso até tinha o terrário do dragão aberto tinha uma lata de carvão vegetal em pó aberta no chão. A lata era ainda alta e, por distração e preguiça deduzi que nem interessasse ao dragão, que, geralmente, quando sai do terrário vem ter comigo e faz bastante barulho. Desta vez foi diferente. Estava eu distraído a encher um recepiente com carvão quando, de repente, olho para o lado e deparo-me com uma 'criatura estranha' dentro da lata. As imagens falam por si:

Legenda: Esta última já depois do primeiro banho e ainda preto.
Este episódio pode, por um lado, ter piada, no entanto a história teria sido muito diferente se na lata estivesse por exemplo tinta ou acetona, em vez de carvão vegetal em pó. Por via das dúvidas estou bastante atento, em termos respiratórios parece estar bem, continua bastante activo e com o ritmo habitual, no que toca a audição e visão também parece bem, não tem tem as zonas expostas sujas e reage bem aos estímulos tanto auditivos como visuais, vamos agora ver no que toca a impactação, em princípio não será problema, uma vez que é carvão vegetal e em pó e ele tomou já banho, de qualquer forma nunca é demais prevenir. O interior da boca não está sujo e ele continua a aceitar comida, mas só descanso quando vir o presentinho ali, grande e mal cheiroso bem no meio do terrário.
Lado divertido da questão: descobri uma nova fase sem qualquer genética.

Lado real da questão: podia ter tido consequências graves, ainda pode vir a ter algumas. Estou agora de alarme a o primeiro sinal, veterinário com ele. Espero que sirva também de aviso a quem deixa os animais deambular pela casa, em particular dragões e iguanas que são conhecidos pela extrema curiosidade.