Rouxinois do Japão - Joaoejoca

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo jan 11, 2009 11:40 am

Não pude deixar de reparar no tópico de criação de Papagaios, que o forista joaoejoca refere que já fez criação de Rouxinois do Japão. Não se importava de nos contar qualquer coisa sobre essa experiência? Eu gostava de saber mais sobre isso, nomeadamente em que condições de alojamento, alimentação, ninhos, etc..enfim, como os criou?

Obrigado
Paulo C.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda jan 12, 2009 11:50 am

Estimado PauloC1,

REalmente já tive criação de rouxinois do japão, em condições muito especiais, num ambiente muito propicio.
Era um viveiro com 4 metros de comprimento, 3 de largura e 3 de altura, com 70% coberto de vegetação, uma zona de arvores( carrascos) e uma zona muito densa de canas e umas outras plantas muito densas. Tinha uma espécie de riacho a passar dentro do viveiro, que ia ter a um lago e depois era bombeado para o topo do riacho novamente, assim tendo agua corrente. Junto ao viveiro estava o depósito de estrume da quinta, atraindo uma multidão de insectos impressionante que era na minha opinião o que permitia a alimentação das crias pois depois tentei num outro local e não consegui...
O viveiro tinha de tudo um pouco, entre aves selvagens a canarios e também os rouxinois, estes muito territoriais na zona densa da vegetação, onde faziam os ninhos, era numa quinta de uma amigo, eu só lá entrava de 15 em 15 dias para repor papas e algumas comidas à base de semente.
Como tinha uma boa area, fiz "plantações", que iam alimentando as aves, da seguinte forma, Fiz uma "gaiola" de rede, sem fundo com 1mt quadrado, que colocava por cima da terra onde espalhava sementes e a cada 15 dias quando lá ia, mudava a gaiola de sitio, deixando o que já tinha nascido por baixo da gaiola para as aves comerem.
Nunca fiz nada de especial para que os rouxinóis criassem, aconteceu espontaneamente, assim como os outros criavam também os rouxinois o fizeram, e criavam bastante bem, cada casal tirava cerca de 15 passarinhos por época, criavam de abril a julho, depois paravam.
Como disse, tentei reproduzir o ambiente num outro local quando tive de desistir do viveiro na quinta pois esta esteve em enorme remodelação, e nunca mais consegui reproduzir os rouxinois mas já ouvi falar de quem o tenha feito em gaiolas com 2mt x 1mt x 1mt, mas não sei como conseguem a alimentação das crias, porque fazerem ninho e eclodir os ovos aconteceu-me, depois as crias morriam sempre, penso eu por fome.... Mesmo dando imensos tenébrios, penso que o facto de ter o depósito de estrume tão perto do viveiro era a chave para que os pais conseguissem alimentar as crias, havia uma quantidade impressionante de insectos a voar no viveiro, atraidas pela agua e penso que era isso que os rouxinois davam as crias, pois fiz tudo muito parecido e não tornaram a criar....
De qualquer forma, desejo boa sorte a quem esteja decidido a tentar, posso acrescentar que uma das pessoas que me disse ter conseguido criar em gaiola, sempre teve de fazer um tratamento hormonal para acelerar o processo de criação das aves, não concordo com isso pois acho que isso desgasta as aves de tal forma que não é saudavel.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jan 12, 2009 4:14 pm

Joaoejoca Escreveu: e criavam bastante bem, cada casal tirava cerca de 15 passarinhos por época, criavam de abril a julho, depois paravam.
.
Joaoejoca, e pode-me dizer durante quantos anos eles criaram? Houve anos em que não o faziam, ou criavam sempre?
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda jan 12, 2009 4:29 pm

Tive o viveiro cerca de 8 anos na quinta e criaram a partir do 2º ano até ao ano que desmontei, e criavam todos os anos, a dada altura não sei se eram os mesmos a criar ou se já eram as crias que cresceram e criaram, mas por norma criavam todos os anos, eram cada vez mais....
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jan 12, 2009 4:56 pm

Obrigado pela resposta.

E já agora, quantos casais de rouxinóis tinha no viveiro?
PauloC1
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 5:09 pm

Muito interessante, Obrigado :)
Já agora, se mais algém poder fornecer mais relatos e experiências semelhantes, eu agradeço.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano

quarta jan 21, 2009 7:21 pm

Chegaram os resultados da sexagem....são duas fêmeas.
Responder

Voltar para “Aves”