há camaleões belíssimos, penso que são mesmo todos lindíssimos e não tenho preferencia.. mas é claro que tendo um calyptratus, gosto mais deste tipo! :p
sim, o que eles aconselham é ter um terrário todo em rede, pk mesmo precisando de certas humidades, a ventilação é muito mais importante dado que eles são propícios a dpenças respiratórias..
o que eu te digo é que desde que consigas manter uma boa forma de deixar entrar montes e montes de ar, tás safo. No meu terrário tive em testes montes de tempo, tem 130 cm de altura, 120 de largura e 55 de profundidade (o suficiente porque esta espécie nunca fica muito grande), e na base do plano frontal do terrário, ao longo dos 120 cm tenho uma caixa de ar com 30 cmd e altura. No topo do terrário, tenho as lâmpadas, mas não estão ao milimetro, o que também facilita mesmo a passagem do ar e nunca senti ar estagnado, e sempre tive bem as humidades, porque ao contrário do que disseste, a humidade deve andar entre 50% e 70% sendo que o ideal é nos 60%. Aqui no norte 60% é o regular :p
Acho que o calyptratus é a melhor escolha para primeiro camaleão. Tendo em conta que nunca se lhes deve andar a mecher e tal, a n ser que sejam eles a trepar para a mão ou assim, eles toleram aqueles errinhos, como temperaturas relativamente instáveis e humidades disparatadas dos primeiros tempos. (eles aguentam-se até 8ºC de temperatura por uns dias, só por aí...)
olha.. lê a caresheet que escrevi, penso que não terás muitas dúvidas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799
E se quiseres ver o terrário:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 09&start=0
PS. quanto à alimentação, eles comem tudo o que for insecto! cuidado com os venenosos, mas a partida também não lhe vais andar a dar vespões e essas coisas. Nem é tanto pela digestão, mas sim pelo processo de caça, apesar de eles geralmente atirarem para a cabeça..