Que peixes devo comprar?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
12365485
Membro Júnior
Registado: quinta jun 19, 2008 8:52 am

terça set 09, 2008 6:13 pm

Olá. :D Comecei agora a ter peixes e já comprei um peixe gato, um limpa vidros e um limpa fundos que o senhor da loja chamou de peixe leopardo. já os tenho desde sábado e estão a dar-se lindamente. O meu aquário tem 30 litros. já estive a ver e poderei ter uns gupies, uns néons, uns platis, molinésias e coridoras (molinésias e coridoras não são os limpa fundos? e o peixe gato tambem é limpa fundos não é)? O betta aconselham-me? ou não ele é um pouco problemático não é? Por favor digam-me quantos devo ter e de que espécie. Eu não queria peixes que crescessem muito (bem não sei se algum que já possa ter possa vir a ser um calmeirão... :oops:) Tirando o betta é um pouco complicado saber se são machos ou fêmeas não é? e se não fosse pedir muito diziam-me qual o preço que rondam mais ou menos? Tenho aqui ao pé umas 4 lojas e conheço pelo menos mais duas e assim excusava de corrê-las todas a perguntar preços, algumas têm os preços expostos outras não.
Muito obrigada pela ajuda que me puderem dar
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

terça set 09, 2008 6:22 pm

boas
antes de tudo le isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index ... opic=36380
Se nao fizeste a ciclagem do aqua aconselho-te a tirar todos os peixes daí e devolver na loja...
Sobre os peixes, tenta postar fotos porque esse "peixe leopardo" parece-me ser um pleco, e se assim for tas muito lixada pois esse peixe pode chegar aos 30 cm.
Mete tambem o Ph do teu aqua para eu te poder ajudar
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

terça set 09, 2008 8:57 pm

Olá

tb tenho um aqua de 30 l, nao podemos embarcar em tudo o que os lojistas nos dizem..
Cada especie de peixe tem as suas necessidades a nivel de vários parametros da agua. O ph dos neons é diferente do dos guppies..logo se tens uns nao podes ter outros, ou melhor..poder podes..mas por pouco tempo porque acabam por morrer ou ter problemas e nunca serão tao saudaveis como num ambiente proprio.
Antes de mais aconselho-te a ires pesquisar as varias especies.
Por exemplo no nosso caso ( um aqua pequeno) também tens de ter cuidado com a quantidade de peixes que colocas...porque se colocas demasiados os parametros da agua vao ser dificílimos de controloar.
Eu tenho 3 guppies e vou agora adquirir um casal de platis e mesmo assim...já pode dar problemas porque sao especies que se reproduzem muito facilmente.
Em Suma : pesquisa melhor..pricnciplamente na pre intalação... ou seja cilos do azoto...plantas...etc

Bjs
12365485
Membro Júnior

quinta set 11, 2008 2:43 pm

Não estava a pensar pôr plantas. Já comprei um casal de gupies e queria comprar um casal de platis pode ser? Eles podem ser comprados só machos? E as molys não sei se compre uns ou outro. Quanto á criançada que nasce não se preocupem que tenho a quem dar
12365485
Membro Júnior

quinta set 11, 2008 2:56 pm

Desculpem de ser ás prestações :lol: , mas digam-me uma coisa. Quando fizer os tpa que deve ser feito uma vez por semana, certo? O que faço? Tiro os peixes do aquário e deixo-os num plástico ou alguidar com um pouco dessa água e ponho uma parte de água limpa no aquario e só quando estiver mais ou menos á temperatura é que os ponho lá( entretanto a água onde eles estão tb arrefece) ou faço isso com eles lá dentro? E de quanto em quanto tempo devo tirar tudo e fazer uma barrela? disseram-me que devo lavar o aquário e filtro com vinagre simples é verdade??? E os ph vejo isso quando ponho a água e depois de quanto em quanto? ou é só quando se pôe a água e pronto?
Tenham paciência estou a começar agora, sei que pode dar vontade de rir ou de chorar consoante o vosso estado de espirito.Até podem gozar e brincar que eu alinho mas respondam a tudo please
12365485
Membro Júnior

quinta set 11, 2008 3:05 pm

Põe
Nino1
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 12:50 pm
Localização: COOKIE-Yorkshire terrier, BICA-Cocker spaniel, NINO-Periquito, Aquario Comunitário 90l (Água doce)

quinta set 11, 2008 3:58 pm

Devia de por algumas plantas. O aquario fica mais bonito e devolvem á agua um pouco de oxigenio para os peixes. Quanto aospeixes, compre os que achar, de maneira a que se consigam mexer dentro do aguario :lol: ...

