Posse responsável.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

segunda mar 30, 2009 11:36 am

Ontem as 18:30 -19:00 minha cunhada ligou para casa falando que a gatinha dela estava estranha.
Havia sido encontrada na rua toda molhada e estava delirante.

Eu e minha esposa fomos a casa dela e vimos que realmente a gata estava estranha, as patas todas molhadas, pupilas cerradas, espasmos musculares, torpor, não conseguia nem firmar a cabeça.
Ligamos para a veterinária e a levamos ao consultório.

Foi diagnosticado envenenamento.

Ela estava molhada por ter babado (ou por ter vomitado) e teve de ficar no soro e tomar um antídoto para o veneno.

Vamos ver se ela se recupera.

Que fique de lição para os que acham que lugar de gato é na casa dos vizinhos.
Se mais pessoas assumissem a responsabilidade pela posse de seu animal menos casos assim haveria.

E se mais pessoas fossem punidas por matar animais alheios muitos nem pensariam em extravasar seu ódio.

Abraços a todos.
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

segunda mar 30, 2009 11:46 am

Nem comento :cry:
Cada vez mais tenho a sensação que não faço parte deste mundo...
As melhoras da gatinha e um bem haja para vocês que a socorreram.
<p class="fr">"Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada."</p>
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Anatole_France/">Anatole France</a>
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

segunda mar 30, 2009 11:46 am

Victor Escreveu:Que fique de lição para os que acham que lugar de gato é na casa dos vizinhos.
Ou que podem andar livremente na rua sem correr esses perigos :roll:
Victor Escreveu:Se mais pessoas assumissem a responsabilidade pela posse de seu animal menos casos assim haveria.

E se mais pessoas fossem punidas por matar animais alheios muitos nem pensariam em extravasar seu ódio.

Abraços a todos.
:x Concordo plenamente com o seu ponto de vista... em todos os aspectos, permitindo-me acrescentar o que acima escrevi. :|

Espero que a gatinha melhore... e que aprendam com esse erro.

Abraços
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 30, 2009 12:08 pm

Nem 8 nem 80! Gato não é biblot cutchi cutchi. Liberdade condicionada e não clausura total.

Céus! Como se tornou um caçador apto, forte e semi-domesticado num inutil de alcatifa e edredon. :roll:

As melhoras da gatinha!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda mar 30, 2009 12:20 pm

As melhoras da gatinha, e não se esqueça de continuar a dar noticias do estado de saúde dela.

Quanto ao envenenamento, infelizmente é difícil saber aonde ela o ingeriu e se foi alguém que pós lá de propósito ou se era para ratos e ela comeu!
Temos que pensar em todas as hipóteses.

Quanto á liberdade dos gatos, acho que se for condicionada não deve haver problema!

Um bem haja a si!
Victor
Membro Veterano

segunda mar 30, 2009 3:32 pm

Eu ainda não tive notícias dela (só vou ter a noite), mas estará longe de ser o primeiro gato dela envenenado/atropelado/morto/espancado/estrupiado.

Quanto à liberdade tenho a seguinte opinião.

A pessoa quer ter um gatinho?
Então que tenha C.A.R.A.T.E.R. e seja responsável.

Quando adotei a minha seria muito mais fácil largar ela na rua e os vizinhos que se virassem com ela.
Como decidi adota-la com responsabilidade resolvi colocar tela sobre o muro na frente de minha casa (ficando um espaço de 10m X 4m X 3 a 4 m) e deixar lá (entre outras coisas) uma floreira com aveia e milho de pipoca.
Quando ela não está em casa (saudável e segura) está nesse espaço (segura e saudável), embora queira ficar apenas alguns minutos por dia lá.

Conheço várias pessoas que moram em apartamento e os gatos são ativos, alegres e saudáveis.
Claro que elas poderiam usar de desculpas e largar os gatos à rua. (muito mais fácil, né), mas resolveram cuidar da saúde e segurança de seus amigos, sendo amigo(a).

E para a desculpa (que dizer pergunta...) de como os gatos se tornaram um caçador hábil (devastando a fauna local... mas isso é preocupação para pessoas responsáveis), forte (desde que não pisem em locais contaminados e tendo contato com animais portadores de doenças, parasitas, etc... mas morre a gente pega outro, né) e semi-domesticado (logo pode viver tranqüilamente junto ao homem e mulheres responsáveis de forma saudável e ativa, com atividades lúdicas e de exercício corriqueiras com os donos .. claro com donos que queiram ter o trabalho de conviver com um gato)?

