aquario novo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
darkrise
Membro
Mensagens: 52
Registado: quarta abr 09, 2008 11:24 pm

quinta jun 12, 2008 10:27 pm

ola,

estou com um projecto na cabeça que e de fazer um aqua dividido a meio e dum ladu tinha peixes de ph acido e do outo de ph alcalino

que acham da ideia??

nao sei se devo fazer assim e entao resolvi vir aqui perguntar o que achavam...

tenho outos projectos para alem deste e que se n acharem bem a este eu vou apresentando aqui aos poucos

fiquem bem :wink:
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quinta jun 12, 2008 10:48 pm

E porque não água salgada de um lado...e água doce do outro? :o

Que necessidade tens para fazeres esse projecto? Que peixes querias colocar em cada lado?

Acho uma ideia sem grande lógica...
darkrise
Membro
Mensagens: 52
Registado: quarta abr 09, 2008 11:24 pm

quinta jun 12, 2008 10:55 pm

como sou inexperiente um aqua de agua salgada seria muito arriscado. como tanto adoro os peixes de ph acido e de ph alcalino e nao queria ter de optar e tambem para nao ter muitos aquas em casa tive esta ideia de junta los..

fiquem bem
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quinta jun 12, 2008 10:59 pm

Mas tas a falar de que peixes??

Tirando pouquissimas excepções, a maioria dos peixes adapta-se a viver perfeitamente em pH neutro...
darkrise
Membro
Mensagens: 52
Registado: quarta abr 09, 2008 11:24 pm

quinta jun 12, 2008 11:04 pm

estou a pensar em meter escalares de um lado e discus nu outo...

que achas??
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quinta jun 12, 2008 11:32 pm

E porque não hás-de mantê-los juntos?

São ambos oriundos das mesmas águas, ácidas, não vejo porque separá-los.
Aliás, os discus orientais (criados em singapura, malásia, hong-kong...) estão ambientados a pH neutro. Já os alemães...são criados em pH de 7,5. :o

Há quem não goste de os juntar pois os escalares poderão dominar sobre os discus e impedi-los de comer. Também são mais territoriais e poderão stressar os discus de alguma forma.

Não te esqueças que tanto discus como escalares podem ficar do tamanho de um prato. Se preferires escalares altum (Pterophyllum altum), terás de ter um aquário bastante "altum" :lol: , pois atingem quase 30cm de altura.
Com isto quero dizer que, se dividires o aquário ao meio, lembra-te que são peixes que gostam de muito espaço...
Megred
Membro Veterano
Mensagens: 424
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sexta jun 13, 2008 12:52 am

Se és inexperiente na aquariofilia meteres-te em discos é um bocado arriscado muito por causa do preço e por são um bocadito sensiveis , mas tu é que sabes. Se queres discos e sendo um inexperiente eu aconselhava a um aquário não dividido e um aquário não comunitário.

Que tamanho tem o aqua ?
alvini
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 08, 2008 8:43 pm

sexta jun 13, 2008 1:07 am

se me permites a sugestão eu faria assim:
de um lado, ciclideos africanos, m´bunas logicamente, pois são na maioria herbivoros e gostam de água alcalina e dura com poucas plantas pois eles devoram-nas
do outro ciclideos americanos, carnivoros e não necessitam de uma água tão alcalina podendo também ter plantas.
ficava um aqua lindo
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 13, 2008 8:25 pm

Os escalares dão-se perfeitamente com os discus e suportam o mesmo pH, eu mantenho ambas as espécies a 6.4 e estão óptimos.

Para primeiro projecto de aquariofilia não recomendo mesmo nada os discos porque são os peixes mais caros de água doce e é preciso algum cuidado na sua manutenção que a maioria dos outros peixes não exige. Um descuido pode significar um grande desgosto e um grande prejuízo. Também não recomendo ter discus em aquas com menos de 200 litros, é difícil estabilizar as condições ideais num aqua mais pequeno.
Eu iniciei-me nos discus há 6 meses e neste espaço de tempo perdi 2, um com a doença do buraco na cabeça outro morreu de fome ao ser banido pelos outros. Neste momento tenho 6 exemplares que convivem com 3 escalares já muito grandes que foram introduzidos no aqua quando eram bastante pequenos. Também tenho lá um cardume de cardinais, outro de pinguins, umas 7 coridoras, 5 botias palhaço e um pleco.

Mas já agora explica-nos melhor como pretendes fazer essa separação e de que volume de água / tamanho de aqua estamos a falar. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

darkrise
Membro
Mensagens: 52
Registado: quarta abr 09, 2008 11:24 pm

sexta jun 13, 2008 11:11 pm

um aqua de 200x50x60
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

sexta jun 13, 2008 11:56 pm

Boas

Antes mais, tens noção do equipamento necessário para um aqua desse tamanho? Olha que são 600 litros...

cumprimentos.
areisdeus
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sexta jun 06, 2008 11:07 pm

sábado jun 14, 2008 12:06 pm

Se dividires um aquário desse tamanho em 2 provavelmente arrependes-te, porque perdes a possibilidade de teres os peixes à vontade.

Num aquário de 2 metros com peixes territoriais (conchículas do Tanganyika, por exemplo), os peixes que vivem num lado do aquário nem sabem como é o aquário no lado oposto. Isto é o mais próximo da liberdade que se pode ter num aquário.
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

segunda jun 16, 2008 9:00 am

Já tens o aquário? Se não e queres ter dois ambientes diferentes, monta dois aquários.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”