Qual a idade recomendada para a esterilização de uma gata?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am
Adoptei uma gatinha que actualmente tem mês e meio. Será que alguem me pode dizer com que idade é que a devo de levar ao vet para ser esterilizada?É que vai ser chato para nós e para os vizinhos termos de que ouvir a aflição da gata quando for a altura do cio. Obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!
Deve esterilizá-la a partir dos 5/6 meses (de preferência ainda antes do primeiro cio).
Ela vai sentir um pequeno desconforto após a cirurgia mas maioria dos animais regressam à sua actividade normal entre 24 a 72 horas.
Eu por acaso sempre tive sorte com as minhas meninas, nenhuma delas quando está com o cio é incomoda!!
Ficam super normais!!
Ela vai sentir um pequeno desconforto após a cirurgia mas maioria dos animais regressam à sua actividade normal entre 24 a 72 horas.
Eu por acaso sempre tive sorte com as minhas meninas, nenhuma delas quando está com o cio é incomoda!!

Ficam super normais!!
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like A Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p> Bernard Williams</p>
<p> Bernard Williams</p>
-
- Membro Veterano
O meu receio com o cio é mesmo por causa de ela nos deixar dormir á noite, tambem tenho um menino em idade escolar e porque tenho um vizinho com problemas graves de saude e não gostava de o incomodar.
Pode ser que eu tenha sorte e ela seja calminha, mas prefiro não arriscar.
Pode ser que eu tenha sorte e ela seja calminha, mas prefiro não arriscar.
Eu tive uma gata muito independente, meia "brava" corria feita louca, trepava para cima da TV e do armário da sala, dava saltos altíssimos, e só se chegava a nós quando queria mimos (o que era raro) mas ela era linda de morrer, esperta e eu adorava-a loucamente. Nunca fui muito com a ideia de esterelizar animais, então como ela não saía de casa não pensei sequer nessa possíbilidade. Mas quando lhe chegou o primeiro cio, bem, nem imaginam
, ela berrava desalmadamente, o pior é que depois ela passou a gritar mês sim mês não. Era impossível ter a bichinha assim num apartamento, então resolvi ir ao vet. Salvei-lhe a vida! Segundo me disse o Vet ela tinha uma malformação raríssima, as trombas ligadas uma a outra, sem saída para o útero e com uma infecção monstruosa, mais umas semanas e aquila teria arrebentado matando a minha Faísca com certeza.
Tudo isto para dizer que na minha família somos contra a esterelização sistemática dos animais (temos 2 cadelas que nunca esterelizamos e nunca emprenharam apesar de passearem na rua, e uma delas até cresceu com um cão) mas se não acha possível ter a bichinha em casa sem a esterelizar então trate disso, antes isso do que a abandonar mais tarde porque os vizinhos se queixam.
Felicidades para si e a gatinha.
Isabel "Zabou"

Tudo isto para dizer que na minha família somos contra a esterelização sistemática dos animais (temos 2 cadelas que nunca esterelizamos e nunca emprenharam apesar de passearem na rua, e uma delas até cresceu com um cão) mas se não acha possível ter a bichinha em casa sem a esterelizar então trate disso, antes isso do que a abandonar mais tarde porque os vizinhos se queixam.
Felicidades para si e a gatinha.
Isabel "Zabou"
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am
As vantagens da esterilização são mais que muitas, inclusívamente para a própria gata. Em primeiro lugar, deveremos pensar sempre no bem estar dos animais e pensarmos nas vantagens para eles. A optar pela esterilização estará a reduzir a probabilidade de ela contraír doenças a nível de útero e mesmo, na minha opinião, o stress provocado pelos ciclos constantes de cio.
Evitará, como todos sabemos, ninhadas não desejadas e doenças sexualmente transmissíveis entre gatos.
A esterilização, por norma, é efectuada a partir dos 5 meses de idade, pois é aconselhavel antes do primeiro cio, para impedir a primeira "descarga" hormonal da gata.
Para nós donos, acaba-se com as noites mal dormidas e a surpresa de passarmos de donos de uma gata para 6 ou 7
.
Evitará, como todos sabemos, ninhadas não desejadas e doenças sexualmente transmissíveis entre gatos.
A esterilização, por norma, é efectuada a partir dos 5 meses de idade, pois é aconselhavel antes do primeiro cio, para impedir a primeira "descarga" hormonal da gata.
Para nós donos, acaba-se com as noites mal dormidas e a surpresa de passarmos de donos de uma gata para 6 ou 7

<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p> Hebbel, Christian</p>
-
- Membro Veterano
A minha duvida era mesmo de a esterilização deveria ser efectuada ants ou depois do 1º cio. É que já falei com 2 vets e cada 1 disse uma coisa. Eu prefiro antes a opinião de alguém que tenha experiência própria. Eu apartir de agora vou ter muitas duvidas no que toca a ela, pois nunca tive um gato e nem nunca me passou pela ideia de vir a ter. Fui para ir ver de uma para uma colega e acabei por trazer tambem uma para mim 
Abandona-la está completamente fora de questão, por isso é que prefiro informar me de modo a evitar futuros problemas. Já viram o que era se eu abandonasse todos os animais que eu tenho em casa
Tendo em conta que a sua grande maioria são roedores
Mas antes em casa de uma marinheira de 1ª viagem do que num canil/gatil.

