Mike

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Codolf
Membro Júnior
Registado: domingo mar 25, 2007 1:09 pm

quinta mar 05, 2009 10:58 pm

Olá amigos.

Sou o Cristóvão Rodolfo e moro na Praia da Areia Branca, concelho da Lourinhã e tenho 28 anos.

Apresento-vos o meu novo amigo.

Chama-se MIKE e está actualmente com 2 meses e estas são as fotos actuais :D

Imagem

Imagem

Tem LOP e o Pedrigree e as 2 primeiras vacinas de vida.

Só me apetece encher de mimos e estar com ele o dia todo e ele a mesma coisa. Para onde eu vá ele vem atrás. Até para comer decentemente, tenho que me sentar junta da comida e da água para ele comer descansadamente...

Gostava de saber por onde devo de começar para ter um PA exemplar ou pelo menos que futuramente me tenha respeito, que o possa passear descansado, enfim que não tenha problemas e que faça o mí­nimo exigido (obediente)

Vou comprar o livro "o treino do pastor alemão", mas trocar ideias e experiências com vocês é sempre diferente do que ler e tentar fazer.

Tem um espaço +/- de 6 metros quadrados só para ele com uma cancela, mas estou com um problema :( Gostava de saber alguma técnica que haja/tenham com que ele tenha gosto em ir lá para dentro e eu fechar a porta. Por agora tenho utilizado a técnica da bola, ele vai a correr atrás dela e eu fecho a porta, (coisa de odeio fazer, pois estou a engana-lo e a criar um mau hábito) pois assim ele irá deixar de correr a ir buscar a bola ou outro objecto e dar-me porque sabe que mais uma ou outra vez será para fechar a porta.

Outra coisa é em relação à comida. Vocês deixam todo o tempo a comida e a água junto dele para ele comer e beber sempre que lhe apeteça ou apenas colocam em determinados horários?

Outra duvida, é em relação às orelhas... por norma elas ficam as duas em pé em simultâneo ou elas ficam em pé com o tempo e não necessariamente ambas ao mesmo tempo? É que uma delas já está completamente em pé mas a outra está a meio caminho Looooollll

Abraço
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

sexta mar 06, 2009 10:09 am

Orelhas, sobem descem e etc ate aos 8 meses. uma boa ração e regularmente visitar a vet para avaliação peso e etc...

Ir para zona da cancela... o meu primeiro era um castigo... o 2º nao caí no mesmo erro... a noite, quando ele tem fome, enchemos a tigela e la vamos, pousa-se a tigela, ficamos la um bocado para ele comer com calma (o canil tem uns 70m^2) e saimos... o gajo associa, ida para o canil, barriga cheia... descanso.

os maus/bons habitos que o habituar agora que é pequenote vao ser os que vao prevalecer no futuro... mas... ele é cachorro, não insista muito nem o repreenda, vá pela positiva até ele ser maior... 6, 7 meses... para ele crescer confiante...

exemplo de educação pela positiva... o gajo mordisca as maos, fazemos de conta que nao ligamos... quando ele mordisca apanhamos e nao largamos a lingua mas nao alteramos a nossa atitude... ele fica aflito e associa... se eu mordiscar, algo estranho me vai "aleijar", ou seja, deixa de mordiscar... e como isto ha truques para cada coisa...

Boa sorte, pesquise no forum e leia o livro...

Eu percebo pouco, mas tenho seguido os conselhos de um expert e tem resultado a 100%...

haja calma e paciencia...
Codolf
Membro Júnior

sexta mar 06, 2009 10:53 am

Boas

Assim sendo, devo deixar o pequenote aproveitar a sua infancia tranquilamente... uma das coisas que tenho feito e acho que tenho conseguido é que ele fique à porta e não entre para casa :) aí eu digo "Boa Mike" Para ele não entrar digo um "Não" firmemente...

Sempre que o chamo, digo sempre "Anda Mike" e dou 2 palmadas na minha perna para ele associar as palmadas e ao memso tempo o "Anda"... Também volta e meia digo "Senta" e com a mão faço uma ligeira pressão no corpo para ele se sentar e quando assim é digo "Boa Mike"... volta e meia eu digo "Senta" e por vez ele senta, mas ainda não percebi se é mera coincidencia ou se se senta por estar a associar o comando ;)

Abraço
ricardoliveira
Membro Veterano

sexta mar 06, 2009 3:23 pm

cada um tem a sua opiniao... convem nao o deixar abusar com as tais tecnicas de nao o castigar nem o limitar, deixa-lo andar a vontade, assim o relacionamento é mais amigavel, deixa-lo crescer confiante, socializa-lo com calma... e depois ir treinando...

nao estou arrependido 1 milimetro de ter feito assim, tenho um cão confiante, nunca foi limitado e foi sempre levado pela positiva... muitos biscoitos, paciencia e brincadeira... acho que vou no bom caminho... digo eu :lol:

E vale a pena... alias... amanha passo o dia a trabalhar na quinta, com ele la entretido comigo, depois umas sessoes de 5 minutos de treino e tal pelo meio... nem que chova à sempre que fazer ;o)
Codolf
Membro Júnior

sábado mar 07, 2009 12:40 am

Boas

Hoje fui ao Vet com o Mike, aqui mesmo ao lado de casa :D Hospital Veterinário do Oeste...

