:S Olho do camaleão fechado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

cRoBerto
Membro Júnior
Registado: quarta fev 04, 2009 2:53 pm

domingo fev 15, 2009 4:20 pm

Ola a todos..

Reparei que hoje, desde manha o Roberto (camaleão) tem um dos olhos fechados... Alguem sabe o que é isto?
O que faxo?
Ajudem pf.

;p
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

domingo fev 15, 2009 4:26 pm

Qual é o camaleão?

Que iluminação é que tens?

Humidade e temperatura?

Tamanho do terrário?
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
cRoBerto
Membro Júnior

domingo fev 15, 2009 4:38 pm

:S tantas perguntas....

É um camaleão do Yemen
como iluminação tenho uma Sun Glo
medidas: 80x40x70(altura)
tmp: 26/27 graus

Sabes o que pode ser Armindo77?

;p
RicardoLance
Membro
Registado: domingo ago 03, 2008 9:24 pm

domingo fev 15, 2009 5:01 pm

mas tipo parece que ta colado com ramelas?
o meu ja teve assim
ele continua a comer?
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

domingo fev 15, 2009 5:17 pm

so usas a sun glo? entao e uma lampada de uvb nao usas?
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
Armindo77
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 5:19 pm

Pode ser apenas sujidade no olho... Não tens lâmpada UVB? As lâmpadas UVB compactas podem por vezes provocar conjuntivite.

O que podes fazer é aumentar a humidade e borrifar um pouco o olho (de longe) com água morna durante pouco tempo umas vezes por dia. Se vires que não passa até amanhã ou terça, vai a um vet. Normalmente, se for inflamado por sujidade, passa durante a noite ou no máximo 48 horas...

Boa sorte.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

domingo fev 15, 2009 5:27 pm

Se não for da lâmpada, as lojas de animais têm quase sempre uns colírios para as tartarugas, não sei se dá ou se há para outros repteis.
cRoBerto
Membro Júnior

domingo fev 15, 2009 5:33 pm

yah, parece colado... não tem romelas. Ja o vi a esfregar contra um tronco, e tb ja o vi a abrio o olho, mas voltou a fecha-lo.
Continua a comer sim, e correr atras do grilos que nem um esfomeado.
O teu ja teve? o que era? o que fizeste?
cRoBerto
Membro Júnior

domingo fev 15, 2009 5:43 pm

Nao tenho a lampada UVB pk na loja onde o comprei disseram-m que não precisava. E realmente faz sentido... Se a Sun Glo tem as mesmas propriedades que a luz solar, entao isso chega, uma vez que no seu habitat natural eles tambem n tem lampadas cm radiações adicionais. Estou errado? :S
cRoBerto
Membro Júnior

domingo fev 15, 2009 5:44 pm

Por falar em humidade,
Como é que voces controlam a humidade do vosso terrario? Existem aparelhos que faxam isso? ja procurei nas lojas mas ainda n descobri...
Deadzao
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 5:50 pm

a loja disse te que não querem uvb? tambem dizem para se dar gammarus ás tartarugas e daí? a sun glo só da uva
pare controlar a humidade tens os higrometros
se ele esfrega o olho é porque tem alguma cena la dentro e faz lhe comichão/impressão
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
Armindo77
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 5:52 pm

Roberto, a Sun Glo só emite UVA (luz visivel) e calor. Precisas URGENTEMENTE de lampada que emita UVB senão o camaleão não consegue sintetizar o cálcio.

Fica aqui este link (em inglês) para dares uma vista de olhos:

http://vetmed.illinois.edu/petcolumns/s ... cfm?id=425

A humidade é medida com um higrómetro à venda em qq loja de animais. Custa uns 7 ou 10 euros.

A humidade é muito importante para os camaleões e convém que a controles atentamente... ele pode ter ficado com o olho assim até por défice de humidade, pq se o ambiente for muito seco a vista pode ter secado e sem fluido para limpar os olhos, este pode ter inflamado com qq sujidade (um bocado como nós).
cRoBerto
Membro Júnior

domingo fev 15, 2009 6:08 pm

Tou a perceber o que voces estao a dizer.... Mas tinha-m fiado em que "supostamente" percebe do assunto... :cry:

eu penso que não existe defice de humidade porque tenho a preocupação de humedecer (bastante) o solo, assim, uma vez que tenho aquecimento por baixo do solo, a agua evapora e mantem a humidade minimamente controlada....

Vou tratar de comprar a UVB o mais rapido possivel.
Deadzao
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 6:10 pm

mas borrifa o terrario todo e nao só o solo
Armindo77
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 6:25 pm

A não ser que a informação venha de criadores ou pessoas de confiança, nunca tomes por verdade o que os "senhores das lojas de animais" dizem... Quando eu era puto era só argoladas que fazia por causa deles!
Hoje, felizmente há internet e milhões de utilizadores para te ajudarem. Visita meia dúzia de foruns e lê umas tantas caresheets e em menos de nada começas a perceber como tratar do bicho.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”