Reflexão: gravidez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Revenge
Membro
Registado: sexta ago 15, 2008 12:04 am

sábado nov 22, 2008 9:22 pm

Vou contar o caso de uma senhora que é cliente na loja da minha mãe e consequente cliente da nossa veterinária.

Tudo começou com com uma gravidez indesejável de pai incerto (rafeira com rafeiro).

A gravidez decorreu na normalidade, um dia antes da consulta (já estava a cadela "muito grávida" pariu, nasceram 5 um deles morto.

A veterinária achou de bem não haver consulta porque a cadela comia bem, bebia, amamentava e defecava bem.

Passado 2 dias um dos bebés estava muito fraco e não mamava, foi de urgência para o consultório e acabou por ficar lá com pneumonia. faleceu..

Ontem à meia noite, liga-nos a tal cliente muito aflita que viu sangue na orelha da cadela e posterior sangue nas fezes. Ligou-se à vet (urgência 24h). e foi de imediato para lá a cadela. a cirurgia acabou as 3h da manhã

Diagnóstico: Bebé morto no útero.

Foi efectuado uma cesariana de urgência e histerectomia, os bebés alimentados a leite artificial, a cadela em repouso, sai amanha do internamento.

Conclusão:

Ainda querem brincar aos deuses e procriar sem acompanhamento?

Por acaso este foi acidental e tinha consulta marcada. pena foi ter nascido um dia antes.

Para quem pensa em procriar com as suas cadela só porque é giro ou a cadela sonha, ou que se calhar ainda conseguem uns trocos, que pense bem...
Última edição por Revenge em domingo nov 23, 2008 8:37 am, editado 1 vez no total.
CaoVermelho
Membro
Registado: quarta nov 05, 2008 7:08 am

sábado nov 22, 2008 9:37 pm

Revenge Escreveu:Vou contar o caso de uma senhora que é cliente na loja da minha mãe e consequente cliente da nossa veterinária.

Tudo começou com com uma gravidez indesejável de pai incerto (rafeira com rafeiro).

A gravidez decorreu na normalidade, um dia antes da consulta (já estava a cadela "muito grávida" pariu, nasceram 5 um deles morto.

A veterinária achou de bem não haver consulta porque a cadela comia bem, bebia, amamentava e defecava bem.

Passado 2 dias um dos bebés estava muito fraco e não mamava, foi de urgência para o consultório e acabou por ficar lá com pneumonia. faleceu..

Ontem à meia noite, liga-nos a tal cliente muito aflita que viu sangue na orelha da cadela e posterior sangue nas fezes. Ligou-se à vet (urgência 24h). e foi de imediato para lá a cadela. a cirurgia acabou as 3h da manhã

Prognóstico: Bebé morto no útero.

Foi efectuado uma cesariana de urgência e histerectomia, os bebés alimentados a leite artificial, a cadela em repouso, sai amanha do internamento.

Conclusão:

Por acaso este foi acidental e tinha consulta marcada. pena foi ter nascido um dia antes.

Para quem pensa em procriar com as suas cadela só porque é giro ou a cadela sonha, ou que se calhar ainda conseguem uns trocos, que pense bem...
Olhe. Eu não "consigo" concordar consigo!

Passo a explicar! Sabe o que é selecção natural dos seres vivos? Sabe o que é a lei do mais forte?

É óptimo quando podemos acompanhar uma gravidez de uma animal, mas... como será na natureza... nso confins da selva? Acha que um vet vai a África, à savana, ver a gravidez da leoa... da chita?... Da macaca?
Gravidez é o que de mais natural existe no ser vivo! Como a alimentação... A locomoção, etc... etc...

Note que não estoiu contra a assistência a uma cadela prenhe, mas temos de entender que a existência de problemas de saúde num animal... numa homem/ mulher... é o pão-nosso de cada dia!

A contrapôr a isso conto-lhe que, em criança, tive uma gata e que me lembre teve prenhe umas 5, 6, 7, vezes... não posso precisar... Porblemas? Zero!

A natureza é assim... e mal de nós se assim não fosse!

Mas... repito... sou perfeitamente a favor da assistência na gravidez das bichinhas... que fique claro!
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado nov 22, 2008 9:52 pm

mas há cães nos confins da selva? não me parece... os cães são cães, mas não são animais selvagens, temos de reconhecer que estão humanizados q.b. e já não se regem pela selecção natural da mesma forma que uma chita.

deixar os animais reproduzirem-se sem controlo já é por si irresponsabilidade suficiente, caso isso aconteça e não lhe dar um controlo veterinário pode significar a vida do animal.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sábado nov 22, 2008 9:58 pm

CaoVermelho Escreveu:Olhe. Eu não "consigo" concordar consigo!

