Escolha de cobra | Boa bibliografia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

hdamasio
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2008 5:03 pm

quarta ago 27, 2008 11:27 am

Uma vez que nunca me apresentei aproveito o momento para o fazer.
Chamo-me Hugo ( mas sou tratado por Damásio, último nome ) tenho 20 anos e sou da zona de Lisboa. Estou no último ano de Análises Clínicas e Saúde Publica.

A verdade é que pretendo adquirir uma cobra, mas muito sinceramente conheço pouco das disponíveis no mercado nacional.
Já me deram algumas luzes sobre o que há disponível e agradeço por isso, dentro das que já vi gostei particularmente de duas.

Elaphe porphyracea porphyracea e Elaphe obsoleta rossalleni

O meu objectivo com o tópico seria obter uma lista das mais comercializadas por cá.

Assim como boa bibliografia para começar a familiarizar com o tema.
(fóruns internacionais que tenham conhecimento, livros, etc ).

Esta semana deverei passar na tal loja em Benfica para ver o que há.
Espero que compreendam o que pretendo, não é a papinha feita, é mais uma visão geral do que há disponível, porque limita e ajuda muito mais a escolha, mediante depois das necessidades do animal.

Cumprimentos :)

P.S- ( no futuro depois de a adquirir é possível mudar o nome do tópico para não estar a abrir outro ? )
Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

quarta ago 27, 2008 11:32 am

Boas Damásio, olha lê aqui este tópico sobre um membro que tambem pensa adquirir uma.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sheet+corn

espero que te ajude
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta ago 27, 2008 11:48 am

Boas Hugo,

Ha um rol de espécies disponíveis á venda em Portugal pelas quais podes optar, mas tens tambem de ter em conta que algumas são mais dificeis de cuidar que outras!

Em Portugal encontras desde Elaphes obsoleta e taeniura até Lampropeltis gettulus spp, triangulum spp, etc, Pantherophis guttatus, emory, Lamprophis fuliginosus, etc. e inclusivé outros géneros.

O que tens de avaliar é se essas espécies sao recomendadas para pessoas com experiencia = 0, que me perece ser o teu caso!

O meu conselho é que te foques nas Pantherophis guttatus ou emory ou nas Lampropeltis.

As Elaphes têm geralmente um mau feitio e sao espécies que atingem tamanhos consideráveis (as E. Taeniura ui uiii). As Lamprophis têm fama de se alimentarem mal, i.e., recusarem alimento com alguma frequencia, o que para um iniciante é um stress muito grande.
As Lampropeltis (kingsnakes e milksnakes) tem fama de serem um bocadinho ariscas. Nao obstante sao especies que, na sua generalidade, se acalmam com alguma facilidade. Existe uma infinidade de espécies lindissimas neste género!
As Pantherophis, especialmente as guttatus, são consideradas, por excelencia, as cobras para principiantes. Tem um caracter espectacular, são super dóceis, alimentam-se bastante bem salvo raras excepções e são bastante lindas (eu sou suspeito hehehe).

Se pesquisares um pouco pelo forum, encontras alguns artigos a descrever algumas destas espécies e dão algumas dicas para a sua correcta manutenção!

Boa escolha ;)
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

quarta ago 27, 2008 12:14 pm

P_R Escreveu: O meu conselho é que te foques nas Pantherophis guttatus ou emory ou nas Lampropeltis.
Este é um excelente conselho, numa resposta bastante completa do P_R.

Sem o contradizer, acrescentaria uma coisa: é importante que se escolha uma espécie de que realmente se goste. Muitas vezes isto tem até implicações na investigação que é feita sobre a mesma e na atenção que futuramente lhe é dedicada (não devia ser assim... mas acontece; é da condição humana dedicarmo-nos mais aos que mais gostamos).

Neste sentido, e olhando para as duas espécies que identificas no post inicial, a Pantherophis obsoletus rossalleni (anteriormente designada Elaphe obsoleta rossalleni pode ser uma solução de compromisso entre o teu gosto pessoal e a tua possibilidade de a manteres em boas condições- o mesmo não se diga da Oreocryptophis (anteriormente Elaphe) porphyraceus porphyraceus que é uma espécie muito delicada e de difícil manutenção.

