Princípios da Aquariofilia de Água Doce

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
regal
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 11:58 am

quarta abr 16, 2008 11:59 am

Não queria deixar de partilhar convosco alguma da experiência que tenho nesta matéria e acho que será muito útil para quem quer entrar neste interessante hobby.

Assim, deixarei aqui, os princípios que eu acho como mais importantes para defender os nossos animais, neste caso, os peixes de água doce (fria ou quente):

1º - Saber que água vai usar, quais os parâmetros da água, principalmente, PH!

2º - Saber que peixes se dão na água que se vai usar! Escolher, de preferência, uma espécie predominante;

3º - Saber qual a litragem adequada à espécie escolhida e qual o tamanho do cardume que se pretende ter;

4º - Adquirir um aquário com capacidade superior em 33% ao indicado para o cardume (prevendo que poderá haver aumento da população do cardume);

5º - Preparar o filtro (interno, externo, sump, Diy, etc) com parte mecânica, biológica e, eventualmente, química;

6º - Colocar o filtro a ciclar adicionando bactérias de ciclagem (à venda nas lojas da especialidade);

7º - Adquirir um pack de testes de água, nomeadamente, Amónia e Nitritos (NO2) (eventualmente, NO3);

8º - Aguardar pela Ciclagem da água... como? Resposta: Para uma água tratada iniciar o Ciclo é necessário "poluí-la" para haver libertação de Amónia, fazemos adicionando à água, por exemplo, comida dos nossos peixes. Libertada a Amónia, um Grupo das nossas bactérias irão dar início à transformação dessa Amónia em Nitritos (NO2) e, posteriormente, um outro Grupo dará início à transformação dos Nitritos em Nitratos (NO3). Estes Nitratos só serão eliminados através de plantas, que os consomem, ou através das tão "apregoadas" TPAs (Trocas Parciais de Água), que na minha opinião deverão ser feitas várias vezes em pequenas quantidades, ou seja, em vez de 50% uma vez por semana, fazer 10% x 5 vezes por semana! O Ciclo está feito quando, através dos testes mencionados no nº 7, não houver vestígios de Amónia e quando os vestígios de NO2 forem muito, mas muito, pequenos (o ideal será 0)!

Pronto, em cima estarão as regras básicas da aquariofilia. A partir daqui é uma questão de técnica individual!

Se houver dúvidas, coloquem no Tópico que alguém há-de responder!

Disponham e interajam no tópico para o tornar realmente útil!
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sábado abr 19, 2008 7:46 pm

Para os novos aquaristas é recomendado ler isto umas 5 vezes :lol:

Bom trabalho :)
Responder

Voltar para “Peixes”