Para limpar os vidros do aquario, limpar o filtro, mudar agua ou ''aspirar'' o fundo (exitem aparelhos para o efeito) pode deixar os peixes dentro do aquario. Os peixes sem filtro conseguem aguentar cerca de 1 hora ou mais. Para mudar a agua, o unico cuidado que deve ter é nao apanhar nenhum peixe :roll: ...

Para limpar o filtro nunca se deve utilizar dtergente. Quanto ao vinagre já tinha ouvido falar mas nunca experimentei... Eu limpo o filtro ( e todo o aguario ) apenas com agua e uma esponja (sem detergente).

Boa sorte com o seu aquario :D
<p>Os animais s&atilde;o nossos verdadeiros amigos, n&atilde;o s&atilde;o c&iacute;nicos nem falsos, s&atilde;o leais e para sempre.</p>
lprm
Membro Veterano

quinta set 11, 2008 4:48 pm

primeiro mete o ph da agua .... ja fizeste a ciclagem do aqua?
Devias saber o pH da agua antes de meteres os guppies...... e isso de meter os peixes que quiser dentro do aquario nao e bem assim :evil:
1º tens de saber o ph que os peixes gostam
2º se se reproduzem muito
3º se se dao bem com os outros peixes
.... e muitas mais coisas

Antes de comprar um peixe posta para ver se e compativel...
12365485
Membro Júnior

quinta set 11, 2008 5:16 pm

Olá primeiro muito obrigada.
Claro que já fiz a ciclagem, os peixes claro que se dão bem são platis com guppies e molinésias como referi em cima :? em relação á reprodução também já tinha dito que tenho a quem dar. Mas continuo com dúvidas que não me responderam.
1º de quanto em quanto tempo devo fazer os tpa?
2º " " " " " " " " ph?
3º e quando fizer os tpa deixo os peixes e eles não se recentem com a água fria que ponho no lugar da parte que tirei??é que ainda demora um bocado até ficar com a temp. que estava.....
4º esta é nova o que se faz p q a água tenha oxigénio? só tenho termostato, lampâda e filtro, não é preciso mais nada pois não?

Obrigada[/u]
lprm
Membro Veterano

quinta set 11, 2008 5:38 pm

12365485 Escreveu:Olá primeiro muito obrigada.
Claro que já fiz a ciclagem, os peixes claro que se dão bem são platis com guppies e molinésias como referi em cima :? em relação á reprodução também já tinha dito que tenho a quem dar. Mas continuo com dúvidas que não me responderam.
1º de quanto em quanto tempo devo fazer os tpa?
Depende mas uma 1 vez por semana deve chegar
2º " " " " " " " " ph?
???o ph serve para saberes se a agua é acida ou alcalina numa escala de 0-14 ( acho eu ) 0 é o mais ácido de todo ( apesar de ja haver substancias de -2 de ph ) e o 14 o mais alcalino logo o 7.5 é neutro ( o "normal" dos peixes) os guppies gostam do ph nos 8 e as mollys toleram tambem o 8 os neons e a maior parte dos peixes prefere entre 7 e 7.5 se o teu ph fore de 8 tens os ciclideos africanos que gostam de ph alcalino
3º e quando fizer os tpa deixo os peixes e eles não se recentem com a água fria que ponho no lugar da parte que tirei??é que ainda demora um bocado até ficar com a temp. que estava.....
Podes meter em sacos ou numa bacia quando acabares de mudar a agua esperas um bocado e metes os peixes de volta ao aquario
4º esta é nova o que se faz p q a água tenha oxigénio? só tenho termostato, lampâda e filtro, não é preciso mais nada pois não?
oxigénio não e necessário mas se meteres plantas elas libertam oxigénio, o que ás vezes e preciso é CO2 para algumas plantas por isso antes de comprares plantas tenta informar-te se precisam de CO2 ou não, podes consultar este site www.tropica.com metes advanced search e procuras plantas que se adequem ao teu aquario....
Obrigada[/u]
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 11, 2008 6:08 pm

