Eutanásia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

segunda mar 31, 2008 10:51 pm

Olá a todos,

ha poucos dias tive uma situação muito complicada entre mãos e fiquei intrigada com certos pormenores e lembrei-me de aqui vir para ler a vossa opinião.
A situação foi a seguinte: eu alimento uma gata de rua e os filhos dela ( q até coloquei fotos no forum para adoptar) e há dias atrás eles apareceram na hora habitual (à noite)e com eles veio um gato preto e branco muito mal tratado ( magrissimo, cheio de fome, barriga inchada e com uma andar estranho descordenado). Eu assim q vi o animal cheio de fome dei-lhe comer e sem saber o q fazer mais deixo-o estar na esperança q ele voltasse no outro dia. Ñ voltou, só passados alguns dias é q ele voltou e voltei-lhe a dar comer e pensei em comprar-lhe desparazitante interno e externo pq estava cheio de pulga tb. Falei na situação na vet, e claro, disseram para o levar lá. Nisso tb já eu tinha pensado, mas... a vida está dificil e sei q elas ñ trabalham de graça :? Enfim, mas acabei por ir lá com o gato pq o pobre estava mesmo muito mal... :?
E acabei por ficar decepcionada com o atendimento, pq o gato teve q fazer um teste que no fim ñ resolveu nada, pq com teste ou sem teste o melhor que se podia fazer pelo animal era "pô-lo a dormir", que foi o que acabou por se fazer!! :(
Fiquei indignada pq levaram-me a fazer um teste, e a fazer sofrer ainda mais o gato, para um virus que pelos sintomas q ele apresentava era quase certo e no fim deu negativo, e depois tb ñ davam esperanças de vida ao animal pois poderia ter outros virus (tipo FIV, ...) tb eles mortais e ele estava bastante fraco, anémico,...
Depois disto tudo foi a conta que me apresentaram! :o
Eu ainda ñ paguei tudo pq ñ estava a espera de uma quantia tão elevada, e quando lá for, com a cabeça mais fria, vou tirar algumas duvidas, mas aproveito para vos perguntar se sabem o valor de uma ocisão (eutanásia). É que segundo o que me disseram, ñ pagava a consulta, mas paguei 35€ pela ocisão e mais 15€ de enterro!! Fora o preço do exame q ñ valeu de nada! :evil:
Alguem tem conhecimento sobre isto? :?

Peço desculpa pelo testamento mas era para conhecerem a história...
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda mar 31, 2008 11:02 pm

Os valores variam mas não são nada de mais pois os medicamentos usados para a eutanásia são caros e fácilmente se chega a esse valor só dos mesmos. Quanto à dita análise, sem a fazer nunca saberia se tinha essa patologia ou não, certo ?

Parabéns por ter ajudado essa gata.
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

segunda mar 31, 2008 11:26 pm

Olá CasadAnaval, sim sem fazer o teste ñ saberia se ele, gato, tinha o virus ou ñ. No fim, ñ tinha mas podia ter outros! No meu ver, foi desnecessario visto que o gato estava em muito mau estado!
Acho que cabia á vet ter sido sincera e fria para me dizer antes de fazer o teste que ele poderia ter N coisas, e que apesar de poder fazer tratamento poderia ñ sobreviver, coisa que só fez depois de saber o resultado do teste que deu negativo ao tal virus q suspeitava ter, e que pelos sintomas tudo indicava que fosse! :? Para alem de ñ gastar o dinheiro numa coisa que foi desnecessária, evitava o sofrimento que o gato passou para q conseguissem tirar sangue! :(
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

segunda abr 07, 2008 6:03 pm

Já sei que há quem me vá criticar mas é pena o gato ter sido eutanasiado só porque estava fraco, anémico e porque poderia ter um monte de virus.
É impressão minha ( talvez por não estar bem esclarecido ) ou a vet nem sequer quis tentar salvar esse gatinho colocando logo hipóteses de virus e mais nada???
Eu tenho uma gata Fiv e ninguém diz que ela vai morrer já embora tenha visto que a vet quase desistiu de a tratar só por isso mas azar o dela que eu teria ido a outro lado, também tive uma gata anémica á bem pouco tempo onde cada segundo contava e a qualquer momento poderia ser o fim mas ela salvou-se não num vet mas noutro. Ficou com problemas neurológicos mas está bem.
Não percebo certos vets, decidem pelo caminho mais fácil como se um animal de rua não merecesse uma oportunidade.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

segunda abr 07, 2008 6:48 pm

Concordo Peleve, à vets e vets, como à medicos e medicos. É pena a maior parte não passar de opurtunistas.
E já agr pergunto à forista que colocou o topico, onde é que a vet mandou enterrar o pobre bicho :o quando o meu Leo morreu eu paquei penso que na altura (vai fazer três anos) 6.50€ para que o cremassem.
MillaCouto
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm

segunda abr 07, 2008 7:05 pm

Não fazia a minima ideia que dava para cremar ... :o
Sei que há cemitérios para animais, mas poucos, e os que há nem sempre são acessiveis :roll:
Eduarda Couto
Suzana1
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 7:09 pm

