GATO BRANCO????

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

sábado dez 13, 2008 8:54 pm

Ola a todos.Como podem verificar tenho um gato k e branco,o simão.O k acontece e k ja me tinham alertado para o perigo de ele apnhar muito sol (o k ele fax a maior parte do dia e estar espaldeirado ao sol k bate na sala atrvex da janela da sala).mas eu pensei k o unico perigo fosse so o facto de ele poder queimar as orelhas.Será k esse e mesmo o unico problema?ou poderá existir mais algum perigo de ele apanhar muito sol?e k o simao kd era pekenino era todo brankinho e agora a medidad k foi crescendo esta a ficar c umas manchas alaranjadas...terá a ver c o sol k ele apnha? :( e k a casa e tao fria k ele passa la o dia...obrigada e desculpem o texto extensivo.bjs a todos.
p.s.-surdo eu sei k nao e.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo dez 14, 2008 9:10 am

Muitos branquinhos quando crescem ficam com riscas alaranjadas no focinho, nas patinhas e até na cauda.
Como o Kiran que está desaparecido e penso que a Paty não se importa que sirva de exemplo.

Imagem

Outras vezes podem ficar com traços de siamês e as riscas serem castanhas.

Portanto, acho que o sol não será o culpado disso.

Mas, de facto tem que ter cuidado.
Se ele apanha sol por entre os vidros, faça o possivel para que no Verão não seja nas piores horas, entre as 10h da manhã e as 5h da tarde.
Agora no Inverno penso que o perigo é menor mas posso estar enganada.

Os tumores de pele nos gatos maioritariamente brancos aparecem nas orelhas, no nariz, nas bochechas com mais frequência mas tambem noutras partes do corpo.
É preciso estar atenta a pequenas feridas que não saram.

Pode pôr-se protector solar para bebé com factor elevadissimo.
Eu como não consigo fazer isso, opto por baixar os estores nas horas que referi acima.

Agora se é um gato de exterior, acho que tem que repensar o estilo de vida dele.
simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

domingo dez 14, 2008 7:29 pm

mas k rico exemplo.o meu simao esta a ficar mesmo assim desta cor.precisamente!coitadinho do kiran espero k ele apareça logo.de facto o meu gato e um gato k nunca vai a rua ou seja esta sempre em casa.so k como a casa e muito fria eles estao sempre ao sol.eu de dia n estou em casa logo nao posso faxer nada so fexando mesmo as percianas mas assim os bicharocos tb ficam aborrecidos pois eles adoram "janelar"....
vou seguir as suas dicas entaoa.muito obrigada pela resposta.foi-me muito util e a foto tb.
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

quarta dez 17, 2008 8:07 am

O pêlo que os gatos têm quando são pequeninos muitas vezes não são definitivos..
Tenho uma gata branca que quando era pequena tinha uma mancha preta na cabeça em forma de 'M' (que depois deu origem ao nome dela).. com o passar do tempo essa mancha desapareceu e agora é completamente branca.
O meu Iori era acastanhado com uma lista preta nas costas muito direitinha (até parecia um esquilo)... e agora com 1 aninho está completamente preto.
Por isso, neste caso, a mudança de cor de pêlo não é nada de alarmante.

Quanto à questão do sol e dos gatos com pêlo branco:
Os gatos brancos têm mais facilidade de desenvolver cancro de pele. Daí não ser aconselhado que estes passem longos períodos de tempo ao sol, principalmente nas horas em que essa exposição é mais perigosa.
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quarta dez 17, 2008 9:13 am

Sim, existem várias colorações e uma delas é a que exemplificaram com a foto do Kiran (é claro que não me importo nada), em que nas extremidades e ao longo do lombo aparece um creme ou laranja e o resto é branco. Há uns que são mais brancos, outros mais cremes, é conforme.

Estes gatos quando são bebés são brancos, mas dá para notar que irão ter esta coloração. Já têm um creme suave nas orelhas, focinho e na cauda. À medida que vão crescendo, o tom vai-se "alastrando" e ficando mais "carregado".

Imagem Imagem

Julgo que se chama red point ou cream point.

Quanto ao perigo do sol, os animais brancos (ou de cor clara como este género de gatos) têm um risco mais elevado de desenvolverem tumores, uma vez que têm falta de pigmentação para proteger. O risco maior é nas orelhas e nariz, que não devem mesmo ser expostas ao sol, especialmente nas horas mais perigosas.

