duvida (chinchila)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
demonn
Registado: domingo mai 18, 2008 11:37 am

domingo mai 18, 2008 11:49 am

Boas pessoal, tenhu uma chinchila macho a cerca de 1 mes e hoje exprimentei dar-lhe um bocado de uma nespera...ele adorou...só que não sei se lhe faz mal ou não :? ...
Alguem me sabe dizer as frutas que lhe posso dar, para alem da maça...?
Cumprimentos pra todos :wink:
demonn
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

domingo mai 18, 2008 12:36 pm

demonn Escreveu:Boas pessoal, tenhu uma chinchila macho a cerca de 1 mes e hoje exprimentei dar-lhe um bocado de uma nespera...ele adorou...só que não sei se lhe faz mal ou não :? ...
Alguem me sabe dizer as frutas que lhe posso dar, para alem da maça...?
Cumprimentos pra todos :wink:
demonn
Olá!
Esta é uma questão muito simples para mim, mas controversa para outros!
No que diz respeito a frutas / chinchilas, eu não dou nada mais para além de maçã ou pêra, mas com muitas reservas. Qualquer uma delas só dou um pequeno pedacinho (tamanho de uma amêndoa sem casca) e apenas uma vez por semana, alternadamente.
Há que ter muito cuidado com os "frescos" que damos às nossas chinchilas.
Eu não daria às minhas nem uma pontinha de qualquer coisa que não conheça muito bem qual vai ser o resultado.
Há uma regra de ouro, que diz: se não sabes se podes dar, o melhor é não dares mesmo.
Pode haver o risco de ser venenoso para o animal e a experiência sai cara.
E nenhum animal sente a falta de um extra que não conhece.
Todas as minhas têm a sua "guloseima diária" que são próprias para elas e nunca se deram mal. Só as crias, até atingirem os 2 meses, não provam uma única guloseima. Estas apenas têm à disposição, a ração, a água, o feno e com alguma frequência cubos de alfafa para roerem.
A chinchila não é um animal de difícil manutenção, mas temos de respeitar o seu sistema disgestivo sensível.

Boa sorte.
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo mai 18, 2008 3:56 pm

Eu não dou qualquer tipo de fruta às minhas chins. Se dou alguma guloseima, escolho aveia, bolbos de rosa canina partidos (meio bolbo a cada uma), coisas desse género... elas adoram e representam muito menos perigos para elas do que a fruta, que pode destabilizar o sistema digestivo. Em relação a frutos, e para além do que já foi dito pela Aymara, não se deve dar qualquer citrino ou qualquer fruto que tenha caroço - nêsperas, alperces, pêssegos, manga, etc.
Responder

Voltar para “Exóticos”