Esquilos Richardson/ Degus - Muitas dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Sasha2008
Membro
Registado: segunda jun 23, 2008 5:24 pm

sexta nov 07, 2008 10:42 am

Bom dia:

Sei que há um fórum próprio para Esquilos de Richardson mas não há lá qualquer intervenção pelo que suponho que não seja muito visitada pelo moderador do mesmo. Por via das dúvidas vou expor as minhas questões nos dois fóruns. Cá vai:

Entrei numa loja de animais pois estou a ponderar aumentar a minha família com um roedor. Antes de lá entrar, pesquisei porquinhos da índia e chinchilas mas nunca me passou pela cabeça pesquisar sobre esquilos. E como nestas coisas é sempre assim, sai-nos sempre o tiro pela culatra, encontrei lá dois bichinhos que não me saem da cabeça. Reconheci-os imediatamente e até agora não consegui esquecer a ternurinha com que dormiam enroladinhos um no outro. Resultado: fiquei tão baralhada que vim de lá sem nenhum amiguinho.
Tentei saber alguma coisa sobre aqueles meninos mas como sempre a pessoa que me atendeu nem sequer sabia o sexo dos dois meninos que lá tinha. Lá me foi explicando que eram muito sociáveis, que não tinham nada a ver com os outros esquilinhos siberianos que eram mais traquinas. Que interagiam muito com o dono e pouco mais.
Eu vim embora toda baralhada mas a imagem deles não me sai da cabeça.

Cheguei a casa, andei a pesquisar um pouco e também não fiquei muito esclarecida. Tenho a sensação que na net a informação entre esq. Richardson e cães da pradaria está um pouco baralhada. Mas do que consegui apreender, ficaram algumas duvidas que passo a a expor:
1- Gaiola: Terá de ser tipo coelho por eles serem esq. Terrestres para não caírem dos estrados ou alta para poderem saltar?
2- Amizade e interacção com o dono: Li que como são sociáveis devem ter companhia, por outro lado se se quer estabelecer uma relação de amizade dono/ animal de companhia deve ter-se só um. A minha questão aqui será: No caso de eu ir buscar um amiguinho daqueles, poderei trazer só um ( até pela questão do preço) e mais tarde juntar-lhe um novo amiguinho? E nesse caso qual é a diferença em termos de temperamento entre o macho e a fêmea. E não querendo abusar da boa vontade há por aí algumas fotos que ajudem a distinguir o macho da fêmea?
3- Tenho uma bebé em casa , e duas cadelas e como todos sabemos por vezes os cães ladram ( cá em casa não acontece muito)e os bebés choram. Esse tipo de barulho pode causar-lhes algum stress??
4- A mordida deles provoca algum tipo de doença nos humanos?
5- A principal questão: Será a melhor altura para os comprar? Ainda eram bebés. Se hibernarem não será perigoso? O preço ( 120,00 Euros naquela loja) é assim todo o ano ou haverá épocas do ano em que o preço varia?
6- Tinha muito mais questões mas o testamento já vai longo.
Agradecia alguma informação adicional, vou continuar a pesquisar mas acho que vão sempre surgindo dúvidas.

Para o tópico dos esquilos de richardson o lençol mas para o de exóticos ainda vai continuar.
Pois é: Apesar de ter ficado apaixonada pelos primeiros, Também houve outros que me chamaram a atenção: Os degus
E acerca destes também não sei muito. Só sei que são considerados parentes afastados das chinchilas e que também podem ser amigos dos donos. Uma coisa que me pareceu muito agradável é que estes últimos só custavam 40 Euros.
Pela vossa experiência sabem como se distingue o macho da fêmea? Sabem como são em termos comportamentais? Sós ou acompanhados? No fundo para estes meninos gostava de saber as mesmas coisas que para os primeiros.