Simples, eles são capazes de se exercitar com muito pouco (lembrando que a área dele não é bidimensional, mas tridimensional, onde ele salta, escala, corre, etc), seu instinto de caça é uma ótima opção para brincadeiras (aos donos dispostos) e que por tais características pode-se ter casais, trios ou mais gatos saudáveis, vacinados e de índole conhecida dividindo o mesmo espaço seguro de acidentes e intoxicações e interagindo entre eles, sem nem correrem riscos, nem importunarem terceiros (que convenhamos não são obrigados a ter um gato e/ou muito menos gostar do odor de seus excretas ou de suas atividades noturnas).

Dá trabalho?
Sim, mas garanto que valhe o esforço.
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

segunda mar 30, 2009 4:02 pm

Não podia concordar mais :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 30, 2009 10:16 pm

Bolas, este discurso do Victor até me faz sentir mal por ajudar o Obama. Quero que fique bem claro que CONCORDO plenamente com ele mas o facto de "eu ter" (que não tenho, não é meu; é um gato de rua e eu é que sou dele) o Obama em regime de liberdade porque tem mesmo que ser, já que não me é autorizado possuir mais que os já 7 animais em casa.

Ora bem, gastei uma pipa de massa para dar liberdade condicionada aos meus gatos mas, por uma nesga da protecção existente no jardim que dá acesso directo á rua é por onde o sacrista entra e sai. E, não há nada a fazer em contrário!!! A menos que o portão da Propriedade ficasse sem efeito de o poder abrir e fechar, o que é impensável.
Já a ajudá-lo, incorro em riscos graves de saúde para os meus gatos pois o Obama pode a qualquer momento ser portador de doenças as quais podem vir a ser transmissíveis aos meus animais, nas suas estadias nocturnas! Já para não falar do facto que se um dos meus gatos, um dia, se apercebe da zona de protecção fragilizada, poderem passar a copiá-lo, entrando e saindo da Propriedade da mesma forma que o Obama.

Que fazer? NADA! Não me é possível controlar a liberdade deste felino, de todo! Vai e vem a seu belo prazer! Trato-o, alimento-o mas nada mais posso fazer para o proteger!
Este é dos casos em que não gosto de dizer "o meu gato Obama" porque para ser meu, eu teria que ter controlo absoluto nele e não o tenho, de todo!

Estou sujeita a que um dia ele não venha? Claro que estou!
Estou sujeita a que apareça doente? Claro que estou!
Estou sujeita a que seja atropelado? Claro que estou!
Estou sujeita a que seja envenenado? Idem!
Mas nada mais posso fazer por ele, que tratá-lo o melhor possível com o máximo de dignidade, carinho e atenção!

Por fim, para responder ao Victor, desejo que o gatinho fique bem.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça mar 31, 2009 12:51 am

LuMaria Escreveu:Nem 8 nem 80! Gato não é biblot cutchi cutchi. Liberdade condicionada e não clausura total.

Céus! Como se tornou um caçador apto, forte e semi-domesticado num inutil de alcatifa e edredon. :roll:

As melhoras da gatinha!
Concordo com a LuMaria, o ideal sria a liberdade condicionada.

Mas Céus! Se todos os gatos que vivem nessa dita clausura total, fossem lançados na rua ou por outra, não tivessem sido tirados dela...seriam mais felizes? Ainda estariam vivos?
Nem toda a gente tem o privilégio, de poder dar essa liberdade condicionada aos seus animais....mas há muita gente com esse privilégio, e que lhes falta outro, muito mais importante...saber ser responável...

Leo, como bem diz não é a dona do Obama, mas sim o Obama que é o seu dono...tem que conviver com isso...está a fazer o melhor que pode, certamente ninguém o faria melhor...

