Novo Aqua, Avaliacao.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
RenatoFel
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2009 8:06 pm

domingo mar 22, 2009 4:18 pm

Ola amigos,

Quando era pequeno o meu pai sempre teve paixes de agua quente, eu ia aprendendo com, hoje tenho o meu aquario, e vou deixarvos a maior informacao possivel, e algumas questoes.

Setup

Aqua - 60 litros
Filtro - Interior, Aquapor AQ300 , 300l/H
Iluminação - Desconhecido
Termostato - Scuba 100watts ( a 25 Cº)

Parametros

Temperatura - 25º
Ph - 7.0
Amónia . Teste por realizar
Nitritos - Teste por realizar
Nitratos - Teste por realizar

4 Plantas Aquaticas, que nao sei o nome.
Peixes:

5 Neons
1 espada Macho
1 Guppy Macho
1 Black Molly Macho
1 Platy Macho
2 Guppy Femeas
2 Platys femeas
1 Black Molly Femea
1 Whyte Molly Femea
2 Espadas Femeas
1 Camarao da Madeira
2 Rãs Aquaticas
1 Caracol aquatico
Tenho um beta macho que estava no aqurio, mas agora tou a tentar a reproducao da especie tendo os mesmos no globo Um beta macho e femea sem oxigenacao, termostrato e filtro.

Perguntas:

Estarao os peixes betas em condicoes adequadas para a reproducao?

Como tenho a certeza que um peixe femea esta no limite da gravidez e proceder a colocaçao de maternidade?

Que cuidados devo ter com os peixinhos bebés?

NOTA* Possuo bomba de oxigenacao.

Obrigado por este fantastico espaco e aguardo as vossas respostas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 22, 2009 6:15 pm

Olá.

Gostaria de ver uma foto do aqua, de qualquer modo vou dizer o seguinte:

- Quanto aos bettas, num globo não estão bem de forma alguma. Podem ir sobrevivendo, como peixes hiper resistentes que são mas condições ideiais para a sua reprodução, nunquinha. E você sabe isto, sem filtro, sem oxigenação, sem termostato... não são condições para manter peixes tropicais como o betta. Ponha mas é uns berlindes ou umas plantas no globo e coloque os peixes ou num outro aqua ou no comunitário.

- No aqua principal parece-me que tem peixes a mais. Tanto guppys como mollys, espadas e platys reproduzem-se muito, em breve terá o dobro da população e 60 litros não é muito, para essa população devia ter o dobro da litragem.

- Eu retirava os néons e mantinhs só os víviparos. Os néons são peixes de biótopo diferente e preferem pH mais baixo. No entanto, vivem bem em comunitário, mas na minha opinião tendo peixes a mais, deveria retirar estes.

- Tem pouca vegetação no aqua. Devia acrescentar tufos de plantas como o feto de java, por exemplo, para que os peixes se pudessem reproduzir livremente e alguns alevins pudessem sobreviver naturalmente. As maternidades stressam muito as fêmeas e os partos correm muito melhor em liberdade. Se só sobreviverem poucos alevins pense que em breve terá mais e assim nunca chega ao ponto de ter sobrepopulação. Não precisa de ter cuidados especiais com os alevins, basta colocar flocos esmigalhados.

- Devia testar a qualidade da água. Como faz a manutenção, com que frequência faz tpa e limpeza de filtros?

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

RenatoFel
Membro Júnior

domingo mar 22, 2009 6:41 pm

Ola,
Obrigado pela opiniao breve.

Aqui esta uma foto, espero que consiga ver tudo o que precisa.

Imagem

A manutencao e feita todos os meses, retiro 15 a 20 litros e reponho tratada com AquaSafe, e ao mesmo tempo limpo o filtro e se necessario substitu-o.
Amnha assim que possivel irei comprar os testes da agua que me faltam.

O que e um TPA?

E se eu colocar os beta no comunitario havera chances de reproducao, porque segundo um senhor na loja dos animais, o macho solta umas bolhinhas e a femea larga os ovos, de seguida o macho coloca os ovos nas bolhinhas. No comunitario os outros peixes irao comer os ovos?

Feto de java encontro numa loja de animais??

Abracos.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo mar 22, 2009 9:09 pm

Boas

Sem dúvida, tem peixes a mais para esse aquário.

TPA- Troca Parcial de Agua.

Com o excesso de população que tem devia fazer TPAs umas 2 vezes por semana de cerca de 20%.

