Interesse mais um companheiro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

_sugo_
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm
Localização: 2 Canitos: 1Setter Irlandês, 1Cocker Spaniel

terça abr 22, 2003 9:39 am

Bom dia,

como ja e do conhecimento de alguns eu tenho um setter irlandes de 6anos e ja ha algum tempo que procuro um companheiro para ele, de certa forma. Ja ha muitos anos demonstro uma enorme paixao pelos cockers spaniels e como tal gostava imenso de ter um. O problema e que nao sei se o meu setter o iria aceitar facilmente... e outra duvida que frequentemente questiono e se seria melhor um cao ou uma cadela...

O que acham de tudo isto?

desculpem a falta de assentos mas estou com problemas no teclado

Cumprimentos
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

terça abr 22, 2003 9:51 am

Olá,

Pois, em relação a essa questão, acho que só a convivencia é que irá dizer qualquer coisa.... o seu cão até pode ser um doce com outros cães, mas quando colocar um em casa, pode ficar muito ciumento....

Na minha modesta opinião, pos meus cães adaptaram-se muito bem um ao ouro, mas são da mesma raça (cocker)...já com a rott, eles não se dão tão bem.... e só a toleram mais porque ela é uma menina...

Quanto ao facto de ser cão/cadela, tem de ponderar se tem sitio para os separar quando ela estiver com o cio (não vei querer cruzamentos malucos, pois não?) ... de resto as cadelas costumam dar-se bem com os outros cães...

Se precisar de dicas sobre cockers (lá estou eu a puxar a brasa à minha sardinha) diga qq coisa....

beijinhos,

sandra
_sugo_
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm
Localização: 2 Canitos: 1Setter Irlandês, 1Cocker Spaniel

terça abr 22, 2003 10:13 am

Sandra,

sei que o facto de ter uma cadela cocker traz vantagens e desvantagens, tal como tudo. Caes do mesmo sexo tem mais tendencia para lutar, ou seja, caes do sexo oposto provavelmente admitem mais "coisas" um ao outro. Por outro lado isso de separar a femea do macho na altura do cio nao podera ser uma causa de ciume para um dos dois? E por isso que tenho bastantes duvidas quanto ao sexo do novo canito.
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

terça abr 22, 2003 10:27 am

Olá Sugo
Com efeito dois cães machos pode trazer alguns problemas de definição de hierarquias.Tudo depende do carácter mais ou menos dominante que cada um tiver.No caso de uma cadela em princípio esse problema é minimizado mas há o problema de quando ela estiver com cio.Aí terá mesmo que os manter separados a não ser que queira alguns cruzamentos "aberrantes" tipo "cocketters". Prepare-se ,contudo, para mesmo estando separados o seu cão ter alguns comportamentos aluados :) na altura do cio da cadela.

Saudações
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

terça abr 22, 2003 10:41 am

Sugo, bom dia e bem vindo,

Quanto ao seu problema, eu acho que não o é. Pois pode sempre aquirir uma fêmea e esterilizá-la antes do primeiro cio. Assim não tem problemas com hierarquias nem filhotes indesejados! Dar-se-ão bem, de certeza, basta ter cuidado com os primeiros tempos, nos quais se vão conhecer e definir espaços/territórios para cada um.

Boa sorte com o seu novo membro da família! ;)
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

terça abr 22, 2003 10:46 am

Olá

Isso pode ser um problema. Por aquilo que já ouvi aqui dizer se for um macho e uma femea pode não haver tantos problemas como se forem dois machos. O que não quer dizer que não haja problemas. Por isso dou-lhe um conselho. Veja se tem condições para poder ter os dois cães separados pelo menos nos primeiros tempos... eu já vi aqui de tudo... cães que se davam super bem independentemente de serem dois machos e duas fémeas e o meu caso pessoal em que não podiamos deixar juntos os nossos cães nem virar costas por uns minutos se não o meu Zorba abocanhava o pastor alemão bébé do meu agora ex namorado.

Cheguei a colocar aqui vários tópicos sobre esse tema pois já não sabia o que havia de fazer... o problema acabou por se resolver por si próprio :o :o com a separação dos respectivos donos... 8) 8) 8) mas enfim...

Isto foi só um alerta porque pode não ser fácil.

Beijinhos e lambidoskas

Rita e Zorba 8)
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

terça abr 22, 2003 12:00 pm

Olá Sugo,

Bem, já tinhamos falado neste assunto anteriormente, no entanto, aqui vai a minha opinião:

Como tu tão bem sabes, os setter's irlandeses na sua generalidade são cães muito doces, meigos e brincalhões...enfim, umas autênticas melgas!!
E como tal, apreciam uma boa companhia para partilhar as suas brincadeiras ;) .

É verdade que o teu cão já é bem adulto e está habituado a estar sozinho, mas julgo que irá apreciar a companhia de outro elemento da mesma espécie.
Em todo o caso, julgo que será preferivel adquirires uma fémea, em virtude de na maior parte dos casos os machos conviverem melhor com estas do que com machos. Atenção!!! Eu disse na maior parte dos casos...

