Quais as raças temperamentalmente compatíveis?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 14, 2002 12:33 pm

Ora viva a todos!

Gostaria de saber quais as raças que são compatíveis com os Chihuahuas
em termos de mútua convivência?

Agradeço desde já toda a vossa ajuda.

Obrigado
Ze Carlos
Elsa
Membro Veterano

quinta mar 14, 2002 4:07 pm

Olá Zita,

Sinceramente acho que qualquer raça é compatível, desde que sejam ensinados a conviver juntos. O caracter mais ou menos sociável de um cão não está só na raça, está também na educação e socialização que teve em cachorro. Também está no sexo, 2 machos ou 2 cadelas convivem pior que 2 cães de sexos diferentes. Mas isso não é regra, basta um pouco mais de atenção e educação, e ambos saberão entender-se.
Se o que o preocupa é a desporpoção de tamanho, isso geralmente até é favorável, visto que o grandalhão não se sentirá ameaçado pelo pequenote e as lutas hierárquicas não são frequentes ou mesmo inexistentes.
Eu acho que a sua pergunta faz mais sentido se perguntar às pessoas que tem chihuahuas ou a criadores, mas isso só lhe dá uns quantos casos, não se pode generalizar apartir deles, mas se isso o deixa mais descansado...
Eu também pensava que o meu husky, sendo um cão de matilha, se iria dar lindamente com qualquer cão... errado! A socialização aprende-se.
O chihuahua, tal como a maioria das raças pequenas, pode ser muito possessivo com os donos e ter constantes ataques de ciúme com o novo inquilino, seja este de que raça fôr. Por isso a atenção têm que ser mais reforçada e a introdução feita com muita sensibilidade. Terá por exemplo que dar festas a ambos, dar atenção a ambos, etc... O facto de se introduzir um cachorro também ajuda muito, pois geralmente os adultos não agridem cachorros com gravidade, e estes adquirem uma postura submissa o que atenua a tensão entre os dois.
Mas se mesmo assim, o seu chihuahua se mostrar demasiado agressivo pode sempre ir ao veterinário e este receitará fármacos que ajudarão na sua "boa disposição" fazendo-o aceitar mais fácilmente o novo cãozinho.

Boa sorte ;)
jpedro
Membro Júnior
Registado: domingo jan 13, 2002 3:11 pm

quinta mar 14, 2002 10:36 pm

Concordo com o que a Elsa diz, como exemplo de sociabilização posso falar de um caso que conheço: Dois Rottweiller, machos, com 1 ano de diferença que se dão lindamente! :)
Posso também "contar a história" de uma Serra da Estrela de 4 meses e uma cadela rafeira (tipo chihuahua) de 8 anos a dormir enroscadas uma na outra, quando está frio ;) .
Como vê é tudo uma questão de paciência do dono para "ensinar aos animais os melhores comportamentos.

Um abraço
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mar 15, 2002 10:20 am

Oi!

Existe aqui uma participante nos fóruns (misha) que tem um chihuahua com um pinscher miniatura. Ela poderá responder a esta questão muito melhor.
Se bem que são duas raças que não toleram outros cães (estou a falar do que leio nos livros), se conviverem desde pequenos não existe problema. Mas como não é este o caso...
Sei que resulta misturar um pinscher bebé com um dobermann, pois ele é tão pequeno que ninguém lhe liga nenhuma. Não tenho nenhuma experiência em colocar um cão grande bebé com um cão pequeno adulto. Repare que o cão grande irá brincar com o seu chihuahua, e este é capaz de não gostar nada de ver as patas do outro em cima dele. Embora o chihuahua não faça grande moça, pode magoar.
O melhor mesmo é outro cão do mesmo tamanho que o seu chihuahua... é a minha opinião claro... E neste caso, não creio haver problema, pois o bebé habitua-se ao adulto, e o adulto não fará mal ao bebé (como referiu a Elsa).
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

sexta mar 15, 2002 7:50 pm

“Biba” a todos!

Vou falar um pouco da minha experiência.
Sempre tive cães e desde que me recordo nunca tive problemas de maior, desde pastor alemão há 20 anos com caniches até hoje 1 rottie bébé com 3 rafeiros pequenos (mas não tanto como o chihuahua).
Naturalmente rosnadelas existem entre os mais velhos e o rottie e a cadela mais nova, mas logo acompanhadas de repreensão e tudo é levado na “boa”, mesmo com o gato.
i.e. os mais novos querem é brincadeira os mais velhos atenção. (8, 6, ½ ano e 3 meses)
Por ex. a cadela do meio quando estão todos juntos comigo, encosta-se a mim e rosna a qualquer um dos outros q se aproxime, mas nunca lhes abre a boca se estes se encostarem também.

Contudo nos primeiros dias após a chegada do novo elemento há sempre desconfiança por parte dos já residentes, mas até nas pessoas isto é natural....

Portanto creio que é uma questão de sociabilização e que percebam que só têm a ganhar se todos se derem bem independentemente da raça.

Saudações
Gil
Zita
Membro Veterano

sábado mar 16, 2002 9:35 pm

Desde já agradeço a todos a vossa contibuíção.

A razão desta pergunta é: tenho um casal de Chihuahuas que aprenderam a conviver um com o outro ainda bébés.

Quando começei a leva-los para pequenos passeios, lidavam normalente com os cães dos vizinhos.

No entanto, a partir aí dos 6/7 meses o macho começou a adoptar uma atitute de completa intolerância a qualquer cão que lhe apareça. A fêmea, por seu lado mais recatada, tomando coragem com a atitude do macho começou a seguir-lhe o exemplo.

Os dois ladram furiosamente a qualquer cão que se cruze na rua com eles.Quanto maiores mais ladram. O Mickey então dá ideia de querer atacar.

Como eu os levo sempre á trela, não os deixo chegar aos outros.

A reacção dos outros é muito variável. Ums ficam curiosos e tentam brincar, outros não lhes ligam nenhuma. Mas outros reagem mal.

Por vezes apanho sustos, pois aparecem-me cães sem trela, e tenho que pegar nos meus ao colo e levantá-los bem alto (eu não sou mesmo nada alta!).

Isto porque os grandes, mesmo na brincadeira já fizeram a Minnie dar uns mortais pelos ares, e eu tenho medo.

São demasiado destemidos para o tamanho que têem!!! Falta-lhes bom-senso!!

É verdade que os livros referem esta característica....

Uma vez quia comprar um Westie, mas o criador recomendou-me que não o fizesse se não queria ver os meus mortos!

Bom isto são só desabafos...

Sempre estou para ver a reacção do Mickey aos bébés que a Minnie vai ter...

Mais uma vez agradeço,

Luisa
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

domingo mar 17, 2002 6:53 pm

Ola a todos!
Concordo plenamente com a opiniao na elsa:todos os caes sao totalmente compativeis atraves da convivencia!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda mar 18, 2002 11:29 am

Oi Zita!

Os chihuahuas são assim mesmo. Pequeninos mas destemidos e determinados! Acredite que compreendo bem a sua situação pois o meu Spot gosta das mesmas coisas...
Responder

Voltar para “Cães”