Os melhores amigos contra as alergias

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

terça abr 29, 2008 2:04 pm

Para todos aqueles que têm receio de ter animais domésticos porque têm crianças em casa, não tenham. Muito pelo contrário, a presença de animais até é benéfico. :)
As crianças que tenham animais domésticos, como cães e gatos, tornam-se menos susceptíveis de desenvolver doenças respiratórias, conclui um estudo cientifico.
In Expresso
SoniaAlmeida
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 12:55 pm

terça abr 29, 2008 2:52 pm

Mihoshi
Para todos aqueles que têm receio de ter animais domésticos porque têm crianças em casa, não tenham. Muito pelo contrário, a presença de animais até é benéfico.

Citação:
As crianças que tenham animais domésticos, como cães e gatos, tornam-se menos susceptíveis de desenvolver doenças respiratórias, conclui um estudo cientifico.

In Expresso
Sim mas cada caso é um caso. Depende muito do sistema da criança!
Mas nunca deixa de ser boa esta convivência!!!!

Eu, por exemplo, desde os meus primeiros anos de vida que me foi diagnosticado asma brônquica e algumas alergias...uma delas (entre muitas) era a gatos, mais propriamente ao pêlo...mas ao crecer...e eu cresci com eles, existiram sempre gatos no quintal da minha avó e eu passava lá as férias e fins-de-semana,...a certa altura os meus pais bem que tentavam tirar-me do quintal dos meus avós para não ter ataques mas era impossivel e mais tarde numa revisão de exames a alergia a gatos (pelo) havia desaparecido.

Coincidência? :roll: não :!: pelo que o médico explicou, ao conviver com eles ganhei mais imunidade, acabando por fortalecer o meu sistema e as alergias foram-se.

Quando levei a minha kikas para casa já não tinha qualquer alergias a estes bichinhos de 4 patas....mas qd voltei a fazer exames (os dos pontinhos nos braços e de sangue) depois de a gatita estar la por casa...acusou alergia á caspa de gato...e a pobrezita tem caspa e sempre teve.
Eu ainda tenho a alergia, a kikas ainda tem a dita caspa, e somos felicissimas uma com a outra. nunca tive problemas por causa disso...e ela até dorme comigo....claro que é preciso ter cuidados entre animais e crianças...mas nada de grave.

O meu irmão de 5 anos que o diga....a kikas ja existia antes dele nascer...e qd nasceu ela continuou connosco...e ele não tem quaisquer problemas....até gosta de a assustar!

Sorte ou não, eu cá não sei...pode ser que esta alergia ainda desapareça...ou ja tenha desaparecido e não sei...

Acho que os bichinhos até podem fazer bem! Fisica e mentalmente!

Sónia Almeida
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta abr 30, 2008 9:03 pm

Estudo alemão conclui
Os melhores amigos contra as alergias
12:01 | Terça-feira, 29 de Abr de 2008

Os melhores amigos contra as alergias Cão de Água

Afinal, ter em casa animais com pelos, como cães e gatos, pode ser benéfico para bebés e crianças, indica um novo estudo alemão publicado na edição de Maio do 'European Respiratory Journal'. Os investigadores concluíram que as crianças que coabitam com esse tipo de animais são menos susceptíveis de desenvolver doenças respiratórias.

A questão das vantagens, em termos de protecção contra alergias, do contacto desde tenra idade com um animal doméstico com pelos (cão ou gato) tem sido levantada ao longo dos anos sem que tenham surgido respostas definitivas.

A equipa dirigida por Joachim Heinrich, do Helmholtz Zentrum, de Munique, seguiu desde o nascimento e até aos seis anos cerca de 9.000 crianças já incluídas em dois estudos alemães de investigações sobre alergias.

Os investigadores submeteram os pais a questionários muito completos e fizeram análises de sangue a mais de 3.000 crianças para procurar anticorpos específicos de uma "sensibilização alérgica", uma resposta imunitária diferente de uma alergia declarada.

Os cientistas constataram que a posse de um cão durante a primeira infância não estava associada "a uma sensibilização específica aos pelos de cão", sendo que "a presença de um cão em casa estava claramente associada a uma taxa significativamente mais fraca de sensibilização aos pólenes e às alergias inaladas".

O efeito protector não foi observado em crianças que contactavam regularmente com cães, mas que não os tinham em casa.

Os investigadores também não encontraram correlação entre ter um cão (uma família em dez) ou contactar com eles regularmente e o desenvolvimento de doenças ou sintomas alérgicos (asma, eczema, rinite alérgica).

Os autores do estudo abstêm-se no entanto de recomendar aos pais a aquisição de um cão por não conhecerem ainda claramente o mecanismo explicativo dos resultados encontrados.

Segundo Joachim Heinrich, a protecção poderá ser indirecta, nomeadamente pela forte exposição dos pequenos donos de cães a um certo número de germes que os seus companheiros de quatro patas recolhem no exterior e trazem para casa nos pelos. A exposição precoce a múltiplos agentes infecciosos poderia assim estimular a maturação do sistema imunitário.

Para verificar se esta influência benéfica sobre a sensibilização aos alergenos respiratórios se mantém ao longo da vida, os investigadores prevêem fazer novas análises quando as crianças incluídas no estudo chegarem aos 10 anos.
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stori ... ies/306377
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

quinta mai 01, 2008 12:48 pm

SoniaAlmeida,

Compreendo a sua situação. Também eu tinha alergias quando era mais nova, andava sempre com a pele numa desgraça. Em casa tudo tinha que ser aspirado e nada de alcatifas, tapetes, etc. Aos 6 anos comecei a ter animais de estimação. As alergias mantiveram-se, mas a resposta que dantes era exagerada agora é quase imperceptível. :)
E ainda existe o benefício psicológico da companhia que os animais de estimação nos proporcionam... :wink: a brincadeira e o facto de que, mesmo que não haja ninguém em casa, nunca se está verdadeiramente sozinha(o).
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”