Peço desculpa por tantas perguntas. Seja qual for a minha escolha gostaria de dar o melhor ao/s meu/s novo/s amiguinho/s. Prometo que mais tarde ajudarei outros foristas com a minha experiência e com os conhecimentos que for adquirindo. Por agora gostava de ser ajudada pelos que começaram mais cedo nestas andanças dos roedores.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta nov 07, 2008 3:51 pm

Bem em relação aos Ricardinhos posso lhe dar algumas informações.

Pessoalmente eu aconselhava a comprar um casalinho. São animais que vivem em familias alargadas, em colónias com extensos tuneis, pelo que é, a meu ver, muito aconselhado a manter, pelo menos, 2.

Quanto à gaiola, e ao facto de por serem terrestres não se dever mante-los em gaiolas altas devo dizer que, e mais uma vez deriva da minha experiência particular, é tudo umas questão de equilibrio e proporcionalidade. Se estiver-mos a falar de uma gaiola para esquilos arborícolas com 1,5m ou 2m de altura, com espaços abertos em que poderiam cair de uma altura considerável então a resposta de facto é negativa. O que não quer dizer que eles não possam ser colocados em gaiolas com uma certa altura e/ou com niveis bem planeados que não permitam quedas (de altura relevante). Por outro lado eles não são nenhuns atados e os meus muitas vezes até usam as grades para subirem em detrimento das rampas e tuneis. Os meus estão numa gaiola com dois niveis superiores (pora além to piso base), com corn cobs como substrato, e utilizam todos os niveis, e mais que houvesse.

Não obstante serem animais sociaveis não nos podemos esquecer que tem uma personalidade própria, que pode variar e muito de exemplar para exemplar, desde muito destemido e gentil, a reservado ou receoso e agressivo. Em qualquer caso é tudo uma questão de habituação ao contacto com os humanos, e possivelmente outros animais, MAS SEMPRE com muita reserva e cuidado devido à sua pequena dimensão. A minha Kika por exemplo é bem mais destemida e muito meiguinha, nunca teve um comportamento minimamente agressivo para qualquer membro lá de casa. Já o meu Kiko pegar nele só com muito cuidado e é quando se consegue (provavelmente stress pós traumático visto ter sido submetido a tratamentos diários para curar uma conjuntivite que criou no dia seguinte a ter chegado a casa), mas posso dizer que está muito melhor... agora até já me lambe os dedos na maioria das vezes :twisted: .

Doenças... quanto a este ponto em principio não te deves preocupar minimamente.

Barulho e stress. Pois bem a esmagadora maioria dos animais prefere estar em ambientes calmos e sem ruido, mas desde que os teus cães não não adoptem como forma de diversão ladrar para eles não vejo qualquer problema. Aliás a casa com eles iria era ganhar uma nova fonte de ruido...hehehe!! É que quando estes meninos se excitam fazem uma barulheira!!!! :twisted: O que vale é que não se arrasta muito. Regra geral 10segundos no máximo e os problemas estão resolvidos.

Em relação à hibernação (no caso deles não é verdadeiramente uma hibernação, antes um estado de turpor flutuante, em principio não terás grande problema a não ser que o local onde os colocasses tivesse de facto uma temperatura baixa, estilo abaixo dos 12º ou 13º de forma constante. Com uma boa toca, bem forrada onde possam dormir quentinhos durante a noite, e durantes as sestas diárias, e numa divisão minimamente abrigada e com temperaturas normais dentro de casa não terás problemas. Em qualquer caso se as temperaturas forem baixas poderias sempre colocar uma fonte de calor controlada e o problema resolvia-se.

Em relação ao preço, porventura poderias encontrar mais barato mas esse foi também o preço que estava marcada para os meus (se bem que tive um pequeno desconto), e penso que 100/120€ será o valor corrente.

Já agora é preciso notar que para além das gaiola, toca, substrato, recipientes para comida é de todo conveniente compara uma roda para eles se exercitarem.

A minha opinião pessoal é que são uns animais espantosos e muito divertidos de se ver e ter.
Responder

Voltar para “Exóticos”