No youtube, tem muitos vídeos sobre eles. Coloque a palavra ferret ou huron ou furão
http://br.youtube.com/watch?v=C2AXgjiem5Y
Aí já pode ter uma ideia sobre o comportamento deles. Este depende de vários factores, tal como o dos cães e gatos. A manipulação quando são pequenos, o tracto e mimos que tiveram, a genética e a educação. Nos USA já são o terceiro animal de companhia e quase me atrevo a dizer, que também na Europa, ou vai a caminho disso, já que cada vez conquistam mais admiradores.
Fazem menos estragos que um gato, dependendo como já acima referi, do temperamento de cada um. Podem e devem ser educados, segundo dizem, são mais espertos que os gatos e aprendem com facilidade, só que são muito “cabeçotes” e teimosos e com espírito de contradição, sobretudo em novitos.
Sobre os sofás, alguns adoram meter-se por debaixo e entretêm-se a arranhar o forro para abrir um buraquito e se enfiarem dentro. Ou entrarem pelos lados do sofá e depois não conseguem sair. Não é o primeiro que morre sufocado aí…
Precisam de vigilância porque são muito rápidos nos seus movimentos e completamente inconscientes do perigo mas com a casa preparada para eles, podem andar à solta, tal como um cão ou gato. O meu, vai a caminho dos 7 anos e sempre andou solto e nunca provocou estragos. Alguns sustos, sim mas estragos, não. No início algumas mordidas no entusiasmo da brincadeira mas foi facilmente educado a controlar a força dos dentinhos, quando percebia que era a minha mão.
Eles brincam uns com os outros, mordendo-se mutuamente e como a pele é grossa, não se magoam. O que nós temos é de os ensinar a controlar essa força.
Em Portugal, ainda não estão legalizados como animais de companhia, devido a um pequeno pormenor da lei. Contudo, já temos a concordância do ICNB e a portaria (abrange também outros animais) que irá alterar essa situação e permitir rever essa lei, já está em circulação. Pelas informações que tenho, anda a “passear” entre o Ministério do Ambiente e o ICNB, para rectificar certos aspectos da portaria (não relacionadas com os furões mas com outros animais).