Cachorro Dogue Alemão - Casa ou Rua?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anpaulo
Registado: domingo fev 22, 2009 3:54 pm

domingo fev 22, 2009 4:19 pm

Olá a todos,

Vão me oferecer um Dogue Alemão com cerca de 3 meses , na próxima semana. Tenho lido alguma informação sobre a raça mas continuo com algumas dúvidas relativamente a como fazer a gestão do "Casa e Rua".

Tenho uma casa e um quintal com 800 m2.
Trabalho das 9h -18h.

Devo habituar o bichinho a dormir em casa e durante o dia deixo-o solto no quintal?

Ou enquanto cachorro deve ficar sempre em casa? e só sair quando eu o levar?

O que aconselham?

Em relação a refeiçoes tenho quem o possa a alimentar durante a minha ausencia pelo que posso optar por dar 2 ou 3 refeições por dia.

Obrigado!
AnP
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

domingo fev 22, 2009 5:01 pm

Anpaulo Escreveu:Olá a todos,

Vão me oferecer um Dogue Alemão com cerca de 3 meses , na próxima semana.
Parabéns. Excelente raça.
Anpaulo Escreveu: Tenho lido alguma informação sobre a raça mas continuo com algumas dúvidas relativamente a como fazer a gestão do "Casa e Rua".

Tenho uma casa e um quintal com 800 m2.
Trabalho das 9h -18h.

Devo habituar o bichinho a dormir em casa e durante o dia deixo-o solto no quintal?

Ou enquanto cachorro deve ficar sempre em casa? e só sair quando eu o levar?

O que aconselham?

Em relação a refeiçoes tenho quem o possa a alimentar durante a minha ausencia pelo que posso optar por dar 2 ou 3 refeições por dia.

Obrigado!
AnP
Na minha opinião deve habituar o cachorro ao que lhe vai oferecer em adulto. Se ele em adulto vai passar o dia fora de casa, não deve habituá-lo em cachorro a estar apenas dentro de casa porque senão a transição custará mais.
Quanto à raça em si e se deve ou não estar dentro de casa, posso dizer-lhe que é uma raça que adora estar dentro de casa... bem habituado você quase não dá por ele. Porém, é um cão que normalmente larga algum pelo... e não é pouco, dado o tamanho.
De qualquer forma sugiro-lhe que o habitue a fazer as necessidades apenas num sítio do terreno... para não ter que andar a catar presentes pelo "terreno" todo.

Boa sorte com o cãovalo. :wink:
<p></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 22, 2009 5:39 pm

Olá.

Leia muito sobre a raça antes de aceitar o cachorro, por favor. Saiba que o dogue alemão apesar de gigante é um cão sensível, propenso a algumas doenças e condições sérias (leia por favor info sobre a torção de estômago, a displasia da anca), de manutenção cara e, muito infelizmente, uma das raças com menor esperança de vida.

Recomendo-lhe um pulinho ao sub-fórum do DA aqui na Arca, encontra o link mais acima no inamovível "links para sub-fóruns", existem tópicos interessante e muita informação sobre a raça.

Quanto às questões concordo com o que o Hakuma escreveu. No entanto, o DA é um cão de pêlo curto, são friorentos e são cães que não devem ser isolados do contacto humano, um DA criado no exterior com pouca interacção com pessoas e outros animais poderá vir a ser problemático no futuro. Sempre mantive os meus dentro de casa. Costumo dizer que é um cão grande mas com muita arrumação... Se tem jardim relvado prepare-se para o caos...

Cuidado com a alimentação, é de investir agora numa boa ração para proporcionar um crescimento harmonioso. Não suplemente a ração com cálcio. Uma boa ração para dogues deve incluir glucosamina e condroitina para um bom desenvolvimento do esqueleto e das articulações que são o ponto fraco deles quando chega a terceira idade (um dogue a partir dos 6 anos já é considerado sénior).

Quanto à queda do pêlo, não é nada de especial se escovar o animal com regularidade e se lhe der uma boa alimentação.

Quanto às saídas de casa para o exterior atenção à vacinação. A imunidade só está completa quando todos os reforços forem administrados, por volta dos 4 meses, até lá o cachorro é vulnerável a uma série de vírus como a parvovirose e a esgana.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Hakuma
Membro Veterano

domingo fev 22, 2009 5:55 pm

Tudo dito, dinodane. :wink:

Apenas não concordo com a parte do relvado, por experiência própria. A minha DA não escava (muito), e faz as necessidades, na zona onde foi treinada para as fazer... o treino das necessidades no sitio certo custou, mas considero-o indispensável, se quiser ter relva em condições.

Sobre ser um cão de interior, a minha experiência pessoal, diz-me que sim, sem dúvida que um DA é um cão de interior, apesar de a minha ser "mista" (interior e exterior). Nunca dorme dentro de casa (dorme fechada numa divisão anexa à casa), nem fica dentro de casa quando não estão pessoas. Também não entra em casa sem ser chamada. Sempre foi assim, desde cachorra.
<p></p>
dinodane
Membro Veterano

domingo fev 22, 2009 7:51 pm

Muita coisa ficou por dizer Hakuma.

Quanto à questão do relvado, atrevo-me a dizer que se o cachorro ficar sózinho a maior parte do dia... que treino?
Todos os dogues passam pela fase "demolidora" e é preciso nessa altura ou manter o olho neles ou tornar o espaço onde estão "à prova de dogue" e isso vale tanto dentro como fora de casa. Se houver relvado e não estiver vedado, o mais certo é haver imensa actividade escavadora até porque o bicho estará sózinho e entediado. :)

dinodane
Membro Veterano

domingo fev 22, 2009 8:01 pm

Link para o sub-fórum do DA onde ficamos à espera de uma apresentação do canito:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110

Anpaulo
Registado: domingo fev 22, 2009 3:54 pm

domingo fev 22, 2009 9:13 pm

Obrigado pelos esclarecimentos. :)
Hakuma
Membro Veterano

domingo fev 22, 2009 9:43 pm

dinodane Escreveu:Muita coisa ficou por dizer Hakuma.

Quanto à questão do relvado, atrevo-me a dizer que se o cachorro ficar sózinho a maior parte do dia... que treino?
Todos os dogues passam pela fase "demolidora" e é preciso nessa altura ou manter o olho neles ou tornar o espaço onde estão "à prova de dogue" e isso vale tanto dentro como fora de casa. Se houver relvado e não estiver vedado, o mais certo é haver imensa actividade escavadora até porque o bicho estará sózinho e entediado. :)
Obviamente que não é a deixá-lo sozinho no relvado que o vai treinar... ele não se treina a ele mesmo. :lol:
Se fizer isso, aí sim, rapidamente terá uns autenticos bunkers na sua relva. :wink:
<p></p>
Responder

Voltar para “Cães”