Chip

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quinta fev 05, 2009 10:59 pm

Boa noite, tenho uma duvida sobre o chip que metemos nos nossos bichos... ao mete-lo no vet, o chip fica com os dados do dono, nome, morada e contacto...

Imaginemos que o cão foge ou é roubado, e é encontrado noutra parte do pais, seja mesmo o bicho de lisboa e encontrado no porto... levando o cão a um qualquer veterinario com leitor de chip consegue identificar o cão e o respectivo dono, a zona, o contacto, tudo?

A minha duvida é se existe uma base de dados sobre os nossos bichos a nivel nacional!, com a qual possamos contar caso o animal se perca e seja achado longe de casa? :?:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

quinta fev 05, 2009 11:15 pm

Debora20 Escreveu:Boa noite, tenho uma duvida sobre o chip que metemos nos nossos bichos... ao mete-lo no vet, o chip fica com os dados do dono, nome, morada e contacto...

Imaginemos que o cão foge ou é roubado, e é encontrado noutra parte do pais, seja mesmo o bicho de lisboa e encontrado no porto... levando o cão a um qualquer veterinario com leitor de chip consegue identificar o cão e o respectivo dono, a zona, o contacto, tudo?

A minha duvida é se existe uma base de dados sobre os nossos bichos a nivel nacional!, com a qual possamos contar caso o animal se perca e seja achado longe de casa? :?:

Existem duas bases de dados, uma de vets, se so colocar o chip, e outra se registar na sua junta de freguesia (esta base de dados é mais completa)... Para fregistar na junta ( que é obrigatorio) tem de estar ja com o chip, e assim passa a ficar nas duas bases de dados :)
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
Debora20
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 11:19 pm

Ok, os meus cães tem todos chip, menos a mais nova, e tambem estão registados na junta... :D

Certo obrigada! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta fev 06, 2009 12:56 am

Debora20 Escreveu:...A minha duvida é se existe uma base de dados sobre os nossos bichos a nivel nacional!, com a qual possamos contar caso o animal se perca e seja achado longe de casa? :?:
Sim, as bases de dados são de âmbito nacional: não importa que um cão registado em Lisboa seja roubado durante umas férias no Algarve e depois seja levado para o Porto, por exemplo. A leitura do chip indica em qual das duas bases de dados está inscrito, e nestas o número do chip indica quem é o dono e onde vive, bem como os seus contactos.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 06, 2009 11:48 am

Debora20 Escreveu:Boa noite, tenho uma duvida sobre o chip que metemos nos nossos bichos... ao mete-lo no vet, o chip fica com os dados do dono, nome, morada e contacto...

Acho que importa clarificar o seguinte: a leitura do chip no vet não apresenta de imediato os dados do dono, nome, morada, etc. A única coisa que aparece no leitor é um número.
Esse número é que depois corresponderá aos dados registados nas bases de dados. Tem que se contactar sempre o SIRA ou o SICAFE ou ambos para identificar a quem pertence esse número e, por conseguinte, o animal.

Cumprimentos. [/b]

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Debora20
Membro Veterano

sexta fev 06, 2009 12:28 pm

dinodane Escreveu:

Acho que importa clarificar o seguinte: a leitura do chip no vet não apresenta de imediato os dados do dono, nome, morada, etc. A única coisa que aparece no leitor é um número.
Esse número é que depois corresponderá aos dados registados nas bases de dados. Tem que se contactar sempre o SIRA ou o SICAFE ou ambos para identificar a quem pertence esse número e, por conseguinte, o animal.
Cumprimentos. [/b]
Obrigada Dinodane, a minha questão era mesmo inclinada para esse lado, se haveria uma base de dados a nivel nacional!
Assim já sei há duas!
Uma dos vets outra das juntas de freguesia!

Obrigada :D
Responder

Voltar para “Cães”