90 litros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
cicica
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quarta abr 23, 2008 9:50 pm

segunda mai 05, 2008 5:06 pm

posso meter num aquario de 90 litros ciclideos africanos? e bocas de fogo e se forem uma mistura de ciclideos papagaios com nigrofasciatus-sao muito grandes?
cicica
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quarta abr 23, 2008 9:50 pm

segunda mai 05, 2008 5:07 pm

sao papagaios selvagens!
Megred
Membro Veterano
Mensagens: 424
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

segunda mai 05, 2008 7:01 pm

Dos ciclidios africanos que conheço nenhum deles podes por num aquário de 90 litros , ou devido a estes necessitarem de estar em pares , ou porque é muito pequeno.
Auratus (Melanochromis auratus)
- Ciclídeo Jóia (Hemichromis bimaculatus)
- Electric Yellow Labido (Labidochromis caeruleus)
- Kribensis (Pelvicachromis pulcher)
- Neolamprologus Brevis (Neolamprologus brevis)
- Neolamprologus Brichardi (Neolamprologus brichardi)
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

terça mai 06, 2008 8:05 am

Boca de Fogo e Nigrofasciatum são Americanos e os Papagaios são de criação não existem exemplares selvagens.

Tens uma revista de aquariofilia em Portugal que é a Bioaquaria que num dos numeros do ano passado fala de um aquário mais ou menos do tamanho do teu com plecostomus e Oscares. Assim possivel é, recomendavel não.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

quarta mai 07, 2008 1:10 pm

Boas,
É verdade. os papagaio são uma espécie criada por cruzamento de outras espécies. Se forem "selvagens" será apenas porque alguém os soltou na Natureza :) .

Já que falamos de ciclídeos americanos, para essa capacidade de água podes pensar em Apistogrammas.
São ciclídeos anões que não te causarão grandes problemas nesse volume de água mas em pequeno número.
Exemplo: Apistogramma Cacatuoides. Não ultrapassa 7-9 cms.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

quinta mai 08, 2008 8:19 am

Existe outros exemplares mais vulgares de encontrar como os ramirezis e suas variadades
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quinta mai 08, 2008 10:57 am

Em 90 litros tens milhares de opções...

Só não te aconselho a colocar incubadores bucais (precisam de um pouco mais de espaço), nem ciclideos muito grandes...de resto:

Queres colocar um casal sozinho? Preferes uma comunidade com não ciclideos? Queres colocar 2 espécies?

Se preferes 2 espécies de ciclideos, torna-se complicado e tudo depende do comprimento do aquário. Quanto tem de comprimento?

Se queres um casal sozinho, a maioria das espécies que formam casal podem estar num aqua de 90 litros...desde que não se trate de peixes muito grandes

A pergunta inicial refere-se a ciclideos africanos, portanto podes optar por qualquer rock dweller ou conchicula do tanganyika (géneros lamprologus, neolamprologus, julidochromis, variabilichromis...etc etc etc), ou grande parte dos ciclideos da africa ocidental - géneros hemichromis, pelvicachromis, steatocranus, nanochromis...etc etc etc

Escolhe uma espécie e está feito!

Se queres um aquário comunitário, com um casal de ciclideos, aí podes eventualmente optar pelas espécies que já referiram aqui - apistogrammas, microgeophagus ramirezi, pelvicachromis...etc - apenas tens de ter algum cuidado quando começarem a reproduzir, pois tornam-se um pouco mais agressivos e territoriais...
cicica
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quarta abr 23, 2008 9:50 pm

sexta mai 09, 2008 2:36 pm

comprimento de 80 cm,mas nao podem ser ciclideos do lago tanganica uns amarelos e compridos
cicica
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quarta abr 23, 2008 9:50 pm

sexta mai 09, 2008 7:05 pm

e um frontosa?
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

sexta mai 09, 2008 11:46 pm

80cm é pequeno para colocares 2 espécies.

Tanganyika...laranjas...suponha que sejam Lamprologus leleupi. Sim, é uma boa escolha, podes colocar 4 ou mesmo 6 e aguardar que formem casais. Quando começarem a acasalar, convém deixar apenas um casal.
Se conseguires comprar um casal adulto, melhor ainda...

Frontosas??!?! Mas tens noção de que peixe se trata? Afirmei acima que incubadores bucais aí não...e tu vais escolher logo um dos maiores!! :lol: :lol:

Mas preferes um aquário so de ciclideos, ou com mais espécies?
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sexta mai 09, 2008 11:47 pm

cicica Escreveu:e um frontosa?
Cyphotilapia Frontosa: pode atingir 30 cms. :o
Não me parece :)
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alvini
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 08, 2008 8:43 pm

segunda jun 09, 2008 1:24 pm

eu aconselho, mas isto sou eu que sou louco por esta espécie, Aulonocara stuartgranti Ngara. podes por um casal num aqua de 100l, portanto 90 é aceitável, penso eu.
o peixe em causa é este do meu avatar e há várias colorações, azuis, azuis ob (orange blotched) etc.
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

terça jun 10, 2008 12:22 am

Aulonocara stuartgranti Ngara. podes por um casal num aqua de 100l, portanto 90 é aceitável, penso eu.
o peixe em causa é este do meu avatar e há várias colorações, azuis, azuis ob (orange blotched)
Ngara só existe uma coloração - azul no topo..castanho avermelhado em baixo. Qualquer outra coloração pertencerá sempre a outra população de stuartgranti.

Eu aconselho sempre um trio nos incubadores bucais africanos, excepto os que formam casal (xenotilapias, por exemplo, onde convém ter um grupo grande) ou os de cardume (ciprychromis, por exemplo, onde também convém haver muitos individuos) para a fêmea não ser sempre perseguida pelo macho. Aliás, o ideal será sempre umas 4 femeas por cada macho...mas em 90 litros parece-me curto para qualquer espécie de incubador bucal.
Responder

Voltar para “Peixes”