ola!! Ajuda com ra bombina

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
xana20
Registado: domingo mar 16, 2008 11:32 am

domingo mar 16, 2008 10:36 pm

Bom dia, gostaria de saber se me poderiam ajudar com a minha ra bombina. Todas as informaçoes que consegui arranjar sao muito poucas, ,e nao sei muito bem como é que ela come, quais as condiçoes do terrario etc.

Atenciosamente,

Alexandra Pinto
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

domingo mar 23, 2008 11:22 am

Olá! Uma pergunta...já tens a rã ou vais comprar? so para confirmar..porque deverias ter te informado de tudinho antes de a adquirir..mas pronto..
Eu tenho 4 sapos bombinas e tenho-as num aquário feito por mim...com zonas secas e uma zona de água...
Só uma pequena correcção não são rãs ..são sapos como disse ali em cima..por isso preferem mais a zona seca..mas eu tenho no aquário 50/50.
O meu aquário foi feito com divisórias de vidro feitas a medida de modo a separar a terra da água...
Na zona na terra tenho humus como substracto e plantas (bromélias), na agua um tronco para subirem para a terra com anúbias.
Em reação à alimentação eu dou-lhes grilos...de vez em quando tenebrio(larvas) e larvas da cera...duas vezes por semana polvilho a comida com vitamina D3.
Não necessitam de qualquer aquecimento..pois dão-se bem entre temperaturas de 14ºC a 24ºC mais ou menos...eu mantenho sempre no meio
Há outra opção em relação ao aquoterrário...podes simplesmente por ums "tapperware" com agua e terra a volta com plantas..é mais fácil de limpar.
Eu tenho um filtro mas nem sempre meto a funcionar..elas gostam mais de águas paradas.
Espero ter ajudado...e já agora aconselho comprares mais uma bombina..elas gostam de amigos=) deixo uma foto do meu aquo.

Imagem
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

domingo mar 23, 2008 11:39 am

mto fixe o aquario, mas queria acrexentar uma coisa ao texto do sapos...
caso tenhas plantas vivas no terrario terás que utilizar uma lampada de uv's 5.0 para as plantas poderem fazer a fotosintese!!
:wink:

de resto acho que está tudo, proporcionar um esconderijo também sera bem aceite pelas ras..

ps: sempre ouvi chamar ras bombinas e nao sapos!!
Sapos
Membro Veterano

domingo mar 23, 2008 11:51 am

Não...são definitivamente sapos...pele rugosa e mais irregular que a das rãs...é a correcta designação apesar de ser conhecida como rã..
mas eu no aqua apenas uso a luz que veio com o aqua..que tem um expectro solar igual ao do sol..pelo que alimenta a s plantas em termos de luz...=)
Cumprimentos
Silente
Membro Veterano

domingo mar 23, 2008 12:00 pm

Bem depois de uma pequena pesquisa sobre diferencas de ras e sapos...encontrei as diferencas....

ora comecando pelas rãs:

As rãs em comparacao aos sapos sao muito mais pequenas rondando 5 cm (falando de especies europeias) de cor normalmente esverdeada...
tem a pele lustrosa, e olhos portuberantes...as ras tem o corpo esguio

uma foto de uma ra:

Imagem

Um sapo:

tem a pele muito mais rugosa, e é muito maior:

Imagem

espero ter esclarecido...

parece que afinal é rã bombina nao acham?
Sapos
Membro Veterano

domingo mar 23, 2008 12:33 pm

Ok..cada um designa como quizer..mas no meu curso aprendemos a chamar as coisas pelos nomes...e como custumo estudar com livros em inglês...o nome que dão é oriental fire bellied toad
Toad é sapo e frog é rã.
E com todos os colegas que já discuti esse tema..se chegou à conclusão que eram sapos.
O facto dos sapos serem grandes, maiores que as rãs não quer dizer nada pois o nosso sapinho de verrugas verdes é bem mais pequeno que a nossa rana perezzi, e é um sapo...
Mas pronto..não insisto mais..o mais comum é ver rã..mas eu prefiro falar como me ensinaram=) Se quizerem dar um olho no famoso principles of zoology veem o que eu vi.
pode ser visto este sapinho neste link, e ate tem certas parecenças com as bombinas.
http://www.amphibio.org/discussao/viewt ... f=35&t=320
Sapos
Membro Veterano

domingo mar 23, 2008 12:37 pm

Sapos Escreveu:Ok..cada um designa como quizer..mas no meu curso aprendemos a chamar as coisas pelos nomes...e como custumo estudar com livros em inglês...o nome que dão é oriental fire bellied toad
Toad é sapo e frog é rã.
E com todos os colegas que já discuti esse tema..se chegou à conclusão que eram sapos.
O facto dos sapos serem grandes, maiores que as rãs não quer dizer nada pois o nosso sapinho de verrugas verdes é bem mais pequeno que a nossa rana perezzi, e é um sapo...
Mas pronto..não insisto mais..o mais comum é ver rã..mas eu prefiro falar como me ensinaram=) Se quizerem dar um olho no famoso principles of zoology veem o que eu vi.
pode ser visto este sapinho neste link, e ate tem certas parecenças com as bombinas.
http://www.amphibio.org/discussao/viewt ... f=35&t=320
A rãs têm a pele lisa..os sapos rugosa..ora olhem para a pele de uma bombina..rugosa.
Mas pronto não quero discutir com ninguem=) é uma questão que nao me incomoda
Cumprimentos
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo mar 23, 2008 12:58 pm

São sapos...as lojas chamam râs...mas ja sabemos o que as lojas percebem dos animais que vendem ;)

Nas lojas da minha zona, chamam ás ratazanas, ratos especiais para pet e inssistem que não são ratazanas, porque as pessoas não aceitam tão bem o nome ratazana, neste caso das bombinas, na volta acham que sapo é um nome feio e rã é mais fofo e vende mais...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Silente
Membro Veterano

domingo mar 23, 2008 1:05 pm

pois la isso e verdade, mas sempre conheci-a como rã bombina alias no proprio amphibio.org esta la rã bombina!!
mas tudo bem quer sapo quer rã e um animal espectacular!! (nao querendo fugir ao assunto com esta afirmacao)
Sapos
Membro Veterano

domingo mar 23, 2008 1:28 pm

Sim , isso sem duvida que é verdade.=) adoro as minhas pequenotas
Responder

Voltar para “Exóticos”