Terás que ser tu a avaliar (responsavelmente) se tens empenho e condições para te iniciares com uma espécie de grau de dificildade de manutenção médio, em vez de iniciante, isto, naturalmente, se as espécies indicadas pelo P_R não te "disserem muito".

Mas, repito, se gostares de alguma das espécies indicadas pelo P_R, joga pelo seguro e segue o seu conselho.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta ago 27, 2008 12:25 pm

Concordo de facto com o post do JoãoMM. Não optes por uma cobra apenas por ser de uma espécie mais fácil de ter por seres iniciante.

Com as opções que tens, mesmo por cá, não será dificil encontrares uma espécie que tu gostes, que te alicie, e qe não seja demaziado dificil para ti, isto tendo em conta que terás que fazer uma avaliação consciente e honesta do tempo e dedicação que pretendes dispor para cuidar dela.

Essa Everglade Rat Snake que tu referiste é de facto uma cobra lindissima, mas de uma dimensão já considerável. Dá uma vista de olhos também pelas Elaphe schrencki schrencki, que apesar do seu tamanho são cobras bastante dóceis e curiosas.

Nas lampropeltis tens uma variedade enorme de escolhas.

Por outro lado o facto de as lojas não terem a dado momento determinada espécie não quer dizer que não consigam disponibilizar, é tudo uma questão de falares com eles.
zord
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 2:01 pm

quarta ago 27, 2008 1:27 pm

ja agora tambem estou curioso uma elaphe taeniura taeniura e dificil de manter? esse bixinho anda a volta de qe preço e ronda que tamanho?

obrigado.
JoaoMM
Membro

quarta ago 27, 2008 2:00 pm

zord Escreveu:ja agora tambem estou curioso uma elaphe taeniura taeniura e dificil de manter? esse bixinho anda a volta de qe preço e ronda que tamanho?

obrigado.
Em Portugal, penso que rondará os 100-120€.

Tens aqui informação sobre essa espécie:

Fonte: The ratsnake foundation

Chinese Beauty Snake
Category : Orthriophis
Common Names: Chinese Beauty Snake
Scientific Name: Orthriophis taeniurus taeniurus
First Described: COPE, 1861

KINGDOM: Animalia
PHYLUM: Chordata
CLASS: Reptilia
ORDER: Squamata
SUBORDER: Serpentes
FAMILY: Colubridae
GENUS: Orthriophis
SPECIES: taeniurus
SUBPECIES: taeniurus

CAPTIVE CARE NOTES

Experience: Intermediate
Adult Size: 130-160cm
Temperament: Very shy and nervous
Temperature Range: 28°C(82°F) to 25°C(77°F)
Humidity Requirements: 60-70% Provide a humid hide and mist the enclosure when approaching a slough
Brumation: 50°-59 F (10°-15°C)
Reproduction: 5-15 eggs are typically laid per clutch hatching from 55-77 days at an incubation temperature of between 25°-29°C
Known Mutations: Amelanistic T+, Amelanistic T-, Hypomelanistic, Anerythristic, Calico, Snow, Lavender, Melanistic, Striped
Natural History: Found in atitudes up to 1000m. Inhabiting areas such as edges of forests, areas with low, dense vegetation, moderatly moist areas, and rocky landscapes. Noted as well in human settlements and farmlands.
This semi-arboreal species is known for being both nocturnal and diurnal.
Native To:China

Scale Counts:
Ventrals: 225-255
Subcaudals: 84-112
Dorsals: 23-27

Conservation Status:
IUCN Red List: Not Listed

quarta ago 27, 2008 2:02 pm

E Hugo tens sempre a hipótese de falar com algum user que vá a uma feira no estrangeiro para trazer um exemplar de uma espécie que não se veja fácilmente por cá. Ainda agora dei uma vista de olhos pelo site da Terraristika e tens muitas opções por lá. Hoje por exemplo colocaram na lista de disponíveis Elaphe schrencki schrencki por €60 :twisted: . É claro que é sempre um risco grande estar a reservar um animal que não se conhece pela NET mas... Depois em Outubro sempre tens uma Feira aqui "mais perto". Fazes uma viagem, divertes-te e tens uma escolha bem mais variada. Aliás o problema serão mesmo as tentações :twisted: , que serão mais que muitas!!!
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta ago 27, 2008 2:08 pm

Sim, exactamente, tens de optar por uma cobra que gostes, isso acima de tudo!

