LuMaria Escreveu:Quanto à piometra é muito mais comum em cadelas do que gatas e não costuma aparecer em gatas jovens ao contrário das cadelas.
Eu suspeito, sériamente, que quando a minha gata foi esterilizada, 6 meses, teria uma piometra...
Aos 4 meses, aquando o primeiro cio, notei que ela tinha uma espécie de corrimento, de pus, a sair-lhe pela zona genital... Na altura levei-a à vet mas era uma veterinária diferente que nem a conseguiu analisar em condições porque, assim que lhe meteu as mãos em cima, a Luz ficou muito agressiva e a veterinária ficou com medo do contacto (aliás, eu até me senti mal com os gritos da gata)... enfim... a vet disse:
-Ela não deve ter nada, deve estar apenas com o cio, eu apalpei-lhe a barriga (não apalpou nada que a Luz não deixou

) e não senti nada... se vires que ela continua com corrimento, volta com ela à clínica para ser vista pela outra veterinária (pois, e aqui está a prova que ficou preocupada e que não a analisou coisa nenhum)...
Na altura paguei e calei por não terem feito nada e por nem me saberem dizer se a Luz tinha, ou não, alguma coisa... mas, da maneira que fiquei após toda aquela gritaria, nem parei para pensar...
Enfim...
Passados uns dias falei com a veterinária (a veterinária normal, digamos assim) e ela só me perguntou:
-Queres esteriliza-la, não queres?? Vamos marcar a data...
Passados uns dois meses a Luz foi esterilizada...
Quando a fui buscar, após a operação, a veterinária comentou:
-Ela tinha o útero muito inchado...
E eu perguntei o que é que isso significava... mas ela não me disse nada, limitou-se a dizer que a Luz ía ficar bem...