Dogue Alemao merle

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
domingo ago 03, 2008 8:04 pm

Estive a ler varios textos na internet, e nenhum me conseguia tirar esta duvida:

li que o grande problema com os merles, em termos de criaçao, é que merle x merle tem grandes probablilidades de nascerem muitos cachorros com problemas (albinismo, cegueira, etc), e que o mesmo acontece com uma cruza arlequim x arlequim, ou arlequim x merle.

isto quer dizer que os merle, tal como os arlequim, nao tem problemas de cruzar com o preto? se sim, porque nao sao reconhecidos, tal como os arlequim?

atençao, pergunto isto a titulo de CURIOSIDADE, nao tenho a minima intençao de cruzar NENHUM dos meus dois merle :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 03, 2008 8:42 pm

Dois tópicos sobre o assunto:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48664

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=14617

O merle nunca pode cruzar com preto, pois não sendo uma cor reconhecida devido á problemática do gene que causa essa pelagem não é um cruzamento autorizado logo as crias não podem ter registo. Para além disso, nesse cruzamento nasceriam mais merles. Em alguns países os merles têm registo limitado que comprova serem DA puros mas que os impede de serem utilizados na reprodução.

Cumprimentos.
Última edição por dinodane em segunda ago 04, 2008 7:30 pm, editado 1 vez no total.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

isatoday
Membro Veterano
domingo ago 03, 2008 9:53 pm

pois, isso foi o que eu li. o que eu queria confirmar mesmo é que nao ha riscos geneticos numa cruza entre merle e preto, tal como numa cruza entre arlequim e preto...

o que faz com que seja estranho que o merle nao seja reconhecido como cor e o arlequim sim :o
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo ago 03, 2008 9:56 pm

Vamos ser tugas, em vez de merle diga arlequim de porcelana
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

domingo ago 03, 2008 10:06 pm

Desde 1 de Julho deste ano que é permitido o registo da cor merle no CPC. Em similaridade com o que acontece em outros países da Europa, finalmente é possível registar esta cor em Portugal, vindo no seu LOP a restrição de cruzamentos (não permitida a reprodução).

Além disto, todas as colorações de dogue alemão passarão a poder pedir RI (todas mesmo; até as mais estranhas... não me perguntem porquê... lá se lembraram!).

Ainda relativamente aos merle, países há (nomeadamente França) em que a sua reprodução é permitida perante prova de que se tratam efectivamente de bons e importantes exemplares para a melhoria da raça.

O problema dos merle prende-se, fundamentalmente, com o conceito de "pureza" que existe na Alemanha, país dono da raça.
Ana Madrugo
isatoday
Membro Veterano
domingo ago 03, 2008 10:32 pm

ja li, no topico que a dinodane me indicou (obrigado, ja agora... ja tinha passado os olhos por la ha uns tempos mas nao tinha lido para tirar esta duvida em questao) que a questao dos merle x preto prende-se no "tipo" de preto (geneticamente).

claro que acontece o mesmo com arlequim x preto, o que so confirma a minha opiniao de que, se o arlequim é reconhecido e pode cruzar, o merle também devia poder...
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo ago 03, 2008 10:35 pm

e como fazem aos cães, cujas ninhadas foram declaradas com 10 cachorros e registados 8 ou 9 por existirem merle? Agora só por RI?
AnaCenoura
Membro Veterano

domingo ago 03, 2008 10:35 pm

isatoday Escreveu:ja li, no topico que a dinodane me indicou (obrigado, ja agora... ja tinha passado os olhos por la ha uns tempos mas nao tinha lido para tirar esta duvida em questao) que a questao dos merle x preto prende-se no "tipo" de preto (geneticamente).

claro que acontece o mesmo com arlequim x preto, o que so confirma a minha opiniao de que, se o arlequim é reconhecido e pode cruzar, o merle também devia poder...
Pois..... Eu cá também acho!.... :wink: Merles como a Tariqa d'Iskandar há poucos mas há.... e podem não estar a ser aproveitados por "coisinhas" destas...
Ana Madrugo
AnaCenoura
Membro Veterano

domingo ago 03, 2008 10:37 pm

buzio Escreveu:e como fazem aos cães, cujas ninhadas foram declaradas com 10 cachorros e registados 8 ou 9 por existirem merle? Agora só por RI?
Serão registados 10 cachorros! 2 dos quais serão merle e, como tal, "não aptos à reprodução" (constará do LOP).
Ana Madrugo
buzio
Membro Veterano

domingo ago 03, 2008 10:46 pm

estou a falar em termos retroactivos.
TheGreatDane
Membro Veterano

segunda ago 04, 2008 10:52 am

AnaCenoura Escreveu:
Além disto, todas as colorações de dogue alemão passarão a poder pedir RI (todas mesmo; até as mais estranhas... não me perguntem porquê... lá se lembraram!).

.
O que o Goering decretou até estava certo até um determinado ponto...
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
AnaCenoura
Membro Veterano

segunda ago 04, 2008 12:59 pm

buzio Escreveu:estou a falar em termos retroactivos.
Nã precebi.... :lol:
Ana Madrugo
buzio
Membro Veterano

segunda ago 04, 2008 1:11 pm

ah "precebeste precebeste" 8)
TheGreatDane
Membro Veterano

segunda ago 04, 2008 1:12 pm

Acho perigosissimo regulamentos retroactivos.
AnaCenoura
Membro Veterano

segunda ago 04, 2008 1:19 pm

Sério que não.... :D

Mas eu cá acho que em muito pouco isto vai mudar o que quer que seja... O pessoal que quer utilizar os seus merles em reprodução vai continuar a registá-los como arlequins (abençoado CPC e DACP que não faz vistorias às ninhadas!!!! 8) ). E parece-me que só se passará a registar os merles para se poderem vender um "cadito" mais caros que inicialmente (afinal, até têm LOP!!!).

Mas as mudanças têm que começar por algum lado e é por isso que me inibo de criticar... Algum dia isto vai ser melhor!!!! :wink:
Ana Madrugo
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”