Pela experiência que tenho, o meu Berg costuma dár-se bem com todos os cães, à excepção de nalgumas ocasiões, quando está no seu território com a Sasha por perto, não gostar muito da presença de outros machos e por vezes brigar com eles.

Quanto a cadelas, não me lembro de nenhuma situação de conflito. Tive lá em casa uma cadela adulta que recolhi da rua e nenhum dos meus cães teve problemas com a sua presença.
É claro, que tudo isto é um pouco subjectivo e depende da sociabilização que os animais têm com os outros.

Quando a Sasha está com cio, costumo separá-los e nunca notei qualquer ciúme por causa disso. Nessa altura, a Sasha ficou dentro de casa e o Berg no quintal; à noite trocávamos durante um bom bocado, o Berg dentro de casa para receber muitos mimos e atenções e a Sasha no quintal, para arejar um pouco e fazer o seu papel de guarda a que está habituada. Na hora de dormir, fazemos rotatividade: o Berg na garagem e a Sasha no nosso quarto e vice-versa.

Contúdo, a separação deles foi dolorosa para os dois, visto estarem muito habituados a estarem juntos...por isso, vou esterilizar a Sasha por forma a evitar todo este tipo de inconvenientes.

Saudações,
Filipa 8)
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça abr 22, 2003 12:52 pm

Porque não uma cadelinha esterilizada ?
Não conheço (não quer dizer que não haja) nenhum caso de agressão quando existe um par macho/femêa.
É a opção mais segura, a meu ver.
acsp
Membro
Mensagens: 95
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

terça abr 22, 2003 1:13 pm

Eu conheço um caso de agressão macho/fêmea: o meu...
A bem dizer fêmea/macho, pois quem atacava era sempre a minha cadela, ele limitava-se a defender-se. Mas era um caso em que ela era (note-se era) a "dona" da casa. Agora passados 4 meses de convivência já ficam juntos sozinhos o dia todo e não há confrontos, nem sequer arrufos, esses só mesmo na presença dos donos devido a ciumeira momentânea.

Na altura também me disseram que como eram macho/fêmea a coisa resolvia-se, pois se fossem do mesmo sexo seria mais complicado... Não sei...

Pondere bem, se o seu único problema for relativo aos cios, isso resolve-se esterilizando a cadela, o que lhe trará logo uma série de benefícios, mesmo ao nível de dimuição do risco da cadela vir a ter uma série de problemas.

Dou-lhe só um conselho no caso de decidir arranjar um novo companheiro(a) para o seu cão: apresente-os em território neutro. Não introduza logo o elemento estranho no território já adquirido do seu cão e veja como ele se comporta.

Vai ver que tudo se resolve, é preciso é querer! ;)

Ana
_sugo_
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm
Localização: 2 Canitos: 1Setter Irlandês, 1Cocker Spaniel

terça abr 22, 2003 5:53 pm

ola.

Obrigado a todos! Eu hoje fui falar com a veterinaria do meu Jardel e ela disse que em principio nao havera problema arranjar um macho, porque como o meu Jardel e muito meigo nao se importara de deixar o outro ser o dominante e ele o dominado. Disse tambem que nao podia ter um cocker spaniel dourado porque eles sao muito mau feitio e ai poderiam ocorrer serios problemas...

Obrigado a todos!!!

Cumprimentos
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

terça abr 22, 2003 6:02 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:03 am, editado 1 vez no total.
_sugo_
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm
Localização: 2 Canitos: 1Setter Irlandês, 1Cocker Spaniel

terça abr 22, 2003 6:09 pm

Sealords por acaso e uma ganda vet!

Ele diz a regra e como sempre nao ha regra sem excepcao
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

terça abr 22, 2003 6:54 pm

Ó Sugo
Sem querer desfazer se calhar são mais as excepções que as regras ou se quisermos por a frase de outra forma " não há excepção sem regra".
Cá para mim a SeaLords ficou foi estarrecida com tanta sabedoria :).

Saudações
Nuria
Membro Veterano
Mensagens: 468
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça abr 22, 2003 7:29 pm

_sugo_ Escreveu: Eu hoje fui falar com a veterinaria do meu Jardel e ela disse que em principio nao havera problema arranjar um macho, porque como o meu Jardel e muito meigo nao se importara de deixar o outro ser o dominante e ele o dominado.
:o :o
É o que eu digo, há vets que é só mesmo para assuntos de saúde(e mesmo assim..)
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta abr 23, 2003 9:07 am

Olá

Às tantas esse veterinário está habituado a lidar apenas com whippets. :lol:
De facto, não tenho conhecimento de quaisquer incompatibilidades entre cães do mesmo sexo dentro da raça whippet. Definem a hierarquia entre eles, mas de forma "civilizada". Quer dizer, conversam uns com os outros e combinam entre si quem manda mais. E pronto, ficam grandes amigos.
Este comportamento não se verifica apenas em relação aos meus três cães. Por exemplo, as três cadelas whippet dos meus vizinhos também são assim. Feitios de família...
Só uma única vez assisti a uma grande sarrabulhada entre duas delas.
Bom... mulheres... :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”