ensinar caturra com 2 anos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
slb1234
Registado: terça fev 10, 2009 12:42 am

terça fev 10, 2009 1:08 am

ola alguem me diz o que fazer para ensinar 1 caturra com 2a. comprada numa loja?agradecia. é a 1 vez tenho 1 se houver alguem fica aqui meu email [email protected] bj e abraços nao tenho experiençia com caturras
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça fev 10, 2009 10:40 pm

Em primeiro lugar devo felicitar-te por teres vindo procurar informação para melhor tratar e ter a tua caturra.
O que te posso aconselhar para que possas domesticar a tua caturra de dois anos, deves começar por perceber qual o seu alimento preferido, aquele ao qual logo corre quando o pões na gaiola dela.

Começas por retirar totalmente a comida da gaiola por cerca de uma hora.

Inicias mostrando o seu alimento favorito segurando-o na mão e chamando para que venha comer da tua mão, ao principio pode estranhar, pode não ser à primeira nem à segunda mas se insistires vais ver que percebe que está a perder a sua comida favorita.
Entretanto ao fim de 5 minutos no máximo a tentar que venha comer da tua mão, caso não venha que é o mais provável, desistes e pões a comida normal, não sei se come ração ou sementes, mas o que seja a sua alimentação base, é o que tem direito e aquele que descobrires ser o seu alimento favorito, esse só o poderá comer quando vier à tua mão. Repete isto até que venha comer da tua mão. Pode pereber quase à primeira ou pode demorar dias.
Não te esqueças que antes de quereres iniciar este processo deves sempre retirar totalmente a comida durante mais ou menos uma hora para que fique sem comer esse espaço de tempo e esteja com mais vontade de comer e mais facilmente venha ter contigo.

Quando já vier comer à grade da gaiola, já não precisas retirar a comida, basta que vás dando sempre as |"goluseimas" ( fruta, girassol, verduras)| pela tua mão para que perceba que a tua mão é algo que traz coisas boas.

Depois podes passar à fase de abrir a porta e dar coisas boas dentro da gaiola e ir pedindo que venha ao exterior comer.

Quando subir para a tua mão sempre que chamas, podes ensinar a vir ter contigo a voar quando chamas, basta que uses novamente o truque de retirar a comida e quando fores dar, abres a porta e chamas para que venha comer da mão, quando estiver encima da gaiola por exemplo, afastas-te e mostrando a comida chamas para que venha comer na mão.

Todos estes procedimentos devem ser feitos em ambiente calmo, portas e janelas fechadas e de preferência sem nada que possa distrair a ave e/ou fazê-la desconfiar.

Prepara-te para te encheres de paciência que este processo pode demorar dias, semanas ou meses, depende do passado da tua caturra....

Espero ter ajudado
Responder

Voltar para “Aves”