Cães perigosos/Potencialmente perigosos - URGENTE!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Carinna
Membro
Registado: sexta mar 14, 2008 8:39 pm

segunda jul 07, 2008 4:39 pm

Boa tarde! :D

Numa visita com o Thug (Rottweiler) à veterinária, fomos interrogados pela mesma o porquê de o Thug estar registado na Junta de Freguesia com a classificação H (cão perigoso), visto nunca ter atacado nenhum ser humano ou animal, e por isso mesmo deveria ter a classificação G (cão potencialmente perigoso). É a primeira vez que a Vet vê um cão com tal classificação, e já recebeu Pitt's e Rott's na clínica. A polícia vendo o cão com esta classificação pode embirrar e arranjar-nos problemas.

Resolvemos então, voltar à Junta de freguesia e confrontá-los com esta Classificação na licença. Pois bem, indo contra as nossas informações e da Vet, mostraram-nos um folheto com as várias categorias...

" (...) G- Cão potencialmente perigoso;
H- Cão perigoso. (...)

São considerados cães perigosos:
(portaria n.º422/2004 de 24/Abril de 2004)

- Cão de fila brasileiro;
- Dogue Argentino;
- Pit Bull terrier;
- Rottweiller;
- Staffordshire terrier americano;
- Staffordshire bull terrier;
- Tosa inu."

Conclusão:
- A licença não foi alterada de Classificação H para G!
- O meu Rottweiler é considerado um cão PERIGOSO nunca tendo atacado qualquer alma viva!
- Fui mordida por ciúmes por um Caniche e a sua categoria continua a ser A (Companhia).

Até ao dia de hoje a informação que tinha era que, o meu Rottweiler era um cão potencialmente perigoso, só sendo considerado perigoso a partir do dia em que mordesse ou atacasse algum animal ou ser humano...

Afinal, quem está certo e errado? Esclarecimentos, por favor...
Obrigada :wink: :wink: :wink:
tpfernandes
Membro
Registado: sexta jun 20, 2008 12:39 pm

segunda jul 07, 2008 5:05 pm

Pelo que tenho lido e do que entendo, um rot pertence às 7 magnificas, considerando Potencialmente Perigoso, morda ou não alguem.

Passa a cão perigoso, um cão que esteja registado em qualquer outra categoria que não PP, que morda alguém.

Um PP é e sempre será registado como um PP, mordendo alguem continua a ser PP..

No meu entender, Potencialmente Perigoso é considerado mais perigoso que Cão Perigoso, logo, não tem lógica depois de ter mordido a alguém, passar a Perigoso.
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

segunda jul 07, 2008 6:08 pm

tpfernandes Escreveu:No meu entender, Potencialmente Perigoso é considerado mais perigoso que Cão Perigoso, logo, não tem lógica depois de ter mordido a alguém, passar a Perigoso.
tpfernandes, quanto à lei não posso dar o meu contributo, pois não estou suficientemente informada, no entanto as expressões "Potencialmente Perigoso", vulgo PP, ou "Perigoso", dizem tudo...

Neste caso é uma questão de português...

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, "Potencial" significa " possível mas ainda não concretizado; virtual".

Ou seja, o animal PODERÁ vir a ser considerado perigoso, caso demonstre comportamentos que possam vir a atribuir essa denominação...

No caso de ser considerado "Perigoso", já se está a atribuir um atributo que é "ser perigoso", ou seja, há confirmação de que o animal é MESMO perigoso, tendo demonstrado um comportamento nesse sentido :|

Quanto ao caso aqui apresentado, realmente não entendo como o animal foi denominado taxativamente de "Perigoso", não tendo no entanto dado nenhum contributo para tal :roll:

Tal como disse, da lei sei pouco e também não sei como estas denominações são aplicadas, mas quanto a mim, parece-me bastante desadequado e ao mesmo tempo preocupante, pois afinal de contas, o que importa é o que diz no seu registo e não o que os donos consideram que ele seja :(
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jul 07, 2008 6:14 pm

Boa tarde,
Eu não sei o que lhe mostraram na Junta de Freguesia, mas o que diz a Portaria 422/2004 é isto:
http://portal.min-agricultura.pt/portal ... rt_422.pdf

Este link é para o ministério da agricultura, responsável pela Portaria em questão. Por isso nessa Junta ou são ignorantes da Lei ou são simplesmente parvos, porque as raças contantes da lista definem os animais como potencialmente perigosos, e não como perigosos.

Já agora é lerem também o DECRETO LEI 312/2003 - artº 2º no que se refere à definição de animal perigoso e a definição de potencialmente perigoso.
É absurdo como as entidades que têm a responsabilidade das coisas, não sabem minmamente como funcionam! Imprima a legislação que iniquei, leve-a consigo, vá à Junta e EXIJA a correcção! Obviamente não é a mesma coisa.
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

segunda jul 07, 2008 6:51 pm

Caso não retfiquem, leve uma cópia do decreto lei e confronte-os com isso.

