olá , boa noite , tenho uma duvida em relaçao a criaçao de periquitos.
Tenho um casal de periquitos a sensivelmente 2 meses, e tá numa gaiola de mais ou menos 50 cm e tem um casolo, mas nunca lá entram . vejo-os a namorar e tudo mais mas nao entram no casolo, a femea em vez de ter o bico castanho que quer dizer que é adulta tem o bico num azul bebe assim mais po branco, será que é por ser nova de mais que nao criam?
respondam pf
bgda
Criação de periquitos
-
- Membro
- Registado: quinta set 04, 2008 11:48 pm
Pekeka Escreveu:Boas
Sim, a fêmea ainda e nova. Se calhar tem uns 5 meses e meio.Talvez mas deixe lá o ninho que ela irá pôr ovos em breve e tente dar mais privacidade.
Cumps*
obrigada, mas tipo eles nunca entraram no ninho é normal?
tenho de dar alguma papa ou algo do genero?
tenho de fornecer alguma coisa para porem dentro do casolo?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
- Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta
Não precisa fornecer nada pa por no ninho e na época de criarem convém terem à disposição papa de criação para periquitos.
espero ter ajudao
sara
espero ter ajudao

sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
-
- Membro
zorbita Escreveu:Não precisa fornecer nada pa por no ninho e na época de criarem convém terem à disposição papa de criação para periquitos.
espero ter ajudao![]()
sara
sim ta-me a ajudar muito, agora neste momento estao numa gaiola de canarios, acha que eu devia po-los numa maior?
Se estão numa gaiola para canários, que se costuma chamar "voadeira" segundo alguns criadores, 60x30x40 comp x alt x lar. Essas gaiolas são o ideal para um casal de piriquitos, tive em tempos 3 dessas com 3 casais, e pareciam máquinas de reprodução, sempre a tirar passarinhos, cada vez que saiam pequenitos do ninho, o macho começava a galar a fêmea e ao fim de três dias tirava-os para outra gaiola e a fêmea começava a pôr ovos para a próxima ninhada.
Dê-lhes muitas serralhas, é uma especie de afrodisiaco para os piriquitos, vai ver que na próxima primavera já vai ter criação e depois prepare-se, quando começam, não param......
Boa Sorte
Dê-lhes muitas serralhas, é uma especie de afrodisiaco para os piriquitos, vai ver que na próxima primavera já vai ter criação e depois prepare-se, quando começam, não param......
Boa Sorte
-
- Membro
- Registado: terça dez 27, 2005 9:08 pm
o que sao serralhas ?????
aonde posso arranjar isso
aonde posso arranjar isso
-
- Membro
muito obrigada, ja fiquei a perceber mais , mas nao tou a ver o que sao serralhas, da para me explicar?Joaoejoca Escreveu:Se estão numa gaiola para canários, que se costuma chamar "voadeira" segundo alguns criadores, 60x30x40 comp x alt x lar. Essas gaiolas são o ideal para um casal de piriquitos, tive em tempos 3 dessas com 3 casais, e pareciam máquinas de reprodução, sempre a tirar passarinhos, cada vez que saiam pequenitos do ninho, o macho começava a galar a fêmea e ao fim de três dias tirava-os para outra gaiola e a fêmea começava a pôr ovos para a próxima ninhada.
Boa Sorte
as serralhas sao umas coisas que se poe nu casolo?
Não aconselhava a colocar à disposição de uma fêmea tão jovem uma caixa de nidificação. Uma fêmea demasiado jovem pode, com maior probabilidade do que uma adulta, ter problemas na postura (ovo bloqueado). Espere que a cera fique de uma cor castanha escura e ligeiramente enrugada - o ideal é a fêmea ter um ano de idade. Quando isso acontecer, ponha a caixa à disposição e vai ver que em breve ela aproxima-se e acaba por entrar (pode demorar uns dias).
Não é costume pôr nada no fundo da caixa, geralmente quando se coloca algo lá dentro a fêmea rejeita, atirando o que lá encontrar para o fundo da gaiola/viveiro.
Para incentivar a postura (na altura certa!), o local onde o casal se encontra deve estar a uma temperatura amena - o frio desencoraja a reprodução - e a alimentação deve ser muito variada: frutas, vegetais, papa de criação, ovo cozido, painço, misturas que contenham alguma linhaça (não exagerar a quantidade) e pedra de cálcio. Na natureza, os periquitos apenas se reproduzem se houver abundância de alimento e tal acontece tambem, em certa medida, em cativeiro.
Não permita que o mesmo casal (a fêmea, sobretudo) crie mais do que uma vez por ano, pois é demasiado desgastante. Se a fêmea iniciar uma segunda postura antes de as crias terem abandonado definitivamente a caixa de nidificação, logo que os ovos apareçam esterilize-os, colocando-os alguns minutos no congelador. Quando voltarem a estar à temperatura ambiente, devolva-os ao ninho e espere que a fêmea se canse de incubar os ovos. Nesse momento, retire a caixa e deixe o casal repousar um ano.
Não é costume pôr nada no fundo da caixa, geralmente quando se coloca algo lá dentro a fêmea rejeita, atirando o que lá encontrar para o fundo da gaiola/viveiro.
Para incentivar a postura (na altura certa!), o local onde o casal se encontra deve estar a uma temperatura amena - o frio desencoraja a reprodução - e a alimentação deve ser muito variada: frutas, vegetais, papa de criação, ovo cozido, painço, misturas que contenham alguma linhaça (não exagerar a quantidade) e pedra de cálcio. Na natureza, os periquitos apenas se reproduzem se houver abundância de alimento e tal acontece tambem, em certa medida, em cativeiro.
Não permita que o mesmo casal (a fêmea, sobretudo) crie mais do que uma vez por ano, pois é demasiado desgastante. Se a fêmea iniciar uma segunda postura antes de as crias terem abandonado definitivamente a caixa de nidificação, logo que os ovos apareçam esterilize-os, colocando-os alguns minutos no congelador. Quando voltarem a estar à temperatura ambiente, devolva-os ao ninho e espere que a fêmea se canse de incubar os ovos. Nesse momento, retire a caixa e deixe o casal repousar um ano.
Serralhas são umas ervas que nascem em todo o lado, umas ervas que dão umas flores amarelas, já as referi num outro tópico e um forista colocou uma foto, não me lembro agora qual o tópico mas deve ser um relacionado com criação. Sei que são ervas muito nutritivas, são optimas, eu dava todos os dias e sempre estavam óptimos, espero que as encontre e siga os conselhos na resposta anterior, deixa acabar de crescer a fêmea para que tenha filhotes mais fortes, boa sorte
-
- Membro
obrigada pelos conselhos sao muito uteis e vou segui-los