Passo a explicar! Sabe o que é selecção natural dos seres vivos? Sabe o que é a lei do mais forte?
Na criação, não há a lei dos mais fortes. Os criadores, fazem o papel de Deus. Se não fosse isso, vc não teria o seu pseudo Teckel....
CaoVermelho Escreveu:É óptimo quando podemos acompanhar uma gravidez de uma animal, mas... como será na natureza...
A natureza é perfeita. Não significa que seja correcta... pelo menos aos nossos olhos.
CaoVermelho Escreveu:Gravidez é o que de mais natural existe no ser vivo!
Tão natural como a sua sede 8)
Por acaso gostava que o Cao Vermelho fosse uma mulher e parisse naturalmente, sem auxílio de médicos :roll:

Muito natural :lol:
Revenge
Membro

sábado nov 22, 2008 9:59 pm

Pois, foi este o caso, agora a cadela não procriará mais, e embora agora menor ainda está em risco de vida.
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

sábado nov 22, 2008 10:02 pm

Desculpe, mas não se percebe nada da história clínica dessa ninhada e da mãe: afinal foi ao vet ou não?

Que consulta era essa a que o parto se antecipou? Uma gravidez na cadela dura dois meses e durante esses dois meses deve a grávida ser acompanhada em várias consultas. Parece que afinal acabou por não haver nenhuma, a bicha pariu e a dona não se mexeu mais.

Depois os cachorros morrem e consulta que é dela? Foi preciso a cadela começar com hemorragias para finalmente ser levada ao veterinário e se ver que havia um cachorro morto lá dentro, para ser tratada como devia.

As conclusões finais não têm qualquer relação com essa triste história de incúria e desmazelo: os azares acontecem, uma cobrição inesperada e indesejada pode acontecer, mas com donos medianamente conscientes e cuidadosos ou a gravidez não chegava a termo, ou a ninhada nasceria bem e o parto tinha todas as hipóteses de ser normal, sem cachorros mortos deixados para trás.

Enfim, uma tristeza...
Olá, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado nov 22, 2008 10:05 pm

Mas que mania essa comparação do "mundo natural" aos animais de estimação, pets, cães e gatos!!
Não sei se o CãoObtuso já se deu conta que de natural é que isso nada tem. É natural uma matilha de cães assilvestrados seja no campo seja no meio urbano? é natural uma colónia de gatos nas traseiras de um prédio? A domesticação e as raças de cães e gatos ocorreram por selecção darwiniana, espontaneamente?
É natural assistir ao espectáculo deprimente de um cão sarnento a revirar o lixo ou a seguir qualquer pessoa para que lhe dê algo para comer?
É natural ter que haver medidas como os canis municipais para recolher os animais sem dono? Eles conseguem sobreviver "na natureza"?

Chiça, não chega já de boicotar tópicos? As suas opiniões são todas ANTI, sempre que se escreve algo de construtivo lá vem o CãoObtuso com as suas opiniões completamente FORA. :roll:

O propósito do post da Revenge não é um debate sobre se se deve assistir à gravidez dos animais e comparar essa assistência com a saúde humana e as carâncias graves que há, mas isto deve-lhe ter passado ao lado. O propósito é alertar para o facto que muita gente acha perfeitamente NATURAL por os pets a parir, uns para ganhar uns trocos outros por graça, e das duas uma, ou apanham um dono como o Obtuso que deixa o bicho morrer por falta de assistência veterinária ou acabam por gastar mais do que sonhavam ganhar com a brincadeira.

Gatas: máquinas de parir, ora deixe lá fazer a contabilidade: 7 barrigas x 5 gatos mínimo = 35 gatos, ora estes também se reproduzem, multipliquem para aí a quantidade de gatos de telhado que daí resultaram... Problema = zero? Isto é discutível. Bem, isto já foi há mais de 30 anos, mas se fosse hoje a sua atitude era a mesma, que mal tem então, é tudo natural... :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VigilanteN
Registado: sábado nov 22, 2008 12:38 pm

sábado nov 22, 2008 10:42 pm

Ora isto serve para provar que não são apenas os cães de raça (apurada pelos sacanas dos criadores) que têm problemas contra-natura. Os rafeiros também os têm (e muitas vezes superiores a certas raças)!

E já agora, gostaria que as pessoas "interiorizassem" que os cães são produto da selecção humana. São lobos modificados a nosso bel-prazer ao longo de milénios (ou apenas séculos, nalguns casos...) para nosso uso (qualquer que ele seja) e não existem no meio natural.
Assim como as vacas, os porcos, os cavalos, as galinhas, os canários, etc., etc....

Eu, a título de exemplo, não posso comparar um porco a um javalí (embora se trate da mesma espécie) em termos de "selecção natural"... :roll:
Revenge
Membro

sábado nov 22, 2008 11:00 pm

hsn Escreveu:Desculpe, mas não se percebe nada da história clínica dessa ninhada e da mãe: afinal foi ao vet ou não?