Está na altura de eu renovar as licenças das minhas e vamos lá ver a pérola que me vai sair :roll:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
Carinna
Membro
Registado: sexta mar 14, 2008 8:39 pm

segunda jul 07, 2008 9:26 pm

Amiguinhos, amanhã vou à Junta de Freguesia com a cópia dos documentos indicados pelo PauloC1... Vou exigir a correcção da licença do Thug na hora, e se não o fizerem imediatamente solicitarei o Livro de Reclamações. Continuo a pesquisar informações em sites de outras Juntas de Freguesia, e penso seriamente enviar esta situação escandalosa, e este gravíssimo erro de interpretação de gente POTENCIALMENTE inteligente para o "Nós Por Cá" da Sic!
tpfernandes
Membro

segunda jul 07, 2008 10:21 pm

Kyaraa Escreveu: Neste caso é uma questão de português...

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, "Potencial" significa " possível mas ainda não concretizado; virtual".

Ou seja, o animal PODERÁ vir a ser considerado perigoso, caso demonstre comportamentos que possam vir a atribuir essa denominação...

No caso de ser considerado "Perigoso", já se está a atribuir um atributo que é "ser perigoso", ou seja, há confirmação de que o animal é MESMO perigoso, tendo demonstrado um comportamento nesse sentido :|
Era nisso que estava em dúvida quando dei a minha opinião.. :wink:

Obrigado pela correcção.. 8)
suhhh
Membro Júnior
Registado: domingo abr 20, 2008 11:02 pm

segunda jul 07, 2008 10:39 pm

bem eu nao percebendo muito de leis, para mim, na minha opiniao, nao ha caes perigosos, ou se os há, sao os donos que os fazem ser assim ;)
nao sou muito apologista dessa atribuição de características, mas se o seu canito nunca mordeu ninguem, entao, espero que consiga que a sua atribuição seja modificada ;)

"o cao, o melhor amigo do homem, SEMPRE"
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

segunda jul 07, 2008 10:55 pm

tpfernandes Escreveu:Obrigado pela correcção.. 8)
Não foi explicação, mas um esclarecimento apenas :wink:

Quanto à ideia de levar esta situação ao "Nós por Cá", parece-me bem...
Creio que não devemos calar o que consideramos incorrecto e os meios de comunicação social têm um peso muito grande na "mudança de atitudes" :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
teka89
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2008 10:08 pm

segunda jul 07, 2008 11:41 pm

Sinceramente acho q nao é ma ideia levar isso a SIC, porque ninguem tem o direito de por um "rotulo" ao seu thug a dizer q é PP, sendo ele como descreve meigo. Espero q consiga resolver isso. :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 07, 2008 11:46 pm

tpfernandes Escreveu:Um PP é e sempre será registado como um PP, mordendo alguem continua a ser PP..
Errado. Passa de potencialmente a efectivamente perigoso... :|

Carinna, faça com que rectifiquem isso...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

terça jul 08, 2008 1:19 am

teka89 Escreveu:Sinceramente acho q nao é ma ideia levar isso a SIC, porque ninguem tem o direito de por um "rotulo" ao seu thug a dizer q é PP, sendo ele como descreve meigo. Espero q consiga resolver isso. :wink:
Mas ainda acreditam que a comunicação social ajuda, só divulgam o que lhes convém, e no caso dos cães, foi apenas para tentarem acabar com a frase, " O melhor amigo do homem", transformando no inverso, agora quem pagou com isso, não foram apenas 7 raças, mas sim quase todas. Pessoalmente não acho, que consigam levar isso à Sic ou a outro canal televisivo. Mas não custa tentar. Boa sorte.
<strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong>- A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados. Mahatma Gandhi</strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong>
tpfernandes
Membro

terça jul 08, 2008 8:55 am

dinodane Escreveu:
tpfernandes Escreveu:Um PP é e sempre será registado como um PP, mordendo alguem continua a ser PP..

Se ler mais acima, já me fizeram a correcção... :roll:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 08, 2008 10:30 am

tpfernandes Escreveu:
dinodane Escreveu:

Se ler mais acima, já me fizeram a correcção... :roll:
onde?? :o
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Nokitas22
Membro
Registado: sexta abr 20, 2007 12:35 pm

terça jul 08, 2008 10:49 am

teka89 Escreveu:Sinceramente acho q nao é ma ideia levar isso a SIC, porque ninguem tem o direito de por um "rotulo" ao seu thug a dizer q é PP, sendo ele como descreve meigo. Espero q consiga resolver isso. :wink:
percebeu alguma coisa do topico?
não esta aqui em causa ir para a sic dizer que o rot é meigo e que por isso não é PP se já esta mais que decidido que essa raça são considerados cães PP.....o que esta em causa é o terem colocado na licença do cão a classificação de cão perigoso em vez de cão potencialmente perigoso! :wink:

Voltar para “Cães”