Estive lá 2 horas com o Mike e o Vet explicou-me tudo tim tim por tim tim. Em relação às vacinas, desparasitações internas e externas, banhos, lavagem, comida, quantidades diárias e os respectivos horários de refeição tendo em conta a idade, constituição dentária, enfim... 2 horas de cultura geral no qual aprendi muito e o Mike a dormir lollllllll Portou-se lindamente, fiquei muito orgulhoso.

Outra coisa foi que neste meses próximos eu enche-lo de mimos e socializa-lo... pois o treino só a partir dos 5/6 meses, porque por enquanto o cérebro ainda está em crescimento e desenvolvimento e daí ele não assimilar tudo ou não haver concentração necessária para retirar o máximo proveito do treino. Ele até disso que os cães da GNR só começam o treino sensivelmente ao 14 meses (1 ano e 2 meses) que é quando o cérebro já está no respectivo tamanho pronto para assimilar tudo :D

Está com 10.700Kg de momento...

Só lá tenho que voltar dentro de 15 dias para ver o peso e depois só dia 6 de Abril é que leva a próxima vacina.

Abraço
LuisCarvalho
Membro Júnior
Registado: quarta jan 24, 2007 9:23 pm

sábado mar 07, 2009 1:35 pm

Boas, Cá em casa é assim a comi da é servida duas vezes por dia quem come come quem não come só na próxima refeição é que tem direito a mais, fomentar bons hábitos e permite um aproveitamento ao máximo da ração, uma vez que tem tempo para digerir tudo, se andar sempre a comer para além da oxidação das vitaminas da ração com o ar também passa o dia com o estomago a trabalhar e tb corre o perigo de torção de estômago.
Agora as preocup+ações são a socialização e um crescimento regular e saudável, umas brincadeiras para ir estimulando o instinto presa (estilo correr atrás da bola, pano churro) há que ter em atenção para não tirarmos deliberadamente ou á força as presas da boca, gera competição connosco e pode eventualmente deformar a dentição, uma boa maneira de o fazer largar seja o que fôr é levanta-lo no ar; Há que habitua-lo á coleira e trela, a fazer as necessidades no sitio que lhe destinarmos, habituá-lo a uma transportadora, a andar de carro, será uma boa altura para começar a frequentar uma escola não para treinar mas para socializar, e vai trocando opiniões com outros donos, penso que ninguém lhe irá cobrar nada só para assistir levando o seu cachorro.

Boa sorte com o Mike

Abraço,
Luis Carvalho
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado mar 07, 2009 4:42 pm

Com dois meses o cão já pode perfeitamente assimilar o senta, o deita, dar pelo nome e vir à chamada, embora não se possa exigir uma perfeição muto grande na execução.

Como foi dito pode perfeitamente desenvolver-lhe o instinto de presa utilizando um trapo velho ou uma bola, fazendo jogos de luta com ele pela posse da bola, com o cuidado de o deixar sempre ganhar.

A questão da muda de boca põe-se por volta dos 4 meses, portanto de momento não há o problema de dispuar o trapo/bola com ele, só a partir dessa altura.

Importante é, aé às 12 semanas, a sociabilização, expondo-o a ambientes novos para ele, sempre com o cuidado de não o forçar.
ricardoliveira
Membro Veterano

sábado mar 07, 2009 6:56 pm

... as respostas dos mestres... nao acrescento uma virgula. :wink:

Acrescento apenas o pedido de ir colocando fotos semanais... tal como um maluco aqui faz... para acompanharmos o crescimento da "fera".
Codolf
Membro Júnior

sábado mar 07, 2009 7:52 pm

Boas

Obrigado por todas as ajudas e dicas.

No entanto precisava de saber 2 coisas "Urgentes"!

Como é que o ensino a fazer as necessidades no sitio certo, onde eu quero?

A outra é que me custa mais... Eu anda sempre atrás de mim e mal eu me afasto um bocado, lá vem ele a correr... ele tem um canil com uns 5m^2, mas depois tem mais um espaço só para ele onde existe uma cancela para ele não passar para o lado da garagem, para podermos abrir e fechar os portões à vontade com +/- 11m^2. Mas o problema é que não estou a conseguir fazer de maneira com que ele vá lá para dentro e eu fechar a porta descansado... Fica a "chorar" e a ladrar até se cansar e a tentar sair.... Antes de fechar coloco sempre a comida, mas mesmo assim o gajo desconfia e prontos....