Pois eu tb nao sabia :o Mas quando ele faleceu eu não sabia o que fazer pois não tenho quintal nem sitio nenhum onde pudesse enterra-lo e telefonei à vet dele, ela disse-me que o leva-se lá dentro de um saco preto :o é claro que eu nao fui capaz de pô-lo dentro de um saco, ele era especial demais para que eu conseguisse fazer-lhe isso. Então coloquei-o dentro da transportadora dele e levei-o. Foid as coisas que mais me custou, deixá-lo lá, mas tinha mesmo de ser :cry:
MillaCouto
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 7:13 pm

Imagino, deve ser horrivel :cry:
Mas então, não ficou com as cinzas ?
Eduarda Couto
Suzana1
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 7:15 pm

Não porque eles nao o fazem no momento, e eu estava tão trastornada que me vim embora sem a trasportadora e tudo. Depois fiquei a pensar, será que eles em vez de os cremarem levam-nos para uma inceneradora ou dão aos senhores do lixo que os levem?!?!?!?!??!?!É que eles também não me perguntaram se eu queria as cinzas.quando la for novamente pergunto :wink:
MillaCouto
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 7:17 pm

Sinceramente, não me admira nada que tenham feito isso :?
É melhor perguntar realmente ... :wink:
Eduarda Couto
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 07, 2008 7:38 pm

Boas.

Suzana,

É certo que os há... e de que maneira :wink: mas, a maioria dos Vets só fazem no animal aquilo a que o dono esteja disposto a que ele (Vet), deva fazer... já que o cliente nem sempre está disposto a pagar por determinados exames e tratamentos, especialmente aos animais de rua, infelizmente.

Sei de casos de gatos de rua e até de cães com muito mau aspecto, bem doentes, a serem tratados, independentemente dos custos, e que resultaram em enorme sucesso para o animal e satisfação para quem gastou o dinheiro, como foi o caso que a Peleve relatou... :wink:
MillaCouto Escreveu:Não fazia a minima ideia que dava para cremar ... :o
Sei que há cemitérios para animais, mas poucos, e os que há nem sempre são acessiveis :roll:
Cemitérios ou aterros? É que cemitérios, que eu saiba, só existe um que é no Jardim Zoológico de Lisboa e que me parece estar descontinuado.
É que muita gente confunde aterros com cemitérios.
Os aterros são, a maioria, privados mas com alvará para o efeito, mas sem "campas" apesar de terem talhões de cada vala comum, assinalada com datas, para controle deles, para controlo do tempo certo de espera... até novos enterros...!
MillaCouto Escreveu: Mas então, não ficou com as cinzas ?
Nem podia!
A “cremação” de animais não é individual. Fazem-no sempre que haja um número suficiente de animais.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

segunda abr 07, 2008 7:45 pm

Pode ser uma pergunta um bocadinho "estupida", mas já pensei nisto várias vezes (embora a kiara ainda não tenha 2 anos).
O que é que fazem com os vossos animais quando eles morrem? :(
Se tivesse um terreno meu seria muito mais fácil porque era sempre recordada e sabia onde ela estava...
Agora quem não tem nada disso... o que faz?
Existe cremação de animais? e pode-se ficar com as cinzas?
Que outras alternativas existem?
Suzana1
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 7:48 pm

Obrigada Leo!!!!Escuso de ir perguntar plas cinzas e fazer figura triste :D

Quanto aos vets, tem toda a razao, mas normalmente como eu plo menos não percebo nada de saude (eles sim estudarm para tal) deixo que eles façam o trabalho deles sem pôr os seus conhecimentos em causa. É claro que devia mas numa situação de "pânico" nós nem pensamos com clareza.
Talvez se existissem mais vets disponiveis no que trata a animais de rua, as pessoas não os atropelassem e fugissem por exemplo. É claro que não é desculpa para abandonar um animal necessitado à sua sorte, mas isso para pessoas como nós compaixão e compaixão por eles.

conheço muita gente que diz que se atropelar um animal (principalmente gato) que o deixa lá no mesmo sitio. Eu costumo dizer-lhe então para me chamarem :wink:
Suzana1
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 7:51 pm

susinha, se ler o tópico com atenção vai encontrar posts onde encontra essa informação.

Pode sim levar o seu animal ao vet para que posteriormente seja cremado.
Mas pelo que pode ler também no post da forista Leo, não pode ficar com as cinzas porque o animal em questão nao é cremado sozinho e sim juntamente com outros animais :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda abr 07, 2008 9:31 pm

A morte do animal de estimação... :(
Apesar de a minha Luzinha ter apenas um aninho e muitos mais pela frente (espero eu), isso é algo que me preocupa em muito :!:
Eu não a quero vir a enterrar num lugar qualquer sob o risco de lá irem mexer e desconhecia que nos vets eles enterravam ou cremavam :? Mas também não gostei de saber que eles esperam por um determinado número de animais para cremarem os bichinhos e que não podemos sequer ficar com as cinzas ou saber onde "descansa" o nosso amigo :| Isso é realmente muito triste :(
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”