Duvida a cerca do meu procediemnto com a minha chin

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
luneblue
Registado: quinta set 04, 2008 2:30 pm

terça set 30, 2008 8:55 pm

Tenho a minha chin desde sábado passado, como e lógico já comecei a soltá-la um bocadinho à noite. Como já era de esperar ainda está muito assustada, ainda não ganhou lá muita confiança em mim, mal um movimento mais brusco, ou uma voz mais alta e ela sai disparada :)
A minha duvida é: tenho sido eu a tira-la da gaiola, e quando passa o tempo da brincadeira, espero que ela se aproxime de mim e pego nela para voltar a po-la na gaiola. É claro que ela não gosta lá muito que eu a agarre e tenta de tudo para se libertar. Estou a fazer bem, em pega-la na mesma contra a sua vontade? Se não como e que eu faço para a tirar e voltar a por na gaiola? :?
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

terça set 30, 2008 9:07 pm

Essa duvida que te surgiu, também já me apareceu no inicio. Eu normalmente (e ainda hoje), prefiro deixar a porta da gaiola aberta e ela entra e sai quando lhe apetece (também porque ela vai lá dentro para fazer as suas necessidades, por isso se eu deixa-se a porta fechada, ela fazia-as cá fora). Por norma, quando eu vejo que o tempo de brincadeira já acabou, espero que ela entre na gaiola e fecho a porta. Assim não sou obrigado a pegar nela à força. É uma maneira que eu considero fácil, prática e não provoco stress à chin.

Boa sorte! :wink:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

terça set 30, 2008 9:17 pm

Olá!
parabéns pela sua nova chin. :D

Em primeiro lugar acho que devia deixar passar umas duas semanas, até ela se ambientar à nova casa (gaiola), aos novos donos e ao novo ambiente (casa dos donos). Só depois de ela se habituar a estas mudanças todas (que para ela foram muitas e enormes), e ao mesmo tente ganhar a confiança dela, deixando que ela se habitue à sua presença. Vá falando com ela baixinho e não permita movimentos bruscos à sua volta, para que ela não se assuste.
Só depois de passado esse tempo deve soltar a sua chinchila, abrindo-lhe a porta da gaiola e esperando que ela venha até si. Para a voltar a colocar na gaiola, poucas ganham o hábito de voltar sozinhas para dentro da gaiola, que para elas significa a perda da liberdade que têm fora dela. Às vezes resulta se for colocada a banheira com a areia para o banho, de forma a que a chin a veja e decida ir rebolar-se. Torna mais fácil a tarefa de a colocar de volta na gaiola.

Espero ter ajudado. :)
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
luneblue

terça set 30, 2008 9:31 pm

ummm...pois, acho que têm razão :? talvez seja melhor esperar mais um tempo e tentar que seja ela sozinha a entrar e sair por si própria, só há um problema, acho eu... eu sou estudante e como devem imaginar a minha sala (onde tenho a gaiola) está cheia de fios por todo o lado (computador fixo, internet, televisão,dvd,...), pelo que quando a soltei, optei por fazer isso na casa de banho :oops: , fechei tudo quanto poderia representar perigo para ela, claro! :wink:
Para fazer isso na casa de banho, tenho assim que por a gaiola lá quando a solto, isso é boa ideia (andar a passear com a gaiola pela casa)? É que realmente tenho medo de a soltar na sala, já li mts coisas sobre acidentes com fios electricos... :cry:
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

terça set 30, 2008 9:39 pm

Se consegue levar a gaiola até á casa de banho sem "acidentes de percurso", acho que não há razões para que não o faça. As chinchilas gostam de rotinas, se essa não causar stress, tudo bem!
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça set 30, 2008 9:42 pm

luneblue Escreveu:ummm...pois, acho que têm razão :? talvez seja melhor esperar mais um tempo e tentar que seja ela sozinha a entrar e sair por si própria, só há um problema, acho eu... eu sou estudante e como devem imaginar a minha sala (onde tenho a gaiola) está cheia de fios por todo o lado (computador fixo, internet, televisão,dvd,...), pelo que quando a soltei, optei por fazer isso na casa de banho :oops: , fechei tudo quanto poderia representar perigo para ela, claro! :wink:
Para fazer isso na casa de banho, tenho assim que por a gaiola lá quando a solto, isso é boa ideia (andar a passear com a gaiola pela casa)? É que realmente tenho medo de a soltar na sala, já li mts coisas sobre acidentes com fios electricos... :cry:

