Como evitar problemas com novos roedores??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

quarta abr 16, 2008 11:42 am

Eu ando com a ideia de aumentar as minhas familias de gerbos e de ratz mas tenho receio de que os meus animais residentes não aceitem os que vão entrar de novo.
Eu geralmente utilizo a técnica do territorio neutro, mas como nunca inseri animais de fora na minha familia de gerbos, pois os que tenho foram os que foram ficando. Não sei como é que eles irão reagir parante os novos elementos.
E já agora qual é a melhor tecnica a aplicar com as ratz?
Obrigada :D
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta abr 16, 2008 12:12 pm

Com as ratz não há qualquer técnica, excepto se houver uma fêmea entre vários machos, se não houver em norma as ratz aceitam muito bem outros companheiros, no entanto eu quando as junto vigio durante umas horas.

Quanto aos gerbos, aí é muito mais complicado, eu tive sempre uma técnica, uma gaiola dividida ao meio, ou 2 gaiolas é indiferente, dum lado os gerbos residentes, do outro os novos. Dia sim dia não mudava-os de local, ou seja trocava-os de gaiola, fazia isso durante uns dias quanto mais tempo melhor e a seguir juntava-os em território neutro. Em norma não havia problemas.
Normalmente os mais agressivos são as fêmeas, mesmo entre elas.
Há quem adopte o sistema da gaiola dividida com rede de modo a que se vão cheirando, eu desse gosto pouco, tive uma fêmea que até pelos intervalos da rede conseguiu morder.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
BrunoeJoana
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 12:29 pm

Em casa está tudo dividido por sexos para evitar excesso de ninhadas. Os gerbos que pretendo comprar é para serem colocados na divisão correspondente ao mesmo sexo. Tenho estado á espera de que os bébes que lá tenho crescessem um pouco mais para ver os sexos de modo a ver quais as cores que devo de comprar.
Um casal de brancos e um macho cinza vou comprar com toda a certeza :) E gostava de lá colocar outras variantes...
Em relação ás ratz, como já andava a desconfiar do comportamento delas... Optei por as colocar numa gaiola grandita com uma grade a servir de divisoria de modo a que não estranhem muito a ausencia do outro. Assim estão em contacto, mas sem correr o risco de ter surpresas :wink:
Kitten a sua técnica também pode ser aplicada aos ww?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta abr 16, 2008 12:35 pm

Presumo que pode ser aplicada a qualquer roedor, também se aplica nos chins, mas sinceramente eu de hamsters percebo muuito pouco ou quase nada mesmo, sei o básico.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
BrunoeJoana
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 1:54 pm

Eu em relação as chin já tenho um pouco de receio, pois pelo o que eu leio ainda são piores do que os gerbos no que toca a roer. E isso já é um problema para mim, uma vez que estou decidida a acabar com as gaiolas tradicionais cá em casa e é muito complicado se me roem os viveiros...
tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

quarta abr 16, 2008 2:08 pm

sim a técnica da gaiola dividida em dois ou o território neutro tambem resultam nos hamsters eu já experimentei com os meus ... tÊm é de tar sempre sobre vigilancia ...se vê que eles já se dão bem então ai pode ficar descansada ..

cumps

AC
BrunoeJoana
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 2:16 pm

O problema que eu tenho com os ww é mesmo a diferença significativa de tamanhos. Os meus 2 ww mais velhos são de tamanho xxl e os meus outros 3 são de tamanho s :) E em vez de eles estarem a ocupar 2 divisões queria coloca los na mesma, uma vez que cada divisão tem espaço para os 5 andarem á vontade...
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

quinta abr 17, 2008 2:46 am

As femeas campbells, e os machos de campbells e winter-white sao faceis de se manterem em grupos dos respectivos sexos.. Mas em regra as w-w femeas sao mais territoriais e por vezes é bastante dificil ter duas juntas.. quando ja sao ambas adultas.

Essas tecnicas que ja referiram podem ser aplicadas aos hamsters.
BrunoeJoana
Membro Veterano

quinta abr 17, 2008 8:21 am

Aqui em casa tenho 4 w w e 1 campbell. Todos machos. Mas o que me faz confusãoo é mais a diferênça de tamanho entre eles... Tenho sempre receio de que os maiores aleijem os mais pequenos. Já os coloquei na mesma divisão mas com uma grade a separar.Agora é esperar para ver...
Responder

Voltar para “Exóticos”