Ruptura de ligamentos / tplo - complicações pós-operatórias

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

quarta out 08, 2008 3:42 pm

Como já escrevi num outro tópico, um dos meus cães teve uma ruptura de ligamentos e por isso foi submetido a uma cirurgia - tplo.

Tentei informar-me de todos os riscos da cirurgia, benefícios, desvantagens, ... optei por concordar com a cirúrgia. Ele já coxeava muito e nem sequer fazia a vida normal dele pelo desconforto que a ruptura lhe causava.

A cirurgia correu bem e,segundo o cirurgião, o nível de artrite já era muito acentuado. os primeiros dias do pós-operatório também correram bem. Mas há 3 dias, quando a pata começou a ficar menos inchada, começou a aparecer um papo, que ele insistia em lamber. Ontem, o papo (bolha) rebentou, ficou um buraquinho por onde sai pus e sangue. Liguei logo para a Vet e levei-o lá... conclusão: tem uma infecção provocada provavelmente pela rejeição do implante que lhe puseram na cirurgia. Hoje, o buraco ficou maior e já se consegue ver uma parte prateada que segundo a vet é um dos parafusos!!! !!! Desde ontem que ele está a tomar mais um antibiótico, mas sinceramente estou muito desanimada! Como é que ele pode estar com um buraco aberto na pata?!? É que não é um corte; é mesmo um buraquinho. Ontem parecia um buraquinho feito com um furador de folhas. Hoje já está um bocado maior e, sinceramente, não vejo melhorias!

Os pontos estão bons, a cicatrizar bem , mas o buraco que fica mais ou menos a 2 cm da cicatriz está a assustar-me muito!!!

Amanhã à tarde, vou novamente com ele à vet, porque ela quer vigilância apertada.

Ele está bem disposto, come normalmente e até está mais activo do que nos outros dias, mas estou muito assustada com toda esta situação.

Ontem a Vet disse que iamos tentar acabar com a infecção. Se não conseguíssemos, que ele teria que ser novamente operado, para limpar tudo por dentro. Nesse caso, não sei se o implante fica na pata ou não. Sinceramente estava tão nervosa, que não me ocorreu perguntar!

Alguém já passou por uma situação destas ou parecida, nem que tenha sido noutra cirurgia, sem ser tplo?

Obrigada.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado out 11, 2008 8:42 pm

Em qualquer cirurgia podem surgir complicações. Esperemos que seja controlado. Boa sorte.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

domingo out 12, 2008 9:47 am

Infelizmente as coisas não estão melhores... ele está internado na vet desde quinta feira; optámos por deixá-lo lá para haver um controlo mais rigoroso e também porque ele não pode fazer esforços com a pata e ir diariamente ao vet, implicava algum esforço da parte dele. Ontem a vet ligou-me e disse que, mesmo com antibioticos e desinfecção diária, a infecção continua a alastrar e que provavelmente ele está mesmo a rejeitar o implante!!! Amanhã vou buscá-lo e levá-lo ao vet que o operou para lhe fazerem um exame e verem se a infecção é rejeição ou simplesmente reacção. Mas, segundo a vet é mesmo rejeição! A solução passa por retirar o implante que foi posto inicialmente e substituí-lo por um fixador externo que fica na pata durante seis semanas. pode haver rejeição deste fixador mas é muito raro. Sinceramente, depois disto tudo já não acredito em impossíveis, mas...

Vai ficar novamente internado para fazer esta 2ª cirurgia e depois depende do decorrer da situação...

Uma segunda cirurgia implica uma recuperação mais lenta , mais gastos :o (não sei onde vou parar!!!!), mais anestesia, mais internamento, e não garante que as coisas fiquem bem... tudo depende do organismo dele!

O que mais me custa é ir buscá-lo amanhã e ter que o levar de seguida para outro vet para ser internado! Coitado; vai ficar todo contente a pensar que vem para casa e afinal...

Torçam por ele... isto tem sido um sufoco a todos os níveis, mas emocionalmente é uma grande pressão!
Responder

Voltar para “Cães”