Se ficas horas fora de casa, suficientes para o sol passar por todas as janelas, aconselho a deixares as persianas baixas.
Quando estás em casa, aplica protector. Julgo que agora já existe um protector próprio, mas podes perguntar na farmácia que eles sabem, na altura quando eu tinha o Kiran era um de criança de factor elevado como já foi referido.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta dez 17, 2008 9:58 am

o sol pode provocar cancro de pele nos gatos brancos. ou pequenos tumores benignos. pode usar um protector solar a 100%. foi o que a vet aconselhou à carlota que é uma florzinha de estufa
anjjazul
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta dez 17, 2008 10:32 am

Meninas são os gatos brancos, os que teem bastante branco no focinho e na cabeça e os amarelinhos.
Todos correm riscos grandes.
Claro que os dos completamente brancos são maiores mas os outros tambem devem ser vigiados.
Paty_LP
Membro Veterano
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quarta dez 17, 2008 12:08 pm

Sim, basta serem clarinhos no nariz e/ou orelhas.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta dez 17, 2008 3:19 pm

Alguém me sabe explicar o porquê de os gatos mais claros serem mais "propensos" a problemas por causa do sol??
O branco reflecte a luz, o preto absorve... no verão procuramos andar com cores mais claras por causa do calor pois o preto, como se costuma dizer, "atrai" o sol...
Por esta lógica...
Os gatos pretos, ou mais escuros, não teriam mais problemas que os gatos claros por "atraírem" os raios solares??
Ou será porque os gatos mais escuros sentem mais calor e procuram refugio, ao contrário dos gatos mais clarinhos que se deixam ficar expostos ao sol??
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Paty_LP
Membro Veterano
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quarta dez 17, 2008 3:33 pm

A única coisa que sei é que tem a ver com a falta de pigmentação para os proteger.

Excerto do folheto do Carcinoma espino-celular do felinus:
"A excessiva exposição destas zonas de pele despigmentada aos raios solares ultravioleta provoca uma alteração celular originando uma lesão na pele que resulta, frequentemente, num tumor quase sempre maligno (carcinoma)"

Já agora, aqui fica o folheto (atenção que contém imagens um pouco chocantes):
http://www.felinus.org/fileDump/FolhetoCarcinoma.pdf

(a ideia é so mostrar o folheto, não sei se é considerado publicidade, mas se os moderadores assim o entenderem podem apagar)
mcrq
Registado: sábado dez 06, 2008 5:10 pm

quarta dez 17, 2008 4:15 pm

Olá a todos

mOreirinha01 penso que é exactamente como acontece conosco... Uma pessoa morena está à partida mais protegida do que uma pessoa com a pele muito clara, exactamente porque tem mais melanina
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

quarta dez 17, 2008 4:20 pm

mOreirinha01 Escreveu:Os gatos pretos, ou mais escuros, não teriam mais problemas que os gatos claros por "atraírem" os raios solares??
A questão é que, tal como os humanos, os animais têm uma camada de pêlo para protecção, no entanto a composição dos pêlos confere maior ou menor protecção consoante o que estamos a falar.

No caso da cor, o que se passa é que os animais com pelo e pele (no caso das orelhas e nariz) mais clara têm menos melanina, visto que esta é responsavel pela protecçao contra os raios ultravioleta entao eles têm menos protecçao e sao mais vulneraveis a estes raios e a doenças de pele. esta explicação é valida para qualquer animal (até os humanos, as pessoas de pele mais clara tem mais propensao a ter doenças de pele)...

é necessario também ter cuidado com alguns gatos cuja pelagem é escura mas branca na base (como é o caso da minha Luna) pois estes tb são sensiveis ao sol apesar de à vista desarmada o pelo parecer escuro...

desculpm o testamento e espero ter ajudado... qualquer imprecisao corrijam por favor!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta dez 17, 2008 6:53 pm

Tal como em qualquer pessoa de tez clara e/ou olhos claros ou pessoas ruivas com pele "sardenta" :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta dez 17, 2008 7:16 pm

Sim... tem lógica... já estou a perceber...
Obrigada pelas explicações :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta dez 17, 2008 7:59 pm

Off topic: Aqui vai uma réplica do lindo Kiran, o "meu" Peewee :wink: que adora entrar em tudo o que represente RUA :wink:

Imagem

Adora Sol mas por sorte é dos que desiste quando aperta :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”