Cuidado com a tampa da sanita! tem de estar sempre fechada e não convem haver agua no chão nem estar banheira/poliban acessivel, senão :lol: ... banho! o que não pode acontecer. digo isto porque uma vez me esqueci da tampa da sanita :oops: mas va la que meu Teco nao deu conta :D :D

P.S: Parabens pela tua Chin! Vais adorar :D :D
Última edição por chinchilavis em terça set 30, 2008 9:44 pm, editado 1 vez no total.
luneblue

terça set 30, 2008 9:43 pm

ok... obrigada pelas dicas, ajudaram muito!!!
Boa noite! :wink:
luneblue

terça set 30, 2008 9:48 pm

chinchilavis Escreveu:
luneblue Escreveu:ummm...pois, acho que têm razão :? talvez seja melhor esperar mais um tempo e tentar que seja ela sozinha a entrar e sair por si própria, só há um problema, acho eu... eu sou estudante e como devem imaginar a minha sala (onde tenho a gaiola) está cheia de fios por todo o lado (computador fixo, internet, televisão,dvd,...), pelo que quando a soltei, optei por fazer isso na casa de banho :oops: , fechei tudo quanto poderia representar perigo para ela, claro! :wink:

Cuidado com a tampa da sanita! tem de estar sempre fechada e não convem haver agua no chão nem estar banheira/poliban acessivel, senão :lol: ... banho! o que não pode acontecer. digo isto porque uma vez me esqueci da tampa da sanita :oops: mas va la que meu Teco nao deu conta :D :D

P.S: Parabens pela tua Chin! Vais adorar :D :D
:D pois...ainda bem que tudo correu bem! :wink: mas sim tive esses cuidados todos 8) Obrigado pelas dicas... de certeza que vou ter de recorrer a vos algumas vezes :lol: . Por mais que leia coisas na net, há sempre dúvidas :oops: e é bom ter alguém mais experiente com que trocar ideias :wink: !
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça set 30, 2008 10:09 pm

Os nossos chins estão sempre a surpreender-nos! é uma aventura espectacular! e quando os chamamos pelo nome e eles olham, tipo cão?
Adoravel :D 8) :) :lol:
luneblue

terça set 30, 2008 10:41 pm

chinchilavis Escreveu:Os nossos chins estão sempre a surpreender-nos! é uma aventura espectacular! e quando os chamamos pelo nome e eles olham, tipo cão?
Adoravel :D 8) :) :lol:
tou mortinha para começar a estabelecer essa ligação com a luna!!! Ela é linda, muito esperta, mas claro que agora não liga nenhuma :cry: , tá sempre com aquele ar de desconfiada :roll: mas tudo tem o seu tempo, e tenho a certeza que não tarda nada já seremos amigas inseparáveis :D !
jmiguel15
Membro Veterano

quarta out 01, 2008 7:00 am

luneblue Escreveu: tou mortinha para começar a estabelecer essa ligação com a luna!!! Ela é linda, muito esperta, mas claro que agora não liga nenhuma :cry: , tá sempre com aquele ar de desconfiada :roll: mas tudo tem o seu tempo, e tenho a certeza que não tarda nada já seremos amigas inseparáveis :D !
Vais ver que ela se vai adaptar a ti. Tenho a minha há 2 anos e digo-te que é uma coisa maravilhosa. Quando ela está presa na gaiola e eu passo para um lado e ela salta para esse lado da gaiola, quando passo para o outro, ela salta para o lado para onde passei. Quando eu me estou a aproximar da gaiola ela estica-se toda encostada ás grades que é para eu lhe fazer festinhas. Parece um cãozinho! :lol:

As chinchilas são animais extraordinários, vais ver que vais adorar!

Em relação ao sitio mais apropriado para a soltar, eu acho que o devias fazer num corredor ou num hall que tenhas em casa. Estes dois sítios é onde ela tem mais espaço para correr, é um sitio de tamanho médio que te permite brincares mais com ela, é um sitio onde podes levar a gaiola para dentro do hall que não perdes muito espaço, é um sitio onde normalmente não existem muitos cabos eléctricos e é um sitio onde não tem muitos móveis para ela se esconder o que permite que um dia que a tenhas de apanhar, o consigas fazer sem qualquer problema.