Victor, espero que a gatinha melhore e também que gente reles que por pura maldade, envenena animais indefesos, venha a pagar cá neste mundo, esses actos miseráveis...
pitwoman
Membro
Registado: domingo ago 05, 2007 9:58 am

terça mar 31, 2009 1:08 am

Infelizmente já fui vitima disso...sei o que deve estar a sentir... é uma revolta tão grande... :evil:

Envenenaram-me 3 cokers spaniels morreram todos em 2 semanas...o vet disse que nada pudia fazer..( o veneno fazia-os agir normalmente só quando notava alguma diferença ja estava na recta final da infecção corcoral..) :cry:
Apos estudos, descobriu que era veneno para matar pombas, foi embutido provavelmente num naco de carne, e dentro dele puseram estilhaços de vidro... :cry: :cry:
Lembro-me do olhar deles assombra-me ate hj e por eles nada pude fazer... :cry: :cry: Só gostava de saber quem foi....o individuo iria ter uma suspresa GIGANTE... :evil:

Só espero que ela fique bem...tem uma vida muito longa e muito linda cheia de miminhos e carinho pela frente estou certa disso!
E lute contra essas pessoas tenta saber quem foi, e atravez da lei ( das poucas que há) fazê-lo pagar!!!

Coragem
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 12:20 pm

leonildecarvalho Escreveu:Bolas, este discurso do Victor até me faz sentir mal por ajudar o Obama.
Tá esquecida dos discursos do amigo Vitor? Ele palra, palra, palra... ainda a coisa vai a meio... :twisted:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Victor
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 1:53 pm

leonildecarvalho não conheço o caso do Obama (e não o estou conseguindo achar no forum :oops: ) então me desculpe por qualquer incoerênca.

Pelo que lí de seu relato tem vários gatos em casa e resolveu "adotar" um gato de rua.
Realmente um gato a muito habituado a vida inteira a rua tem dificuldade de se acostumar a uma vida caseira (lembremos que os gatos são animais de hábitos).
E não perde esse hábito em dias ou meses.
A minha só agora não liga para a porta aberta na hora da faxina (para felicidade da gata da vizinha :roll: ... quer dizer NOVA gata da vizinha pois a outra morreu envenenada).
Ele achou uma oportunidade de sair e a aproveita.
Mas os outros não o fazem, né.
Então estão confortáveis, felizes e satisfeitos com o carinhos e o espaço que lhes proporciona.
Só posso lhe dar os parabéns.

Mas todos (menos uma) concordam comigo que ele estaria mais seguro fora das ruas.
Tem dificuldade disso, tudo bem, nada é perfeito.
Se preocupou com a segurança e faz o melhor que pode.
Ninguém a está culpando de nada, nem aos demais donos responsáveis que por um motivo ou outro não podem dar a segurança desejada aos gatos.

O que é muito diferenta das pessoas que NÃO QUEREM ter responsabilidade e inventam desculpas para justificar.

Afinal se um gato escapa de um lar e é atropelado, um se lamenta, outro logo arranja outro e ainda pode se gabar do gato ter "morrido livre".

Sobre a gatinha, ontem ficou no soro de manhã e embora fraca está meio enjoada para comer, seja a ração que a veterinária mandou dar seja as duas colheres de leite.
Mas está se recuperando.
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

terça mar 31, 2009 4:22 pm

Victor Escreveu:Mas está se recuperando.
Ora bem isto é que interessa ouvir...

:wink: Boa sorte.
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 6:14 pm

Victor Escreveu:Mas todos (menos uma) concordam comigo que ele estaria mais seguro fora das ruas.
Não se está a referir a mim pois não?
Victor Escreveu:Sobre a gatinha, ontem ficou no soro de manhã e embora fraca está meio enjoada para comer, seja a ração que a veterinária mandou dar seja as duas colheres de leite.
Mas está se recuperando.
Isso é que é importante! :wink:
Victor
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 6:53 pm

Se você acha... :roll:

Mas devo confessar que estou mais preocupado com a opinão da leonildecarvalho que sempre foi exemplo de responsabilidade e de maneira alguma quero ver associada a opções irresponsáveis de tratamento aos animais.

Eu mesmo posso algum dia deixar uma janela aberta e minha gata ser vítima de maltratos ou provocar danos, mas lutarei com todas as forças para assegurar a ela a posse responsável e aos que me cercam (sejam vizinhos/humanos sejam a fauna silvestre/doméstica) respeito e cuidado.

Afinal eu escolhi ter gatos e não meus vizinhos ou os animais ao redor (sejam pombos seja o sabiá laranjeira ou os coleirinhas que a gata de minha vizinha se especializou em pegar :roll: ).
Responder

Voltar para “Gatos”