Abraço
LuisCarvalho
Membro Júnior

domingo mar 08, 2009 3:00 pm

Boas, quanto ás necessidades o que costumo fazer é o seguinte: depois de comer normalmente vão fazer um coco, assim depois da refeição levo-os para o sitio onde deverão passar a fazer, se o fizerem elogios e festinhas, no entanto poderão não o fazer possivelmente porque não estão á vontade para isso, com o tempo isso passa mas como em tudo é preciso paciencia e preseverança.
Quanto ao chorar quando o prendes n-ao é defeito é feitio, é raro aquele que não o faz mas voltar lá é o pior que podes fazer, deixar o comer tb, dá-lhe o comer e quando ele acabar tira-lhe o comedouro, fecha-o e não voltes mais lá mesmo que ele berre que nem um doido, ele vai-se habituar a ver-te sair e ficar sossegado mas mais uma vez é preciso tempo.
Sr. Ricardo não me veja como mestre porque não o sou, só pretendo partilhar experiencias, o pouco que sei hoje deve-se mais ás experiencias trocadas ao longo destes anos e a´s asneiras feitas, como anteriormente já frisei noutro tópico tentar trabalhar sozinho não nos faz crescer em nada só faz com que voltemos a repetir erros feitos sem que nos apercebamos disso porque não temos ninguém para nos corrigir ou ajudar.

É a vocês todos e alguns que já por aqui não aparecem que devo o que sei hoje, ver alguém como mestre diminui-nos a capacidade critica em relação a essa pessoa o que poderá ser prejudicial.

Abraço,

Luis
ricardoliveira
Membro Veterano

domingo mar 08, 2009 6:18 pm

eu tb vou no 2 cao, ou seja, na educacao deste ja corrigi alguma coisa que falhei no outro... mas é mesmo deles... uma pessoa vai indo e vendo... isso do chorar é mesmo mais que norma, um colega meu de trabalho teve esta semana uma cadela pa e ela faz o mesmo... ate resmunga... he he he... e mesmo deles.
Codolf
Membro Júnior

domingo mar 08, 2009 6:27 pm

Tem lá ficado o comedouro da comida, mesmo vazio... Vou aplicar as vossas dicas...

O pior é que mal me chego à porta ele parece um doido para sair antes de mim... Tenho que o empurrar para dentro e fechar à pressa e deixa-lo ficar.

É que para mim isto é doloroso. Não só para o cão que sabe que vai ficar sozinho como para mim que sei que ele fica em sofrimento...

É um simples cão, mas é o meu cão, é o meu amigo... Para quem sentir estás palavras, gostará de cães ou animais certamente como eu :)

Abraço
LuisCarvalho
Membro Júnior

segunda mar 09, 2009 12:08 am

Codolf para usufruir do mike como seu amigo basta tratá-lo como tal desde já, no entanto em breve ele obedecendo ás leis da natureza procurará em si ou na sua familia (alcateia para ele) o lider, se não houver ele assumirá esse papel.
Na situação da porta poderá experimentar pôr a trela e caminhar com ele até lá, simular a situação se ele sair disparado em direcção á porte pare e deixe-o ir, quando a trela esticar vai ser desagradável mas você não fez nada ele é que saiu disparado, não lhe diga nada, recomece a simulação, se voltar a acontecer recomece de novo, quando ele for calmo pela trela até á porta você sai com ele á trela se ele esticar em qq momento recomece do zero.
Á parte disto pode começar e ensinar-lhe o senta é uma posição que els adoptam facilmente quando estamos com o comedouro na mão para eles comerem, vai servir mais tarde para a situação da porta.

Muita paciencia e acertividade serão necessárias, mas compensa e muito.

Abraço,

Luis
Codolf
Membro Júnior

segunda mar 09, 2009 12:34 am

Estive à pouco com ele na brincadeira

Depois de alguma brincadeira, dei-lhe a comida e depois de a comer, retirei o comedouro e apaguei a luz... e não é que o sacana ladrou apenas durante +/- 5 minutos e calou-se :D Será coincidência ou funcionou?

Abraço

PS. Ricardo, recebes-te a minha mensagem?
Codolf
Membro Júnior

segunda mar 09, 2009 1:34 am

Estava aqui a pensar :ideia:

Posso usar a situação da porta para o ensinar de deixar de pular. Sempre que ele me vê a chegar parece um louco a querer passar de qualquer maneira a porta ou que eu abra a porta para eu o encher de mimos até se acalmar. Então eu posso ir até à  porta e dar meia volta e voltar para trás e espera 30 segundos e começar de novo até ele perceber que enquanto não ficar calmo eu não lhe abro a porta, que tal parece a ideia?

Deixo aqui um site que encontrei e achei muito interessante e útil para todos nós :D

http://www.dogtimes.com.br/MMadestra.asp
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”