Parabéns pela tua nova menina!

Boa sorte ;D

luneblue

quarta out 01, 2008 11:30 am

jmiguel15 Escreveu:
luneblue Escreveu: tou mortinha para começar a estabelecer essa ligação com a luna!!! Ela é linda, muito esperta, mas claro que agora não liga nenhuma :cry: , tá sempre com aquele ar de desconfiada :roll: mas tudo tem o seu tempo, e tenho a certeza que não tarda nada já seremos amigas inseparáveis :D !
Vais ver que ela se vai adaptar a ti. Tenho a minha há 2 anos e digo-te que é uma coisa maravilhosa. Quando ela está presa na gaiola e eu passo para um lado e ela salta para esse lado da gaiola, quando passo para o outro, ela salta para o lado para onde passei. Quando eu me estou a aproximar da gaiola ela estica-se toda encostada ás grades que é para eu lhe fazer festinhas. Parece um cãozinho! :lol:

As chinchilas são animais extraordinários, vais ver que vais adorar!

Em relação ao sitio mais apropriado para a soltar, eu acho que o devias fazer num corredor ou num hall que tenhas em casa. Estes dois sítios é onde ela tem mais espaço para correr, é um sitio de tamanho médio que te permite brincares mais com ela, é um sitio onde podes levar a gaiola para dentro do hall que não perdes muito espaço, é um sitio onde normalmente não existem muitos cabos eléctricos e é um sitio onde não tem muitos móveis para ela se esconder o que permite que um dia que a tenhas de apanhar, o consigas fazer sem qualquer problema.

Parabéns pela tua nova menina!

Boa sorte ;D
A ideia do hall ou do corredor tb já me tinha ocorrido, o problema e que o meu apartamento tem o hall, o corredor e sala pegados. Pensei foi arranjar tipo uma cerca, ou qualquer coisa do género, que tapasse a entrada da sala, mas tinha que ser qualquer coisa móvel e que não seja fixo à parede, até porque o apartamento é de aluguer e tenho responsabilidade por quaisquer danos no apartamento. Por isso optei pela casa de banho :wink:
jmiguel15
Membro Veterano

quarta out 01, 2008 6:00 pm

Essas cercas com as chinchilas não resultam porque elas trepam tudo! Se calhar a melhor opção é mesmo a casa de banho! :wink:

Froz3n
Membro
Registado: domingo jul 20, 2008 12:22 pm

domingo out 05, 2008 11:15 pm

Parabéns pela sua nova chin ;)

De momento a nossa está internada no hospital veterinário do Restelo para diagnóstico(mais infos está noutro post, este é apenas de boas vindas ;) ).

As chins são animais excepcionais e parecendo que não, bastante espertos!

A nossa tem 8 mesitus, costuma-mos liberta-la e ela brinca, mas também gosta que nós nos levantemos e andemos atraz dela a brincar, ela salta contra nós e corre, e anda sempre junto dos nossos pés, até que vé uma coisa oval azul (banhoca) e fica toda contente, salta la para dentro assim que pouso. Umas voltas e tal, mesmo cansada la dentro, e sai e mete-se dentro da gaiola e já não sai até lhe darmos a entender! Depois deita-se completamente ao comprido no prateleira de cima encostada as grades a descansar de tanta correria :D.

Não tenha medo, ela vai-se habituar a si dentro de uns diasitos! :D Não a force a nada, se ela nao gosta de ser pegada então não tente... Há chins que são assim simplesmente! Mas festinhas, AMAM! Ideias para que ela não esteja aborrecida não faltam neste fórum ;)
Obrigado, Cumprimentos
smcorreia
Membro
Registado: quarta jan 04, 2006 5:00 pm

terça out 07, 2008 8:07 am

Concordo completamente com o que foi dito aqui.
São animais muito independentes e meigos.
O meu Gil adora vir ter connosco, passa por cima de nós , dá mordidelas(beijinhos) e só qdo lhe apetece é k quer festinhas :lol: .E quando é para sair da gaiola , fica louco e vem logo para a parte de baixo, porque sabe que eu vou abrir a gaiola para ele sair , e vem atrás de mim para a sala , claro que tenho que pôr as coisas anti-Gil :D , pois roe tudo em casa até às paredes...
Mas é um animal super querido e muito agarrado aos donos . :)
Que corra tudo bem ;)
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Exóticos”