pastora alemã adulta - Ajuda preciso!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

terça dez 09, 2008 10:54 am

Bom dia,
Estou pretes a ficar com uma pastora alemã, com 1,5 anos aprox.
As minhas duvidas são as seguintes:
1ª - A cadela a meu ver, está pequena para a idade dela. Estará ainda em fase de crescimento? Pode ter a ver com o facto de desde pequena estar dentro de jaula? Que tipo de alimentação lhe posso fornecer para que desenvolva? O sr que a tem diz que lhe está a dar uma ração "de alta energia".

2ª - Por ter passado quase toda a sua vida em canil, apresenta o seguinte comportamento: anda sempre a correr de um lado para o outro e salta às paredes. O que posso fazer para dessensibilizá-la deste tipo de comportamento? É normal isto acontecer?
Quando a vi estes dias, ela veio em direcção a mim, correu, voltou para dentro da jaula dela, veio outra vez, voltou para a jaula, e depois bebeu água, deu duas voltas tipo O, e fez isto duas ou três vezes, e ficou dentro da jaula. Ela tenta roer o gradeamento da jaula.

3ª - Apesar de ter um feitio dócil é uima cadela algo assustada, e muito submissa. Tenho um Husky "rabugento" ciente do seu território, com 1,2 anos, que foi castrado há duas semanas. Acham que os feitios são compativeis? Não sei se ela está no cio, é melhor aguardar que passe essa fase dela? Eles já estiveram juntos quando ele tinha 4 meses, e ele fazia-lhe a vida negra, nos 3 dias em que estiveram juntos, rosnava, não a deixava entrar em casa, andava sempre a morder-lhe o cachaço e a abocanhá-la, e a tentar montá-la. a nivel de habituação dos dois o que me aconselham?

Obrigada pela ajuda.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça dez 09, 2008 2:26 pm

1. Com 1,5 anos a fase de crescimento numa fêmea está pràticamente completa. Pouco haverá a fazer quanto a isso, no entanto o exercício sistemático pode melhorar-lhe substancialmente o sistema muscular, dando-lhe um aspecto mais "crescido".
Note que a altura mínima ao garrote é de 55 cm, segundo o standard da raça

2. Tal comportamento, como o de perseguir a propria cauda, é realmente sintoma de mania provocada pelo excessivo confinamento ao canil.Solução possível: exercício diário, longos passeios, jogos com bola ou churro, se possível um adequado programa de treino. Nos primeiros tempos, pelo menos mantê-la o mínimo tempo possível no canil.

3. Se a cadela manifesta displays de medo, convém saber se tal é de ordem genética (pelo conhecimento do temperamento dos pais) ou adquirido por qualquer experiência traumática (conversa com o ex-dono). Tanto num caso como noutro poderá minimizar o problema através de um recomeço de um programa de sociabilização, fazendo-a pouco a pouco enfrentar situações perante as quais demonstre medo, nunca a forçando e premiando-a sempre que adoptar o comportamento correcto.

Quanto ao husky, seria bom apresentá-los em terreno neutro (nunca de início no território do husky) e se as coisas corressem bem deixá-los juntos. Dado serem de sexos diferentes não é provável que o "sangue chegue ao rio", mas há que agir com cuidado para que não se agrave a submissão que a fêmea demonstra actualmente. Se houver agresividade do macho, o melhor que tem a fazer por agora é separá-los.

Nunca intervenha com carícias em caso de demonstração de medo por parte da cadela, porque estaria assim a reforçar-lhe esse comportamento. Nestes casos o melhor é afastá-la, sem dizer nada, da situação causadora de medo.

Tempela frente um trabalho que tem de de ser metódico, paciente e persistente... Boa sorte
cbraga
Membro Veterano

terça dez 09, 2008 3:01 pm

Obrigada JCSousa.

A cadela vai estar solta com o cao. Nem sequer tenho canil em casa para poder prendê-la.

A primeira vez que estiveram juntos, eu fiz a apresentação em terreno neutro e eles deram-se bem. Estavam soltos e brincaram, ela corria e ele atrás dela. Quando veio para casa é que o "pequeno" na altura não gostou muito. Então, entrar dentro de casa, nem pensar. Ele não a deixava mesmo entrar dentro de casa.

Estou convencida que com o passar dos dias esta situação se modifica, mas tenho alguma reserva. Também acho que sendo macho e fêmea não haverá grande problema. Até porque quando estiverem juntos ela quando ele a chateava muito rosnava-lhe também.

Quanto à questão dela estar com o cio? É melhor fazer a aproximação enquanto está ou depois de estar?
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 09, 2008 3:27 pm

Não disse que o acho estava castrado? Nesse caso parece-me indiferente a cadela estar em cio ou não. Mas nisto de cães as vezes a teoria nem sempre é válida... o melhor é experimentar e ir vendo o que acontece.
cbraga
Membro Veterano

terça dez 09, 2008 4:11 pm

Obrigada.
Vou fazer isso.
Entretanto vou transferir também o tópico para os cães.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 09, 2008 6:22 pm

Olá.

Se o cão só foi castrado há duas semanas ainda existe muita testosterona a circular, o nível hormonal vai se reduzindo progressivamente, não é súbito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça dez 09, 2008 8:23 pm

dinodane Escreveu:Olá.

Se o cão só foi castrado há duas semanas ainda existe muita testosterona a circular, o nível hormonal vai se reduzindo progressivamente, não é súbito.
Emmédia demora cerca de doismeses máximo a estabilizar
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
cbraga
Membro Veterano

quarta dez 10, 2008 7:50 am

Bom dia.
Eu sei, mas entretanto acham que aguarde esses dois meses ou faça a introdução da cadela agora?
O meu problema é que ela não tem qualidade de vida, e duvido que o dono a queria sustentar mais tempo, o que me leva a ter, ficando com ela, que antecipar a vinda dela para minha casa.
Quais são os inconvenientes que vêm?
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 10, 2008 9:33 am

O inconveniente principal é que o macho continue a mostrar interesse pela fêmea, assediando-a continuamente. Dado o caracter extremamente tímido da fêmea isso pode constituir um óbice à sua adaptação ao novo meio.

De qualquer modo é complicado prever quais os resultados dessa apresentação imediata. Até pode dar-se o caso de, estando a fêmea mais receptiva nesta altura, esse facto facilitar a interacção entre os dois.

Quer isto dizer que a decisão terá mesmo de ser sua...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”