Pedra Difusora

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
CamaleaoMen
Membro Júnior
Registado: sábado nov 08, 2008 10:26 am

quarta dez 17, 2008 9:15 am

Olá, gostava que me dessem uma ideia do que é uma pedra difusora, para que serve e em que tipos de áquarios é utilizada???
Última edição por CamaleaoMen em quarta dez 17, 2008 10:04 am, editado 1 vez no total.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta dez 17, 2008 9:58 am

CamaleaoMen Escreveu:Olá, gostava que me dessem uma do que é uma pedra difusora, para que serve e em que tipos de áquarios é utilizada???
Gostavas que te dessem o que ?

Uma pedra difusora é mesmo o que o nome diz, é um tipo de uma pedra por onde o ar passa e que faz varias bolhinhas. Penso que se pode usar em todos os aquarios.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

quarta dez 17, 2008 12:56 pm

boas

como o psylizart de tinha dito reduz o fluxo de ar difundido na agua mas tambem pode ser utilizado para os sistemas de co2 caseiros mas neste caso aconselho os difusor de vidro proprio

cumps
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 17, 2008 4:45 pm

Liga-se a uma bomba exterior e serve para oxigenar o aqua.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

batrachus
Membro Júnior
Registado: quinta jan 01, 2009 3:06 am

quinta jan 01, 2009 3:19 am

dinodane Escreveu:Liga-se a uma bomba exterior e serve para oxigenar o aqua.
o movimento da superfície da água é suficiente para a oxigenação.
As pedras difusoras são meramente decorativas.
Cumprimentos.
dinodane
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 1:55 pm

batrachus Escreveu:
dinodane Escreveu:Liga-se a uma bomba exterior e serve para oxigenar o aqua.
o movimento da superfície da água é suficiente para a oxigenação.
As pedras difusoras são meramente decorativas.
Cumprimentos.
Estou em desacordo. Em aquas a temperatura elevada e de litragem grande o movimento da água provocado pelo filtro pode não ser suficiente para oxigenar a água. Eu que o diga que ao montar o meu aqua maior passados uns dias de adicionar os peixes tinha toda a povoação ao cimo da água tudo de "boca aberta"! Tive de ir a correr comprar uma bomba, tem estado sempre em funcionamento e o fenómeno nunca mais se repetiu.

batrachus
Membro Júnior

quinta jan 01, 2009 2:53 pm

Boa Tarde,
Poderá ter sido um caso isolado ou uma coincidência ou a temp. demasiado elevada (verão muito quente). São meras hipóteses.

Repare que tenho um aqua de 180 litros com um filtro que "dá a volta" 2 vezes por hora (debita 360 l/h reais), a agitação superficial é mínima, o tipo de peixes é do mais variado (gouramis, tubarões martelo, bala, corys, barbos Tigre e Tinfoil, ancistrus, gibbiceps), não tenho pedra difusora nem outro método de introdução de ar ou oxigénio e a temperatura ronda os 27ºC.

Garanto-lhe que estão todos de boa saúde, alguns para mais de 2 anos (gouramis e tubarões, entre outros...).
Cumprimentos.

P.S.: por falta de paciência, não tenho plantas verdadeiras.
dinodane
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 7:52 pm

Não digo que não, até porque tenho mais dois aquários sem esse dispositivo e onde nunca aconteceu tal coisa. Mas no de que 240 litros não arrisco.

batrachus
Membro Júnior

sexta jan 02, 2009 2:58 pm

Pois eu tabém tenho, escondida debaixo de pedras de xisto em forma de anta.
Dá um efeito engraçado.

Mas é recente (umas 2 semanas) e os peixes não alteraram o comportamento.

Porventura o seu aqua de 240 litros não é muito alto? (70-75 cms)? Isso explicaria a escassez de oxigénio mais para o fundo.
<p>Cumprimentos Aquari&oacute;filos.</p>
batrachus
Membro Júnior

sexta jan 02, 2009 3:07 pm

Pois eu tabém tenho, escondida debaixo de pedras de xisto em forma de anta.
Dá um efeito engraçado.