Atenção ao limpar o filtro, deve limpar as matérias filtrantes com água do aquário e não deve ser demasiado limpo. Não deve substituir por completo todas as matérias filtrantes de uma só vez, pois irá destabilizar o ciclo do azoto.
dinodane
Membro Veterano

domingo mar 22, 2009 11:58 pm

Na minha opinião, o aqua está muito despido. Em vez do vaso de barro adicione mais plantas, mais troncos naturais.

No comunitário os bettas terão mais chances de ter comportamento reprodutivo como é óbvio, mas não é fácil. No globo é que isso certamente não acontecerá.

As chances de sobrevivência de quaisquer alevins dependem da quantidade de esconderijos naturais que tiverem, a não ser que os tenha na maternidade.

O feto de java é uma planta muito fácil de arranjar, qualquer loja de aquariofilia tem ou arranja. Pense também em valisnérias para a parte de trás do aquário e anúbias anãs para a frente. Eu mudava o fundo para uma coisa mais neutra, esse distrai muito.

O Element deu dicas importantes como por exemplo como limpar o filtro.

Cumprimentos.

RenatoFel
Membro Júnior

terça mar 31, 2009 9:21 pm

Fiz alteracoes significativas no aqua, coloquei mais plantas, algumas boas que segundo lojas e proprias para os alevins.

Ainda nao coloquei os peixinhos mas mais uma semana e ja estara pronto para os receber.

a minha ideia agora e manter so gupies e platys como reprodutores, e deixar a natureza seguir o seu rumo, deixarei as rãs aquaticas, o caracol e o camarao.

1 gupie macho
2 gupies femeas
1 platy macho
2 platys femeas
2 rãs aquaticas
1 camarao aquatico
1 caracol.
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quarta abr 01, 2009 7:58 am

Olá :D o teu aquáro vai ficar muito giro, aliás já está tirando mesmo o vaso, mas não acho boa ideia peixes e rãs, elas vão comer os peixes( a Natureza vai mesmo seguir o seu rumo). As rãs crescem um bocado. Eu não sei, mas penso que as rãs precisam de uma parte seca embora nas lojas não ponham nenhuma plataforma para elas subirem.
É melhor informares-te sobre isso senão vão morrer :wink:
RenatoFel
Membro Júnior

quarta abr 01, 2009 12:02 pm

Em relacao, ao comer os peixes, nunca ouvi tal coisa, nem nunca vi tal atentado.
Em relacao ao precisarem de partes secas, se assim fosse a senhora da loja dizia me, porque ja a conheco a muitos e bons anos. E nao teria lojica se assim fosse, nao eram rãs aquáticas seriam rãs normais (SAPOS)

Mas obrigado pela sua opiniao.
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quarta abr 01, 2009 2:32 pm

Olá :D Primeiro rãs normais não são sapos :wink: . Rãs são uma coisa e sapos outra. Depois ainda bem que tem confiança na tal senhora da loja. Eu também não sei, estou-lhe a vender o peixe como mo venderam a mim, não precisa de ficar ofendido. haverá aqui pessoas que poderá dizer com grandes certezas se realmente é ou não aconselhavel. se for ainda bem para si e para quem de alguma maneira gosta de tê-los juntos, se não for bem...
RenatoFel
Membro Júnior

quarta abr 01, 2009 4:18 pm

não precisa de ficar ofendido. se for ainda bem para si e para quem de alguma maneira gosta de tê-los juntos, se não for bem...[/quote]

Quem gosta das rãs ou de outro tipo de animais n e descutivel, e nao fiquei ofendido, apenas e a sua opiniao e respeito-a tal como voce tem que respeitar a minha.

Edit: Sim as rãs comem peixes mais pequenos do que eles, obrigado pelo que disse, procurei e realmente e verdade.
Vou tentar trocalos na loja tal como troquei os espadas.
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 01, 2009 6:11 pm

Há muita gente bem intencionada nas lojas e não é isso que está em questão, o que se debate é que nem sempre essas pessoas estão 100% informadas sobre as espécies que vendem.
Eu já tive rãs com os peixes e foi uma má experiência. Ambas morreram de causas desconhecidas e os corpos desapareceram porque o aqua tem muitas pedras e troncos. Poluiram a água de tal maneira que sofri perdas nos peixes. Não volto a repetir a experiência, se um dia voltar a ter essas rãs será num aqua terrário só para a espécie.
Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Peixes”