Por partes:

pH: Atenção, 7.5 não é neutro, é alcalino. pH 7 é neutro. A não ser que te vás dedicar a peixes muito exigentes a parte do pH até nem é muito importante. Muitas espécies como as que já referiram aqui adaptam-se bem tanto com pH neutro como ligeiramente ácido até 6.8 ou ligeiramente alcalino como 7.4, a água da torneira anda por aí. Agora se quiseres ter peixes mais exigentes, como Discus que preferem valores nos 6 ou ciclídeos do Malawi que vivem nos 8 é diferente.

TPA: Não precisas nem deves retirar os peixes do aquário! Como o nome indica estamos a falar de trocas PARCIAIS de água, logo só vais retirar e substituir a cada semana 1/3 ou 1/4 do volume total de água e uma vez por semana é perfeitamente suficiente. Deves adquirir um sifão numa loja que também tenha aspirador de areão, é a maneira mais fácil de retirar a água do aqua. Atenção, nunca deixes o termostato ligado fora de água, vai avariar-se, desliga enquanto estiveres a fazer a operação. Quanto ao conforto dos peixes, se retirares 1/4 da água e tiveres peixes de espécies resistentes, não vai acontecer nada de mais pela diferença de temperatura. É muito mais stressante retirá-los do água ou mantê-los dentro de um saco...

Limpeza do aqua. nunca uses detergentes, nunca uses daqueles esfregões verdes para limpar os vidros, vais riscá-los. Usa uma esponja que só sirva para esse fim e compra um daqueles limpadores magnéticos que há nas lojas compostos por duas partes, uma que fica dentro do aqua e outra fora, são uma grande ajuda.

Limpeza do filtro: lava a esponja do filtro na água que retiraste do aquário na TPA. se lavares o filtro demasiado e em água da torneira estarás a matar bactérias importantes que fazem parte do ciclo.

Oxigenação: Como já disseram, as plantas são importantes porque oxigenam a água. Há plantas fáceis de manter, resistentes, bonitas e fáceis de arranjar, as valisnérias, anúbias, fetos e musco de java são o mais adequado aos principiantes. Tens que as podar de vez em quando para que não cresçam demais. Mas por vezes só isso não chega e é preciso instalar uma bomba de ar e uma pedra difusora. Mas em 30 litros de água...não sei se vale a pena.

Peixes: deves optar por peixes resistentes e fáceis de manter. Uma boa opção são sempre os víviparos (guppy, espada, platy e molly) e a distinção do sexo nestas espécies é muito fácil. Os machos têm na barriga uma espécie de espigão enquanto que a fêmea apresenta uma barbatana arredondada. Nos guppys então é facílimo, os machos têm caudas lindíssimas e compridas enquanto que as fêmeas são maiores, mais arredondadas e têm as caudas menores e menos coloridas. Mas nota que em 30 litros não te podes esticar, com esse tamanho de aquário mais que um trio de guppys e 2 ou 3 coridoras é demasiado. Dos peixes que já tens, mantém o peixe-gato (se for uma coridora), compra outra e dá ou troca o pleco e o limpa vidros. O tal peixe leopardo deve ser um plecostomo, eles crescem até aos 45 cm...

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

lprm
Membro Veterano

quinta set 11, 2008 7:29 pm

pH neutro 7.5 ai se a minha professora de fisicoquimica soubess :oops:
12365485
Membro Júnior

quinta set 11, 2008 7:51 pm

Muito obrigada pela ajuda. Depois dou noticias