O Rabo da minha Iguana ficou preto! O que faço?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
diogolp
Registado: sexta mai 09, 2008 1:17 am

sexta mai 23, 2008 11:57 pm

Estou com outro problema!
Em um dos banhos de Sol que dou em minha Iguana um passarinho bicou o rabo dela e arrancou um pequeno pedaço (apenas a escama que recobre a parte de cima), mas após uns 3 dias começou a ficar preto, eu com medo de que piorasse coloquei remédio (kolagenase, para cicatrização em humanos), porém piorou quando eu tirei após 1 dia o local estava totalmente preto e após 1 hora aparte em direção a ponta, em seguida a "parte preta" começou a subir pelo rabo dela, e o rabo ficava parecendo um galho seco. Então eu me disisperei e fui ao veterinario e ele disse que não sabia o que fazer e que era melhor "aputar" a parte grangrenada . Quando ele cortou não saiu sangue, ela não sentiu dor e não fez nada, apenas ficou parada como se nada tivesse acontecido. O tamanho "amputado" foi de +- 2cm, o que corresponde a +- 1/4 do rabo dela, tendo em vista que ela é nova.

Por isso eu venho aqui pedir ajuda de vocês e para que me orientem:

:?: O rabo cresce novamente?
:?: Isso ocasiona algum transtorno para a vida dela?
:?: Como devo proceder nessa situação?
:?: O que passo para que essa "parte preta" pare de aumentar, caso ocorra novamente?
:?: Por que ocorreu isso?
:?: Pode ter sido por causa daquela bactéria, que também da no cachorro, que vai comendo e o animal tem que tomar antibiótico e amputar a parte lesada? caso sim, qual o antibiótico e a dosagem (ela tem cerca de 5 cm de corpo (sem cauda) e +- uns 10~20g(não tenho muita idéia))?

Desde já Grato e Espero que possam me ajudar.
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sábado mai 24, 2008 2:58 am

quanto à regenaração da cauda, está dependente de vários factores:

- idade do animal;
- condições em que ele vive;
- alimentação;
- percentagem de cauda lesada;

quanto à idade, quanto mais novo for o animal, menor é o seu tamanho, logo menor será a área lesada.

relativamente às condições, referem-se ao ambiente em que ele vive. se é esterlizado, se o animal tem acesso a uma boa dosagem de UVB's, temperaturas e percentagens de húmidade correctas e constantes.

a sua alimentação tem que ser o mais variada possível, pois o seu corpo vai necessitar de uma "dose extra" de todos os nutrientes, pois vai usá-los para regenerar a parte que perdeu. aconselho-te nesta altura a acrescentares um suplemento vitamínico em todas as saladas.

quanto à percentagem de cauda lesada, quanto maior ela for, mais tempo necessitará de ser regenerada. a coloração da parte regenerada será igual à da zona em que ela foi danificada.

quanto a medicações e tratamentos, terá que ser um veterinário a responder-te a isso. aqui não é o local mais indicado para procurares informações deste tipo.

-

aconselho-te também a reveres o espaço em que ela vive, pois se a ferida gangrenou, possívelmente o espaço em que ela vive não está esterlizado o suficiente. e se a queres mantê-la no exterior, pensa em montares-lhe uma gaiola, ou então compra uma. para além de te manter o animal numa zona "controlada", proteje-o dos animais que poderão caçá-lo..

ficas com uns exemplos:

• do Native
Imagem

• esta é a que eu tenho
Imagem
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”