aqua de 500l

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ilchade
Membro Júnior
Registado: sábado jan 10, 2009 6:46 pm

terça jan 27, 2009 7:34 pm

alo a todos.

comprei um novo aqua e estou pensando em colocar ciclidios africanos do lago malawi,o aqua e de vidro curvo e ja vem com iluminacao e movel.

acho que vo comprar 2 canister de 2000l/h ,sera que da?
quantos ciclidios posso eu meter no aqua ?
\

e tudo ,se me lembrar de alguma coisa posto aqui,ok

desde ja obrigado
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jan 27, 2009 8:57 pm

nos malawi além da quantidade é importante a compatibilidade, e escolher especies com pouca probabilidade de hibridar entre si.

Pode ser um projecto ineressante
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
ilchade
Membro Júnior

terça jan 27, 2009 9:12 pm

alo,obrigado

alguem pode me dar uma lista das especies compativeis
do equipamento necessario
e da quantidade

obrigado
tarasofia
Membro Veterano

terça jan 27, 2009 9:40 pm

:o

Geralmente quando um aquariofilista escolhe um biotopo fa-lo porque gosta de uma ou mais especies...

Parti do principio que ao escolher o malawi fosse por conhecer e querer manter pelo menos uma especie... e depois a partir dela elaborar uma lista de outras que possam partilhar o mesmo aqua sem grandes agressões... e sinceramente num aqua de 500l dá para fazer algumas coisas engraçadas... acima de tudo o aqua tem de agradar o dono, logo tem de reflectir os seus gostos e não os de desconhecidos.

Quanto ao material é o mesmo que ja tem no aqua de 100l... com especial atenção à filtração :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 27, 2009 11:31 pm

Googla Malawi ou Mbunas e logo encontrarás uma série de cíclideos interessantes e compatíveis para o projecto e ideias para a montagem.

Eu tenho muuuitas ideias só não tenho nem aqua nem espaço para mais um. PARA JÁ! :P

Se fosse montar agora, usaria um fundo de areia de coral e fazia um muro de pedregulhos por trás, fazendo grutas e esconderijos e pondo as rochas mais bonitas à frente. Sem plantas, talvez pusesse umas conchas para esconderijos também.
Em 500 litros punha dois termostatos de 150 w, escondidos e um filtro externo de boa capacidade mas que não agitasse muito a água.
Fauna, punha julidos, labidos...
Já tenho a coisa alinhavada mas tem-me faltado o principal... :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta jan 28, 2009 12:22 am

ilchade Escreveu:alo a todos.

comprei um novo aqua e estou pensando em colocar ciclidios africanos do lago malawi,o aqua e de vidro curvo e ja vem com iluminacao e movel.

acho que vo comprar 2 canister de 2000l/h ,sera que da?
quantos ciclidios posso eu meter no aqua ?
\

e tudo ,se me lembrar de alguma coisa posto aqui,ok

desde ja obrigado
aconselho dois termostatos de 250W cada(deve-se ter 1W/l)
quanto à filtragem deves ter especial atenção...um desses de 2000l/h é bom :) a força/capacidade do(s) filtro(s) deve ser entre 3 a 10 vezes o volume do aqua, logo deves ter entre 1500 e 5000l/h.
ilchade
Membro Júnior

quarta jan 28, 2009 7:58 am

alo
td bom?

acho que do lago malawi os mbunas sao mais bunitos.
quantos posso criar num aqua desses
escolhi os aclcalinos pois minha zona a agua passa com ph de 7.5 e eu nao quero usar acid coro risco de perder todos os peixes
quais os outros peixes que posso meter com ciclidios
quais sao mais faceis de manter goldfish ou malawi

muito obrigado
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quarta jan 28, 2009 8:57 am

Olá, :D a todos. Dinodane como é que pensas fazer o muro de pedregulhos, com que materiais? Eu vi numa loja de aquariofilia em Benfica uns aquários com esses muros e fiquei intrigada se aquilo seria verdadeiro ou algum material próprio para o fazer. Achas que fica bonito num aquário de água doce, com guppys, mollys, betta, synodontis eupterus e coridoras ou achas que não, que é melhor para outros peixesestilo discos etc? O tamanho do aquário é 60x30x30. Neste momento tenho areão negro e o fundo está azul escuro, mas como tenho coridoras escuras (a bronze, a juli, similis e a panda) tb tenho a Albina que é a clarinha, mas como as outras são pró escuro pensei em juntar algumas pedrinhas mais claras para as sobressair o que acham Eu estive a ver no google e num forum brasileiro as fotos de aquários e fiquei muito espantada de não aconselharem areão branco e quase toda a gente o usar ou em pedrinhas, mas tudo bastante claro :o ...
tarasofia
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 9:29 am