Abandona-la está completamente fora de questão, por isso é que prefiro informar me de modo a evitar futuros problemas. Já viram o que era se eu abandonasse todos os animais que eu tenho em casa

Mas antes em casa de uma marinheira de 1ª viagem do que num canil/gatil.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Por vezes, em gatas de que não se saiba a sua data de nascimento, é difícil avaliar a idade certa para se prevêr uma esterilização baseada em idade...! Além do mais, há gatas precoces que chegam a ter o primeiro cio logo após os 4 meses de idade!!!! Já me aconteceu em duas!!!Cats3Dogs Escreveu:Deve esterilizá-la a partir dos 5/6 meses (de preferência ainda antes do primeiro cio).
O peso do animal, pode determinar que um Vet ache que a fêmea está pronta para poder aguentar uma castração sem ter que se basear na idade...!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Pelo que me disseram na Feira de adopção a minha Sasha nasceu em março. Não me souberam dizer o dia ao certo, por isso tenho-a registado a 15, pois é o dia de anos da minha mãe. Disseram-me que já lhe tinham feito a desparasitação interna e recomendaram me que aguentasse uns dias antes de lhe dar as vacinas.
-
- Membro Veterano
Então, faça um cálculo... baseda na informação que tem e atente-se logo após os 4 meses da gatinha em não a deixar sair à rua nem estar perto de machos não castrados, porque o pior pode acontecer!!!
Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Eu não tenho por habito deixar os meus animais á solta na rua, para alem de eles terem espaço em casa o meu cão ainda é novo e nem o vet recomenda que ele ande muito na rua. Moro num prédio baixo e já estavamos a ponderar a colocação de uma rede nas janelas da cozinha para evitar que o gato do vizinho de cima se lembrasse de visitar os meus ratitos e agora essa ideia vai mesmo para a frente para evitar que o outro entre ou que ela se escape. A ideia desde o inicio que passa por esterelizar a Sasha. Obrigada a todos e vou prestar atenção a todos os sinais 

-
- Membro Veterano
Se todos pensassem assim, este "Mundo" dos animais, andava seguramente bem melhor!!! Os meus parabéns pela forma adulta e responsável...
Boa sorte com a gatinha,
Leo

Boa sorte com a gatinha,
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am
A questão da esterilização aos 4 meses já é comum em muitos países, nomeadamente nos EUA e Inglaterra. Não se tem verificado nenhum inconveniente para as gatas. Mas, por cá, ainda existem veterinários que não acham prudente realizar-se a esterilização com essa idade. Uma das razões mais apontada, é o facto de acharem que a nível neurologico, com essa idade, uma gata ainda não se encontra suficientemente desenvolvida e daí poderem sofrer mazelas devido à anestesia.
Não sei se esta questão terá realmente algum fundamento, pois não sou da área, simplesmente foi uma questão que coloquei à minha vet. Ela partilha da opinião, que a esterilização poderá ser efectuada a partir dos 4 meses principalmente se for uma gata que tenha acesso à rua. No caso da minha gata, que ainda é muito mini (também só tem mês e meio), deverá ser esterilizada aos 5 meses, pois se sair à mãe, aos 4 meses não me parece que venha a ter o peso ideial para ser submetida à cirurgia.
Não sei se esta questão terá realmente algum fundamento, pois não sou da área, simplesmente foi uma questão que coloquei à minha vet. Ela partilha da opinião, que a esterilização poderá ser efectuada a partir dos 4 meses principalmente se for uma gata que tenha acesso à rua. No caso da minha gata, que ainda é muito mini (também só tem mês e meio), deverá ser esterilizada aos 5 meses, pois se sair à mãe, aos 4 meses não me parece que venha a ter o peso ideial para ser submetida à cirurgia.
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm
não esquecer a incontinência 

<p> </p>
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org/portal ... spx</a></p>
<p><a href="http://www.naturlink.pt/">http://www.naturlink.pt/</a> </p>
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org/portal ... spx</a></p>
<p><a href="http://www.naturlink.pt/">http://www.naturlink.pt/</a> </p>