No entanto, acho que dentro dos generos elaphe, pantherophis e lampropeltis é quase impossivel nao encontrar uma que se goste, hehehe.
Depois temos de ter em conta que neste hobby, atras de uma vem sempre outra :twisted: O que quer dizer, que se por ventura gostamos muito de uma especie que seja de manutenção dificil, o dia de a ter ha-de chegar, e podemos adquirir experiencia com uma especie de manutenção mais acessivel!
JoaoMM Escreveu:Adult Size: 130-160cm
Joao, as taeniura podem crescer BEM mais que isso:
Atingem por vezes mais de 2.5m!! :o

Hehe, atençao ao negrito. Um principiante certamente nao vai querer ter uma cobra em casa com 2 metros e com essas caracteristicas, hehehe
JoaoMM
Membro

quarta ago 27, 2008 2:14 pm

P_R Escreveu:!
Atingem por vezes mais de 2.5m!!
P_R,

taeniurus e taeniurus...
O Zord perguntou pela Ortriophis (Elaphe) taeniurus taeniurus. Essas atingem o comprimento que indiquei.

Eventualmente tu estarias a pensar na O. taeniurus friesi que, essa sim, pode superar os 2,5m (2,2 a 2,7m, em regra). Já agora, a O. taeniurus sp (blue beauty) pode mesmo chegar aos 3,2m.
Thorgarth
Membro Veterano

quarta ago 27, 2008 2:15 pm

P_R Escreveu:
Atingem por vezes mais de 2.5m!! :o

Hehe, atençao ao negrito. Um principiante certamente nao vai querer ter uma cobra em casa com 2 metros e com essas caracteristicas, hehehe
Sim para primeira cobra começar logo por uma com destas dimensões e com uma personalidade assim tão "cativante" não será uma boa escolha, a não ser que se tenha muito sangue frio, reflexos rápidos ou então não se planeie mexer muito. Ainda assim...
hdamasio
Membro Júnior

quarta ago 27, 2008 2:27 pm

Desde já obrigado pelos concelhos e informação.

O meu maior problema é gostar bastante de .... muitas.
Vou tentar focar a minha escolha nos generos elaphe, pantherophis e lampropeltis tal como sugeriu o P_R.

Thorgarth obrigado pela informação, vou dar uma vista de olhos com calma, ver o que há.

Logo a noite volto a dar noticias com ideias um pouco mais definidas, espero eu :lol:
hdamasio
Membro Júnior

quarta ago 27, 2008 2:42 pm

Não pude deixar de comentar.

http://www.terraristikahamm.de/index.ph ... 67&lang=en

Apesar de ser a comum, o preço não é substancialmente baixo ? :o
JoaoMM
Membro

quarta ago 27, 2008 2:46 pm

É um bom exemplo da lei da oferta e da procura.

No caso da P.g.guttatus nominais, na Alemanha há muita oferta e pouca procura, logo...

Na página cujo link enviaste, o que me chama mais a atenção é a Elaphe schrencki "high yellow". Lindíssima
Thorgarth
Membro Veterano

quarta ago 27, 2008 2:57 pm

JoaoMM Escreveu:Na página cujo link enviaste, o que me chama mais a atenção é a Elaphe schrencki "high yellow". Lindíssima
Estava-me a referir a esta no meu post anterior. É de facto lindíssima, e acima de tudo, não obstante ficarem bem granditas, parecem ser cobras nada agressivas. E reparem no preço...

Claro está as feiras também não se fazem apenas destes negócios de oportunidade e acredito que irão lá ver exemplares bastante caros, especialmente de espécies por cá não legais. Por exemplo, e se não estou em erro, exemplares do criador Bob Clark irão lá estar à venda ( Se por acaso estiver lá a Fluffy POR AMOR DE DEUS tirem umas fotos à bestinha :D).
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”