Chocolate
Moderador: mcerqueira
-
pedrojga
- Membro
- Registado: domingo mai 07, 2006 12:22 pm
Sancho: Bouledogue Francês
Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.
Hoje comprei uns bom-bons especiais para cães mas estou indeciso se lhes dou ou não. Comprei pois pensei que sendo para cão não fariam pior que qualquer outra guloseima. No entanto agora estive a ler os ingredientes e tem derivados de leite, açucar e cacau. Será que não fazem mesmo mal aos cães?
Hoje comprei uns bom-bons especiais para cães mas estou indeciso se lhes dou ou não. Comprei pois pensei que sendo para cão não fariam pior que qualquer outra guloseima. No entanto agora estive a ler os ingredientes e tem derivados de leite, açucar e cacau. Será que não fazem mesmo mal aos cães?
-
Romena8
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
- Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)
Pois é :S... eu se fosse a si não dava. não é por as coisas serem para cães que não lhes vão fazer mal, até porque os supermercados estão cheios de coisas que lhes fazem mal (friskies, pedigree, etc, etc... :S).pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.
Mas um melhor seria aconselhar-se com um veterinário
<strong>Kátia</strong>
se calhar devia ser mais especifica no que é que pode fazer mal aos cães que se vende em supermercados e que seja desta marca...porque então ha produtos que se vendem nos vets que são desta marca e segundo a forista fazem mal aos cãesRomena8 Escreveu:Pois é :S... eu se fosse a si não dava. não é por as coisas serem para cães que não lhes vão fazer mal, até porque os supermercados estão cheios de coisas que lhes fazem mal (friskies, pedigree, etc, etc... :S).pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.
Mas um melhor seria aconselhar-se com um veterinário.
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
o componente presente no chocolate, e que é tóxico para os cães é a tribumina! se os bon bons não teem esse componente e a quantidade de leite, açucar e cacau não for excessiva não há problema de dar essas guloseimas ao cão!pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.
-
Romena8
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
- Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)
Que eu conheça pedigree e frikies não ha no veterinario ( pelo menos acho eu).Nokitas22 Escreveu:se calhar devia ser mais especifica no que é que pode fazer mal aos cães que se vende em supermercados e que seja desta marca...porque então ha produtos que se vendem nos vets que são desta marca e segundo a forista fazem mal aos cãesRomena8 Escreveu:Pois é :S... eu se fosse a si não dava. não é por as coisas serem para cães que não lhes vão fazer mal, até porque os supermercados estão cheios de coisas que lhes fazem mal (friskies, pedigree, etc, etc... :S).pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.
...
A purina é que sim há nos 2 sitios(embora eu ache que alguma dessas ou msm as 2 sejam da purina), mas de qualquer forma a composição da purina nos supermercados é diferente da dos veterinários (sendo a dos veterinarios a melhor claro;). Mas como não tenho a certeza dos produtos também não ia inventar ne?
O que eu li e o que os veterinários me disseram também foi que a comida para animais dos supermercados não são boas para os animais. eles falaram no geral, não especificaram.
<strong>Kátia</strong>
-
TheGreatDane
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Teobrominaomega2 Escreveu:o componente presente no chocolate, e que é tóxico para os cães é a tribumina! se os bon bons não teem esse componente e a quantidade de leite, açucar e cacau não for excessiva não há problema de dar essas guloseimas ao cão!pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
A ingestão de chocolate representa um problema especial já que, além do elevadíssimo teor calórico, contém uma substância, denominada teobromina (do grupo da cafeína), que ao ser tóxica para o fígado canino, pode levá-lo à morte se em doses superiores a 100mg/kg. Ou seja para um cão de 10 kg terá de ingerir 63 kg de chocolate puro para ocorrer morte.
Provavelmente, o chocolate que comprou, ao ser próprio para cães, foi pensado para não lhes fazer mal, pelo que não deve conter esta substância, mas também é uma questão de ler na composição.
Provavelmente, o chocolate que comprou, ao ser próprio para cães, foi pensado para não lhes fazer mal, pelo que não deve conter esta substância, mas também é uma questão de ler na composição.
-
BigBrother
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am
O que é que é chocolate puro? 

Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
Já aprendi mais uma coisa hoje, é por isso que adoro vir ao fórum. Desconhecia o componente Teobromina. Nunca dei chocolate aos meus cães porque sabia que não fazia bem, mas nunca me tinham explicado isto…TheGreatDane Escreveu:Teobrominaomega2 Escreveu:o componente presente no chocolate, e que é tóxico para os cães é a tribumina! se os bon bons não teem esse componente e a quantidade de leite, açucar e cacau não for excessiva não há problema de dar essas guloseimas ao cão!pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.
O que li foi o seguinte:
O chocolate contém uma substância designada por teobromina, que pertence à família da cafeína e da teofílina, e é tóxica para os cães quando ingerida em determinadas quantidades. Normalmente apenas concentrações de teobromina acima dos 100-150mg/Kg de peso corporal provocam uma reacção tóxica mas há variáveis a considerar como a sensibilidade do cão, o seu peso e idade. A concentração de teobromina nos vários tipos de chocolate também é variável: o chocolate preto tem 10 vezes mais teobromina do que o tradicional chocolate de leite; o chocolate branco tem ainda menos.
Esta substância afecta o sistema nervoso e cardiovascular. Também têm um efeito diurético (faz urinar em grande quantidade). Assim, os sinais clínicos mais frequentes na intoxicação incluem: aumento da frequência cardíaca, (batimentos do coração), agitação, aumento da ingestão de água, tremores musculares, vómitos, diarreia e desidratação.
Como não existe um antídoto específico para intoxicações por teobromina o tratamento destes casos pode passar pela indução do vómito nas 2 horas após a ingestão, pela administração de carvão activado para diminuir a absorção da toxina, pela administração de anti-convulsivos caso haja sinais neurológicos e pela oxigenoterapia (fornecimento de oxigénio) e fluidoterapia intravenosa (administração de soros por via venosa) para proteger o coração.
Se acidentalmente o seu cão ingerir chocolate vá imediatamente ao Veterinário.
Resumindo:
Nos animais esta substância é metabolizada mais lentamente e podem vir a sucumbir por envenenamento. Fases posteriores ao envenenamento por teobromina incluem ataques epiléticos e morte. Se existe um tipo de chocolate próprio para cães o melhor realmente é verificar se tem este componente. E não dar qualquer outro tipo de chocolate.
Existe um artigo aqui no arca acerca deste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=75
Última edição por agatha em quinta jul 17, 2008 11:05 am, editado 1 vez no total.
Pois...não ha ração dessas marcas nos vets.........mas têm produtos para os dentes de pelo menos uma dessas marcasRomena8 Escreveu:Que eu conheça pedigree e frikies não ha no veterinario ( pelo menos acho eu).Nokitas22 Escreveu:se calhar devia ser mais especifica no que é que pode fazer mal aos cães que se vende em supermercados e que seja desta marca...porque então ha produtos que se vendem nos vets que são desta marca e segundo a forista fazem mal aos cãesRomena8 Escreveu:Pois é :S... eu se fosse a si não dava. não é por as coisas serem para cães que não lhes vão fazer mal, até porque os supermercados estão cheios de coisas que lhes fazem mal (friskies, pedigree, etc, etc... :S).pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.
...
A purina é que sim há nos 2 sitios(embora eu ache que alguma dessas ou msm as 2 sejam da purina), mas de qualquer forma a composição da purina nos supermercados é diferente da dos veterinários (sendo a dos veterinarios a melhor claro;). Mas como não tenho a certeza dos produtos também não ia inventar ne?
O que eu li e o que os veterinários me disseram também foi que a comida para animais dos supermercados não são boas para os animais. eles falaram no geral, não especificaram.
por isso lhe disse para ser mais especifica...
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Ai sim ? Epá, então estes estudos feitos em universidades americanas foram só para gastar dinheiro. Afinal um cão precisa de comer 63 kg de chocolate para ficar mal...já agora ? Que chocolate ?__dani__ Escreveu: Ou seja para um cão de 10 kg terá de ingerir 63 kg de chocolate puro para ocorrer morte. .
Começo a ver cada vez mais que belos "cursos" de auxiliar de veterinária são dados...
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.