Mas é recente (umas 2 semanas) e os peixes não alteraram o comportamento.

Porventura o seu aqua de 240 litros não é muito alto? (70-75 cms)? Isso explicaria a escassez de oxigénio mais para o fundo.
<p>Cumprimentos Aquari&oacute;filos.</p>
dinodane
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 4:10 pm

É sim! Vejo-me grega para conseguir plantar alguma coisa ou aspirar o fundo em condições...

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta jan 02, 2009 4:36 pm

dinodane Escreveu: Eu que o diga que ao montar o meu aqua maior passados uns dias de adicionar os peixes tinha toda a povoação ao cimo da água tudo de "boca aberta"!
Xiiii... como eu vos invejo!!! :(

Eu adoro aquarios! Há uns dois anos tentei montar um... "Tentei" e desisti!
A minha experiência resumiu-se sempre ao quote acima da dinodane... não passei desse passo...

Comprei livros, ainda não tinha net, gastei um dinheirão em bombas, motores, filtros... eu sei lá! E no fim os peixes sempre morriam... Agora ao ler os vossos tópicos, apercebo-me das burrices que fazia...

Desculpem o desabafo...! :oops:
dinodane
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 4:51 pm

pathelen Escreveu:
dinodane Escreveu: Eu que o diga que ao montar o meu aqua maior passados uns dias de adicionar os peixes tinha toda a povoação ao cimo da água tudo de "boca aberta"!
Xiiii... como eu vos invejo!!! :(

Eu adoro aquarios! Há uns dois anos tentei montar um... "Tentei" e desisti!
A minha experiência resumiu-se sempre ao quote acima da dinodane... não passei desse passo...

Comprei livros, ainda não tinha net, gastei um dinheirão em bombas, motores, filtros... eu sei lá! E no fim os peixes sempre morriam... Agora ao ler os vossos tópicos, apercebo-me das burrices que fazia...

Desculpem o desabafo...! :oops:
Felizmente os meus não chegaram a morrer. Estavam era todos ao cimo de água a tentar "respirar", o que me assustou mesmo foi que até as duas ampulárias (caracóis) estavam assim também.
Foi a um domingo, lá encontrei uma petshop aberta, assim que instalei a aeração tudo voltou ao normal.

Pathelen, volte a tentar, afinal já tem o material e tudo! Comece com peixes resistentes e fáceis de manter. :wink:

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta jan 02, 2009 4:56 pm

dinodane Escreveu: Pathelen, volte a tentar, afinal já tem o material e tudo! Comece com peixes resistentes e fáceis de manter. :wink:
Já não tenho... dei tudo! Fui várias vezes à loja pedir conselhos, fazia o que me diziam e comprei peixes de todas as vezes... Morriam sempre!! :cry:

Desisti mesmo... talvez qualquer dia recomece... :wink:

Tenho que consultar a minha gata, a ver se é compativel...!! :lol:
dinodane
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 5:13 pm

PatHelen, só mais uma achega.

O tamanho é fundamental. As hipóteses de sucesso são sempre maiores se se começa com um aqua de tamanho jeitoso. A maioria das pessoas começa por baixo mas o grande facto da aquariofilia é que tudo se resume a criar num espaço fechado boas condições para os seus habitantes e um aqua de pequena litragem é muito difícil de manter, a química da água é difícil de estabilizar. Depois os peixes morrem e as pessoas esmorecem quando afinal até nem é assim tão difícil ter um bonito aqua.
A escolha das espécies também é importante e neste aspecto as lojas não costumam dar bons conselhos, tirando as especializadas onde se encontram pessoas que sabem do que falam. Há espécies resistentes, há espécies incompatíveis com outras em termos de pH e ºC, há as que crescem muito, há as territoriais e há as difíceis de manter. Deve começar-se pelas espécies pouco exigentes e baratas, fazer a ciclagem cuidadosamente antes de introduzir os peixes, não introduzir logo muitos e nunca sobre povoar o aqua, entre outras coisas.

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Peixes”