Tanytany , não sendo para mim a pergunta...aqui vai:

Geralmente os muros ou são fundos falsos esteriores ao aqua ou são de pedras, e fazem-se de 2 formas, ou são pedras falsas (como as minhas), e são fixas ao vidro do aqua com silicone, ou são pedras verdadeiras e são empilhadas umas sobre as outras. Neste caso o perigo de derrocada é elevado, pois os mbunas são escavadores natos e retiram a areia debaixo das pedras para fazerem tocas... isto pode ser minimizado se optarmos por 'acoplar' as pedras entre si atraves de orificios feitos com uma broca onde se coloca uma bucha plástica e silicone, mas não resulta para pedras muito pesadas...

ilchade:

Acho que anda por aí uma grande incerteza.... que tal começar com uma medição de todos os parametros da agua da rede, não só p pH, mas também o dH e o gH. O pH para mbunas deve rondar os 8. Apesar de muito bonitos são peixes muito territoriais e geralmente agressivos, pelo que o melhor é mesmo googlar e ler muito... mesmo muito.

Atenção à filtragem, pois no caso dos cilcideos africanos este é o aspecto mais importante, e deves manter cerca de 7 vezes o volume total do aqua....ou seja 3500l/h, sempre para mais e nunca para menos.

MAs tb existem outras hipoteses de populações igualmente bonitas e mais fáceis de manter.
Tanytany
Membro

quarta jan 28, 2009 2:01 pm

Olá tarasofia, obrigada por responderes, eu dirigi-me á dinodane, por ela ter mencionado o fundo de pedras.Claro que qualquer pessoa pode ajudar se souber e eu agradeço :D Fiquei com uma dúvida, afinal as tuas pedras falsas são feitas de quê? Onde as arranjaste?
tarasofia
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 2:59 pm

Tanytany, as minhas pedras falsas foram feitas por mim, são de poliuretano expandido e outras esferovite, com cimento cola (várias cadas), impermeabilizante para tanques de água e corante não tóxico... se fizeres uma busca aparecem-te muitas explicações giras sobre projecto DIY destes fundos 3 D, dos materias e de como faze-los... depois é mãos à obra :)
dinodane
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 9:15 pm

Quando o fizer vou usar tufo calcário ou rocha viva "morta" e vou tentar escorar a coisa com silicone para aquários. Para já é só um projecto, mas é mesmo o próximo biótopo que queria montar e queria fazê-lo de modo a que se assemelhasse a um aquário de água salgada, e escolher os mbunas de acordo com isso, labidos yellow e outros bem coloridos. :wink:

tarasofia
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 9:47 pm

Nos mbunas cor é o que não falta.... e quem pensa que são só peixes azuis e amarelos que se desengane. Mas além da cor, o que me fascina é mesmo o comportamento.... são uns putos super traquinas... pra mim são uma paixão :D

Existem tantas especies e tão lindas, que tenho vontade de criar uma fishrom...tantos peixes e tão pouca agua :oops:
dinodane
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 10:52 pm

AAAAIIIIIIIII um fishroom.... Dream on! :D

Voltando à questão do tanytany:
Achas que fica bonito num aquário de água doce, com guppys, mollys, betta, synodontis eupterus e coridoras ou achas que não, que é melhor para outros peixesestilo discos?
Olha Tanytany, aquilo que eu pretendo fazer é mais pedras empilhadas fixas umas às outras. Poderia fazê-lo de duas maneiras para os mbunas, o que mencionei acima para criar um efeito de aqua salgado com tufo calcário (que é o que se usa nos reefs para colonização pelos organismos de alga salgada) e é perfeitamente adequado (em termos de pH) para estes peixes ou uma "muralha" de pedra simulando as paredes rochosas de um lago, que é o habitat natural dos ciclídeos africanos.
Como é escusado plantar um aqua de mbunas temos que nos socorrer de arranjos bonitos de pedra para dar interesse ao conjunto.

Para os outros habitats de água doce prefiro a paisagem de muita vegetação e madeira, principalmente para os discus. Há tantas plantas bonitas e tantas combinações de fundo, areia de rio, areão claro, escuro, de basalto, podem fazer-se muitas montagens interessantes e que recriam o que seria o habitat natural de todas as espécies que referiste.

Mas eu agora quero mesmo é um aqua cheínho de calhaus!! :)

Tanytany
Membro

quinta jan 29, 2009 8:36 am

Mais uma vez muito obrigada Dinodane e Tarasofia. :D vou mesmo optar por algumas plantas :wink:
Responder

Voltar para “Peixes”