Que consulta era essa a que o parto se antecipou? Uma gravidez na cadela dura dois meses e durante esses dois meses deve a grávida ser acompanhada em várias consultas. Parece que afinal acabou por não haver nenhuma, a bicha pariu e a dona não se mexeu mais.

Depois os cachorros morrem e consulta que é dela? Foi preciso a cadela começar com hemorragias para finalmente ser levada ao veterinário e se ver que havia um cachorro morto lá dentro, para ser tratada como devia.

As conclusões finais não têm qualquer relação com essa triste história de incúria e desmazelo: os azares acontecem, uma cobrição inesperada e indesejada pode acontecer, mas com donos medianamente conscientes e cuidadosos ou a gravidez não chegava a termo, ou a ninhada nasceria bem e o parto tinha todas as hipóteses de ser normal, sem cachorros mortos deixados para trás.

Enfim, uma tristeza...
O problema é essenão há historial da cadela, nunca foi ao vet.

Tinha consulta marcada, para ver se tava tudo bem com a cadela e bebés, so que os bebés anteciparam-se a a vet fez uma serie de questões para avaliar a cadela, já que não se deve deslocar a mãe dos bebés.

Sendo que aparentava tudo estar bem. (os bebés nasceram domingo) 2ª de tarde era a consulta marcada.

3 feira um bebé mais fraco que não mamava foi levado de urgência ao consultório da vet, estava gelado, levou soro aquecido, foi tentado mantido quente, diagnóstico: pneumonia, acabou por falecer no consultório.

A cadela esteve sempre bem, comia, bebia, fazia as necessidades bastante bem cuidava dos filhos.

Ontem (6 feira por volta da meia noite) liga-nos a falar da tal pequena evidência do sangue. leva-se de urgência a vet, a qual verifica que tem um bebé ainda dentro dela, morto claro.

O que quero transmitir é que não houve acompanhamento da cadela, e é um aviso as pessoas que querem criar só porque tem fêmea e macho e ainda dá uns trocos e que nada corre mal, aqui tem a prova do contrário.
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

domingo nov 23, 2008 1:28 am

Revenge Escreveu:Vou contar o caso de uma senhora que é cliente na loja da minha mãe e consequente cliente da nossa veterinária.

Conclusão:

Pah, desculpem, mas o erro (para não falar nas consultas que ficaram por fazer) começou na parte que pús a negrito.
Se a vet sabia que a cadela não tinha sido acompanhada, era obrigada a fazer uma consulta, quer achasse a cadela bem de saúde ou não.
Não tem lógica nenhuma apenas fazer perguntas de despiste, não é suficiente para garantir nada e a vet sabe muito bem disso.
Por vezes o que me parece é que os próprios donos estão-se marimbando e se calhar até interessava que a vet nem fizesse a consulta (gastam menos €s)...
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
CaoVermelho
Membro
Registado: quarta nov 05, 2008 7:08 am

domingo nov 23, 2008 2:58 am

dinodane Escreveu:Mas que mania essa comparação do "mundo natural" aos animais de estimação, pets, cães e gatos!!
Não sei se o CãoObtuso já se deu conta que de natural é que isso nada tem. É natural uma matilha de cães assilvestrados seja no campo seja no meio urbano? é natural uma colónia de gatos nas traseiras de um prédio? A domesticação e as raças de cães e gatos ocorreram por selecção darwiniana, espontaneamente?
É natural assistir ao espectáculo deprimente de um cão sarnento a revirar o lixo ou a seguir qualquer pessoa para que lhe dê algo para comer?
É natural ter que haver medidas como os canis municipais para recolher os animais sem dono? Eles conseguem sobreviver "na natureza"?

Chiça, não chega já de boicotar tópicos? As suas opiniões são todas ANTI, sempre que se escreve algo de construtivo lá vem o CãoObtuso com as suas opiniões completamente FORA. :roll:

Gatas: máquinas de parir, ora deixe lá fazer a contabilidade: 7 barrigas x 5 gatos mínimo = 35 gatos, ora estes também se reproduzem, multipliquem para aí a quantidade de gatos de telhado que daí resultaram... Problema = zero? Isto é discutível. Bem, isto já foi há mais de 30 anos, mas se fosse hoje a sua atitude era a mesma, que mal tem então, é tudo natural... :lol:
Ó dinodane... peço-lhe que tenha algum decoro na sua verbalização. Eu tenho pareceres diferentes dos seus, claro, mas fundamento a minha opinião. Não a acuso de boicotar nada nem lhe digo que as suas opiniões não ANTI-CãoVermelho/ Obtuso/ Strondo. E olhe que a minha amiga está sempre a discordar de mim e não se eskece de referi-lo! Logo eu poderia dizer o mesmo de si... e não digo! :wink:
Vamos ao ke interessa...
Nada do que a minha amiga disse é agradável de ver nas nossas cidades, vilas e lugarejos! Mas esse é um dos males do mundo moderno a juntar a tantos outros. Há que tentar, sempre, minorar os males dos nossos dias! Agora... peço-lhe que não leve as minhas palavras para fora do contexto onde foram aplicadas. Eu nunca disse que uma matilha urbana era algo de natural... Leu isso nalgum sítio?
Quanto a isto fikemos por aki...
Quanto à minha gata e os seus partos... O ke kis dizer é que da mesma maneira que, por vezes, há partos e gravidezes "complicados"... na maior parte dos casos as fêmeas de todas as espécies passam pela experiência "n" vezes e tudos corre bem. E o exemplo claro disso era a minha chica.
Agora... quer saber onde foram parar os filhotes dela. Já aki o expliquei duas vezes... vou explicar outra vez... Isto passou há muito tempo. Estas gravidezes ocorreram durante aprox. 5 anos há 30 a 35 anos atraz. Na província. Dos petizes que nasciam... só ficavam vivos 2. Os outros eram aliminados por afogamento. É duro, mas era assim que TODA a minha gente lá da terra fazia. Para os 2 sobreviventes havia sempre dono. Por norma todos tinham 1 cão e 1 gato lá na terriola. Esterilizações era coisa que não se falava lá pelo burgo! Por isso amiga... não andavam lá pela rua nem pelos telhados fike descansada.
E para terminar e respondendo à sua última kestão...
Eu na altura era um "putito" e não tinha voto na matéria. Confesso que ficava triste com a morte dos felpudos...
E, claro... se hoje tivesse uma fêmea fosse de ke espécie fosse não permitiria que ela andasse por aí "na promiscuidade sexual" e que tivesse filhotes aos magotes. Recorreria aos métodos hoje praticados e largamente difundidos. Contente? :wink: :wink:
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

domingo nov 23, 2008 3:30 am

Revenge Escreveu:
Talvez quisesse dizer "Diagnóstico".

CaoVermelho Escreveu: Quanto à minha gata e os seus partos... O ke kis dizer é que da mesma maneira que, por vezes, há partos e gravidezes "complicados"... na maior parte dos casos as fêmeas de todas as espécies passam pela experiência "n" vezes e tudos corre bem. E o exemplo claro disso era a minha chica.
Ó meu caro, não queira desculpar a sua atitude irresponsável, com a sorte que a sua gata teve ao longo dos anos. E se tivesse algum problema? Morria!
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo nov 23, 2008 4:53 am

Já agora revenge, acho estranhissimo uma gravidez indesejável de pai incerto que não tenha recorrido a um aborto ou injecção abortiva...é que isso nem se pode considerar comparável a criação ociasional...é um acaso infeliz. E uma pessoa que n~ºao quer que a prenhez vá a termo ainda vai gastar dinheiro ? é uma ave rara.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Revenge
Membro

domingo nov 23, 2008 8:45 am

Pelo que sei a cadela é daquelas que vai a rua sozinha, e os vizinhos há quem a diga que a viu com um cão quase do dobro do tamanho dela etc. Infelizmente nem toda a gente leva a cadela a passear com acompanhamento porque "é mansinha" e infelizmente onde moro isso acontece com muita frequência. Mas as pessoas não pensam é nos cães vadios..

Quanto a pilula penso que será total desconhecimento da dona.

E a dona só se lembrou em marcar consulta da cadela a partir do momento em que a minha mãe lhe diz que tem veterinária na loja (ambulância ambulante) e consultório.

E só marcou porque achou a cadela demasiado "grávida" extremamente cheia.

Eu estava no momento em que a vet fez as tais questões, em que a dona já desmarcou a consulta porque estava tudo bem, a vet fez umas questões e se algo de anormal acontecesse que tinha o nº dela.

Eu sei que a atitude foi completamente errada, que houve erros das 2 partes.

Mas fazendo aqui um off tópic - tem aqui outra cadela (pit bull) que pariu 9 bebés. a lei que entrou em vigor não obriga a esterilização da cadela à muitos meses atrás? e caso eu denuncie (preciso da vossa opinião, não sei se o deva fazer e a quem) o que acontecerá com os bebés?
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo nov 23, 2008 10:02 am

Note que eu não referi haver erros seja de quem for...isso foi outro forista, eu só estranhei essa pessoa que não se interessa em evitar que a prenhez seja levada a termo, que se estánas tintas para acompanhamento mas que se preocupa depois com a cadela a ponto de pagar a cesariana.

Quanto à situação da pit bull a senhora é que sabe...há alguma razão para fazer queixa ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Cães”